01/04/2024 às 10h13min - Atualizada em 01/04/2024 às 20h07min

Projetos da ONG PAC beneficiam cerca de 84 mil pessoas em situação de vulnerabilidade na periferia de São Paulo, em 2023

Com sete programas sociais, a ONG comemora 21 anos contribuindo com a transformação social de mais de 84 mil pessoas em comunidades periféricas de Pirituba

Bianca Silva Sales
Projeto Amigos da Comunidade | Foto Divulgação

São Paulo 01, abril de 2024 – Promover oportunidades e colaborar com a transformação social é o propósito da ONG Projeto Amigos da Comunidade (PAC). A entidade, que acaba de completar 21 anos dedicados ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, em 2023 atingiu a marca de mais de 84 mil pessoas beneficiadas no ano, aproximadamente 7 mil por mês. 

Fundada há 21 anos por iniciativa de amigos e voluntários que se uniam em ações sociais dedicadas a abrigos e orfanatos, nos bairros de Pirituba, Jaraguá e São Domingo, a ONG conta com sete programas de atuação: PAC Zen, Jovem com Futuro, SASF (Serviço de Assistência Social a Família), POP (Programa de Oficinas do PAC), AFROPAC, SAICAS (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescente) e CCA (Centro para Criança e Adolescente). 

Com um público composto majoritariamente por pessoas pretas e pardas (72%), a ONG desenvolveu o AfroPAC, o programa de oficinas e workshops que busca promover a valorização da cultura negra e equidade racial. As atividades são realizadas de forma integrada às demais oficinas da organização, que no ano anterior contabilizou mais de 500 horas de atendimentos. 

A partir do Programa de Oficinas PAC (POP) realizado no SASF a ONG atendeu mais de 200 famílias por meio das oficinas socioculturais, esportivas e de geração de renda para comunidade, e possibilitou autonomia a mais de 240 famílias, das mais de 1.150 famílias assistidas no SASF

“Mais do que atender e oferecer assistência às comunidades, buscamos promover a sua autonomia. O número de famílias que alcançaram a autonomia no ano anterior, comprova que estamos no caminho certo”, comenta Rosane Chene, empreendedora social e diretora da ONG PAC. 

A entidade também atua junto às crianças e adolescentes no período do contraturno escolar. Em 2023, o CCA (Centro para Criança e Adolescente) do PAC, ofereceu mais de 60 mil refeições gratuitas, além de atividades como: ballet, futebol, judô, passeios culturais e aulas de reforço escolar. 

A ONG também conta com três casas de acolhimento de menores (SAICA), que atendem juntas 45 crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, abandono ou em situação de risco, bem como órfãos ou crianças afastadas de convívio familiar. No último ano, a partir do trabalho de assistência às famílias, a ONG PAC possibilitou o retorno às famílias de mais de oito crianças. 

Outro programa oferecido é o PACZen, que possibilita o acesso gratuito a cuidados voltados à saúde mental da população periférica, por meio de atendimentos psicológicos individuais, em grupo, holísticos e oficinas artísticas.  Em 2023, o programa realizou mais de 3074 atendimentos. Além disso, o serviço é oferecido por meio da parceria com o Condeca (Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo), SulAmérica e universidades (UNIP, Cruzeiro do Sul, Unipaulistana e FMU).

Para colaborar com a empregabilidade e geração de renda dos jovens da periferia, o PAC oferece o programa de formação profissional, ‘Jovem com Futuro’, em que os jovens aprendem conteúdos como: Gestão Empresarial, Marketing, Física, Química, Lógica, Programação e Sustentabilidade, tudo isso de maneira prática desenvolvendo habilidades comportamentais. Em mais de 6 anos de atuação o programa já formou cerca de 324 jovens talentos, dentre eles 82% estão inseridos no mercado de trabalho e são suporte financeiro de suas famílias. No ano passado, foram mais de 110 jovens formados

"Com o trabalho do PAC ao longo desses 21 anos de trajetória, acreditamos ainda mais na potência das periferias e como oferecer oportunidades é uma das chaves para transformação social que queremos. Tudo isso, é fruto de uma atuação coletiva, que conecta nossos voluntários e apoiadores: a construção de dias melhores para que as pessoas da periferia possam ser protagonistas do seu futuro”, finaliza a empreendedora social e diretora do PAC, Rosane Chene. 

 

Sobre o PAC - Projeto Amigos da Comunidade  

    

Há 21 anos, o  PAC – Projeto Amigos da Comunidade uma Organização Social sem fins lucrativos certificada pelo CEBAS - Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social - que atende a população em situação de vulnerabilidade e/ou risco social nos distritos de Pirituba, São Domingos e Jaraguá (SP).  Atualmente, o PAC conta com mais de 92 funcionários, cerca de 5.000 voluntários, 187 mantenedores via doação e mais de 10 empresas parceiras que subsidiam as oficinas promovidas pela organização, como Elo, Sow, Co.Aktion, Netas, Totvs Meridional, R3 e  Zendesk.      

Para mais informações sobre o PAC, (clique aqui).    

    

  

Informações à imprensa I Projetos Amigos da Comunidade (PAC)     

Pitchcom Comunicação    

   

Isadora Leone | (11) 98445-3985 - [email protected]

Bianca Sales | (11) 94571-9028 – [email protected]    



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp