01/04/2024 às 09h31min - Atualizada em 01/04/2024 às 20h02min

Vidmob leva voluntários a Ruanda para apoiar ONG

Dedicada ao resgate e empoderamento de jovens mulheres em situação vulnerável, organização não governamental recebeu colaboradores voluntários da empresa de todo o mundo, inclusive do Brasil

Eduardo Brunelli
Vidmob

Abril de 2024 - A Vidmob, líder global em inteligência artificial para otimização de campanhas de marketing de grandes marcas, participou recentemente de uma jornada para Ruanda, na África, onde se envolveu em atividades de apoio a ONG Komera Leadership Centre, no vilarejo de Rwinkwavu. 

Ruanda é um dos países mais pobres do mundo, ocupando a 165ª posição entre 187 países no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. Mais da metade de sua população de 12 milhões de habitantes vive abaixo da linha da pobreza. Some-se a isso altos índices de desnutrição, elevada mortalidade infantil, alto analfabetismo e acesso limitado a serviços básicos como saneamento.

Nesse contexto desafiador, surge a atuação da ONG Komera Leadership Centre, liderada por Rosemary Musiimire e dedicada ao resgate e empoderamento de jovens mulheres em situação vulnerável. Com mais de 15 anos de experiência, a organização foca em acesso à educação, desenvolvimento comunitário e saúde para o bem-estar das mulheres. Oferece bolsas de estudo para jovens mulheres no ensino médio, promove projetos de desenvolvimento comunitário, como apoio a mães adolescentes, e aborda questões de saúde e bem-estar, incluindo saúde sexual e reprodutiva, e o uso de esportes para o empoderamento.

A participação da equipe da Vidmob, inclusive duas brasileiras, foi marcada por atividades que visavam criar impacto tangível e duradouro: a construção de um playground para filhos de mães adolescentes e um incubatório de galinhas para fornecer alimentos e gerar renda foram algumas das ações empreendidas. No entanto, o verdadeiro significado dessa experiência foi a interação humana e o aprendizado mútuo.

Alex Collmer, CEO da Vidmob, compartilhou sua experiência ao participar da equipe de voluntários na viagem para Ruanda. “Trabalhamos lado a lado com a equipe da Komera, transportamos materiais, aprendemos novas técnicas como descascar árvores para obter madeira utilizável, e contribuímos desde a fundação até a finalização das estruturas. Até consegui soldar. Uma conquista pessoal e uma forma direta de contribuir para o projeto.”

O propósito inicial era oferecer um auxílio transformador nas instalações da ONG. No entanto, a experiência transcendeu o trabalho físico. Os voluntários da Vidmob participaram de atividades educativas, como ensinar sobre inteligência artificial e criar livros infantis. Esses momentos foram marcados por risos, danças, ioga e histórias compartilhadas. Acima de tudo, aprenderam a importância de superar desafios em equipe, simbolizada pelo ato de carregar pedras juntos, representando os obstáculos enfrentados em conjunto.

Essa experiência os levou a sair de suas realidades cotidianas para mergulhar em uma nova perspectiva, valorizando conexões humanas e reforçando a importância de contribuir para um mundo mais justo e solidário. O time Latam da Vidmob compareceu com duas representantes que compartilharam um emocionante relato da experiência.

“Foi incrível estar em um país onde não existe racismo estrutural por conta de cor de pele, entretanto foi triste constatar que ele existe por origem étnica e que, por esse fato, o país sofreu tanto. As meninas ficaram tão desprotegidas nesse processo e elas precisam de ajuda, formação, atenção e o suporte oferecidos pela Komera. Vivemos em um mundo onde circula tanto dinheiro nas mãos de tão poucos, é incrível que algumas meninas não possam ir à escola por falta de absorvente feminino. O mundo precisa mudar e cabe a cada um de nós essa transformação”, afirmou Ana Vidal, sr project manager.

Thaís Cordon, creative project manager, tem forte conexão com crianças e se encantou com a maneira que interagiam com ela: “Vivi uma experiência única, transformadora e inspiradora. Era um gesto de admiração e carinho por termos chegado de tão longe para estar com elas. Todos os momentos foram preenchidos de muita troca, alegria e ternura. É tão importante o trabalho da Komera ao formar e empoderar essas meninas fazendo com que elas, sobretudo, entendam que elas são poderosas, sim, e podem alcançar o mundo, além de se aprofundarem sobre os seus direitos e o poder que têm sobre suas vidas e o futuro que estão construindo”, diz Thaís.

 

Transformando meninas em mulheres empoderadas

No fim de semana, após o trabalho de serviço na Komera, o grupo da Vidmob fez uma excursão ao Parque Nacional Akagera, guiados por uma jovem guarda florestal. No meio do dia, ela contou sua história e que era formada pela Komera, Collmer relatou a história que o deixou tocado: “Quando ela tinha 12 anos, sua mãe lhe disse que não tinha dinheiro para mandá-la para a escola. Então, ela implorou à mãe que entrasse em contato com a Komera. Depois de muitas entrevistas, ela foi aceita e eles a ajudaram a concluir o ensino fundamental e médio, e depois a entrar na faculdade. Hoje, com 20 e poucos anos, ela se formou, conseguiu o emprego dos sonhos, pagou a construção de uma nova casa para a família e espera em breve começar a reinvestir qualquer renda excedente na Komera para sustentar futuras versões de si mesma.  Agora multiplique isso pelas centenas de meninas com as quais o Komera trabalha e você verá como cidades e distritos inteiros podem ser impactados rapidamente. Isso é que é poder feminino!”.

 Rosemary Musiimire explica que uma bolsista passa pelo menos sete anos no programa. “Nós as apoiamos quando ingressam no ensino médio por três anos, depois entre o ensino médio e a universidade, mais um ano em nosso programa de pós-secundário e, em seguida, na universidade, onde o mínimo de anos de educação é três, mas a maioria delas passa por quatro anos. Todos os programas têm o objetivo de elevar a criança do sexo feminino para transformá-las, por meio de formação acadêmica, em mulheres empoderadas.”

A Vidmob é uma empresa “mission-driven” - que tem o firme propósito de mudar o mundo para melhor desde o início de suas operações. Faz parte da fundação Pledge 1% para a qual destina 1% de seu lucro líquido anual perpetuamente para ações sociais. Por meio de sua fundação Vidmob Gives, uma entidade sem fins lucrativos, está comprometida em retribuir às comunidades por meio de trabalho e serviços voluntários, doações e desenvolvimento de criativos pro bono para organizações sem fins lucrativos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp