01/04/2024 às 16h24min - Atualizada em 01/04/2024 às 20h02min

Projeto “Práxis Decolonial”: Uma Jornada Multissensorial pela Arte e História realiza sua primeira exposição multimídia neste sábado, 06.

As obras serão equipadas com fones de ouvido para proporcionar uma experiência imersiva.

Jéssica Souza
Projeto Práxis Decolonial
Neste sábado, dia 06 de abril, às 19hrs, o Ponto de Cultura Espaço Balaioo receberá o lançamento do projeto “Práxis Decolonial”, uma iniciativa artística que visa explorar e promover um profundo diálogo entre as artes visuais e a experimentação sonora sob uma perspectiva decolonial.

De acordo com a responsável pelo projeto, a artista visual, Thaylla Barros Viana, o projeto é inspirado nos ensinamentos de intelectuais como Lélia Gonzalez, Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, Silvio Almeida e Ailton Krenak, e se propõe a desafiar as narrativas convencionais e a incentivar uma reflexão crítica sobre as questões de racismo, sexismo, gênero e sustentabilidade demográfica.

A exposição “Cuméki4gentefik4?”, coração pulsante deste projeto, apresenta uma instalação multimídia composta por sete telas, cada uma acompanhada de fones de ouvido para oferecer ao público uma experiência imersiva e única. A exposição é uma colaboração entre as artistas visuais Thaylla Barros e Leen Vandal.

“Através de paisagens sonoras meticulosamente compostas, que serão reproduzidas em loop de 60 segundos, os visitantes são convidados a mergulhar nas profundezas das obras, enquanto uma performance musical de 30 minutos promete enriquecer ainda mais essa experiência sensorial”, conta a artista.

A vernissage conta com participação do artista Julio Rhazec que irá realizar uma performance musical e da DJ Loucas Gabi, que fará a discotecagem. A abertura acontece neste sábado, dia 06 de abril, no Ponto de Cultura Espaço Balaioo, situado na Avenida São Cristóvão, 407, Jardim São Judas Tadeu, em São José dos Campos. Com entrada livre e gratuita.

No domingo, dia 07, acontecerá uma roda de conversa com todos os artistas do projeto no espaço, o encontro será das dez horas da manhã ao meio dia. Para conhecer mais sobre o projeto Práxis Decolonial, acesse a página do projeto no Instagram: @projetopraxis









 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp