01/04/2024 às 17h13min - Atualizada em 01/04/2024 às 20h02min

Campanha Abril Azul lança cartilha gratuita com informações para o público, além de palestras, oficinas e suporte especializado

Plano & Mídia
Bangu Shopping promove campanha nacional de sensibilização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Bangu Shopping, empreendimento da ALLOS, participa da campanha Abril Azul com o lançamento da cartilha “Inclusão: palavra que toca o coração”, elaborada para dar visibilidade a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A campanha nacional tem o objetivo de ajudar no combate a estereótipos e de promover uma reflexão consciente, com empatia, sobre a diversidade das pessoas com o transtorno, que pode se manifestar em diferentes níveis, desde formas mais leves a mais severas. A ação convida o público a olhar as singularidades de cada pessoa com compreensão e respeito.

A cartilha está disponível gratuitamente para download no site do Bangu Shopping, na Loja Azul e no Espaço Cliente. Entre os serviços oferecidos, também será possível checar a disponibilidade de kits sensoriais, abafadores de ruído, cordões de identificação para pessoas com deficiências ocultas, vagas destacadas nos estacionamentos, e programações especiais em parceria com o Sindicato dos Psicopedagogos do Rio de Janeiro e o Instituto Anne Sullivan, feitas especificamente para pessoas com TEA.

Durante o mês de Abril, oficialmente dedicado à conscientização do TEA, o Bangu Shopping traz para celebrar o Abril Azul, a Loja Azul, espaço exclusivamente dedicado à campanha que tem como propósito acolher os portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e demais interessados, localizado em frente à South. A Loja, que tem sua inauguração no dia 2, estará disponível todos os dias em horário de funcionamento do shopping, com plantões de atendimento sempre das 15h às 19h, e aos finais de semana com uma programação diversificada para atender e informar aos interessados.

Oficinas e debates

Nesta terça-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a programação começa com a “Oficina Cores e Sensações”, atividade voltada para explorar as sensações e estimular a percepção das cores de forma sensorial, das 15h às 16h. Em seguida, a “Oficina Música e Movimento” irá utiliza a música e o movimento como ferramentas para promover a expressão e interação, das 17h às 18h. Uma “Roda de Conversa” para troca de experiências e informações sobre o TEA, acontece logo após, das 19h às 20h.

Aos finais semana, sempre aos sábados a Loja Azul oferece um plantão diferente com especialistas de diferentes áreas para sanar dúvidas relacionadas ao TEA e aos domingos, a loja traz oficinas psicopedagógicas, com vagas limitadas a 10 participantes e a inscrição acontece por ordem de chegada.

No dia 6, sábado, a atividade na Loja Azul tem como tema a “Palestra sobre as Dificuldades dos Transtornos”, onde serão debatidas vivências e soluções pela especialista Vanessa Azevedo, diretora do Sindicato dos Psicopedagogos das 15h às 19h. No dia 07, domingo, a programação fica por conta da “Oficina Psicopedagógica”, trazendo atividades que visam estimular os estímulos sensoriais, proporcionando uma experiência enriquecedora, das 15h às 16h.

No sábado, dia 13, haverá “Plantão Jurídico Neurodivergente”, espaço onde será oferecido suporte jurídico especializado para questões relacionadas aos direitos das pessoas com TEA, 15h às 19h. Já no dia 14, os pequenos vão deixar os sentidos aguçados na “Oficina Psicopedagógica”, das 15h às 16h.

No sábado seguinte, dia 21, das 15h às 19h, o “Plantão Neuropsicólogo” estará disponível para consultas rápidas com neuropsicólogos, visando fornecer orientação e suporte para questões relacionadas ao desenvolvimento e aprendizado. Já no domingo, das 15h às 16h, a “Oficina Psicopedagógica”irá contribuir para as crianças se relacionarem e se expressarem melhor com o meio em que estão inseridas.

No último final de semana do mês, dia 27, o “Plantão Nutricional” irá prestar consultas rápidas com nutricionistas, visando fornecer suporte e orientação para alimentação seletiva que pode vir acompanhado por pessoas que necessitam de suporte TEA, das 15h às 19h. No domingo, dia 28, das 15h às 16h, a “Oficina Psicopedagógica” encerra a programação especial do mês.

Todas as atividades têm como objetivo proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor, além de fornecer suporte e recursos para indivíduos com TEA e suas famílias.

Serviço:

Abril Azul – Bangu Shopping

Funcionamento da Loja – Segunda à Sábado das 10h às 22h | Domingos e Feriados das 13h às 21hcom plantões diários de atendimento das 15h às 19h.

Programação:

Dia 02/04 (terça-feira)

Oficina Cores e Sensações - 15h às 16h

Oficina Música e Movimento - 17h às 18h.

Roda de Conversa - 19h às 20h.

Dia 06/04 (sábado)

Palestra Dificuldades dos Transtornos - 15h às 19h.

Dia 07/04 (domingo)

Oficina Psicopedagógica - 15h às 16h.

Dia 13/04 (sábado)

Plantão Jurídico Neurodivergente - 15h às 19h.

Dia 14/04 (domingo)

Oficina Psicopedagógica - 15h às 16h.

Dia 20/04 (sábado)

Plantão Neuropsicólogo - 15h às 19h.

Dia 21/04 (domingo)

Oficina Psicopedagógica - 15h às 16h.

Dia 27/04 (sábado)

Plantão Nutricional - 15h às 19h.

Dia 28/04 (domingo)

Oficina Psicopedagógica - 15h às 16h.

Local: Em frente à South.

Evento Gratuito

Bangu Shopping

Endereço: Rua Fonseca, 240 – Bangu – Rio de Janeiro/RJ

Central de Atendimento ao Cliente: (21) 2018-2321 | WhatsApp: (21) 4042-2720

Instagram e Facebook: @bangushopping | bangushopping.com
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp