01/04/2024 às 17h08min - Atualizada em 01/04/2024 às 20h00min

Escassez de profissionais qualificados e vistos eletrônicos têm transformado as fronteiras de diversos países

Transformação digital e competição global por talentos dão o tom das tendências migratórias em 2024, segundo o mais recente Relatório Global de Tendências Migratórias da Fragomen

Redação
https://www.fragomen.com/insights/worldwide-immigration-trends-report-2024-series-part-3-of-3.html
Relatório Global de Tendências Migratórias 2024 - Países com sistema de vistos eletrônicos

A competição global por talentos é um elemento central da elaboração de políticas migratórias globalmente. Os países estão sempre procurando formas de atrair estrangeiros que possam contribuir com a economia local e, em 2024, a busca global por profissionais altamente especializados vai pautar a migração. Segundo o Relatório Global de Tendências Migratórias da Fragomen de 2024, o envelhecimento da população, bem como o boom da economia digital que intensificou a competição por talentos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, indicam que a escassez de talentos será uma condição de mercado persistente no futuro. "Esse movimento se repete na história. Quando pensamos na história brasileira do século XX, observamos as grandes imigrações impulsionando a economia local, principalmente no campo com a chegada de italianos e japoneses, por exemplo. Atualmente a busca por mão de obra continua, mas diferente dessa imigração em massa, os processos são individuais e mais descentralizados, temos gente do mundo todo vindo para o Brasil preencher postos de trabalho e temos ainda mais brasileiros em muitos países do mundo", explica Diana Quintas, sócia da Fragomen no Brasil. 

Embora os mercados de trabalho pós-pandemia tenham demonstrado resiliência em muitos países, quase 4 em cada 5 empregadores em todo o mundo ainda relatam dificuldade em encontrar talentos em 2023, o maior número em 17 anos. Entre os setores mais carentes de profissionais especializados estão telecomunicações, energia, saúde, tecnologia da informação, bens de consumo e serviços, indústrias, logística e mercado imobiliário. Estes dados são de uma pesquisa do Manpower Group com mais de 39.000 empregadores em 41 países (2023).

O Relatório Global de Tendências Migratórias da Fragomen 2024 informa que para combater o envelhecimento da mão-de-obra e as lacunas de talentos, os países procuram, entre profissionais qualificados, estudantes com elevado potencial, pesquisadores promissores e outros indivíduos para aumentar a produtividade e a inovação a longo prazo. Diversos países como o Reino Unido e a Alemanha já ampliaram a oferta de vistos para estudantes e profissionais recém-formados em busca de colocação. "No universo da imigração laboral, tradicionalmente os vistos de trabalho para estrangeiros eram concedidos a profissionais que já haviam sido selecionados por empresas daqueles países e estavam em processo de contratação. Nesses casos, a contratante se responsabilizava pelo estrangeiro como patrocinador do visto. Temos visto isso mudar com diversos países se abrindo para receber jovens recém-formados que irão buscar um trabalho já estando regularizados no país, mesmo sem nenhum patrocínio ou oferta prévia de emprego. Isso é uma novidade revolucionária que amplia muito a oferta de vistos", conta Diana. Entre os países que já oferecem esses tipos de autorização de residência estão o Reino Unido, Portugal, França e Alemanha.

Processos mais digitalizados e simplificados

Não somente os profissionais de tecnologia têm mais postos de trabalho disponíveis em todo o mundo, como os processos migratórios estão cada vez mais digitalizados e simplificados, por isso os vistos eletrônicos são uma tendência crescente. Muitos governos implementaram ou melhoraram sistemas online de solicitação e processamento de vistos/autorizações de trabalho. Especialmente nos últimos dois trimestres, notamos um crescimento sem precedentes na utilização de inteligência artificial em funções governamentais. O aumento dos chatbots, da IA generativa e das redes neurais apresenta desafios novos e únicos no ambiente de imigração.

A digitalização dos sistemas de imigração permite a interoperabilidade entre múltiplas agências governamentais, o que impulsionou uma maior fiscalização e iniciativas de conformidade. As autoridades têm acesso a um maior compartilhamento de dados e métodos de comunicação, permitindo uma gestão mais eficiente dos fluxos migratórios, das inspeções e da segurança das fronteiras. 

Espera-se que mais países expandam as plataformas online para aliviar atrasos e modernizar o processo de imigração.  O Ministério do Trabalho do Panamá lançou uma plataforma eletrônica para solicitações de autorização de trabalho, atualmente disponível para estrangeiros em situação de refúgio e que deverá ser expandida para outros imigrantes nas próximas fases do projeto. O Brasil e o México concordaram em estabelecer um sistema recíproco de vistos eletrônicos, que permite aos cidadãos brasileiros e mexicanos solicitar vistos de visitantes para fins de turismo e negócios em ambos os países sem a necessidade de comparecer ao consulado.

A vez dos estudantes

Os estudantes devem ter cada vez mais acesso a bolsas internacionais e programas de imigração específicos. Dados do Relatório Global de Tendências Migratórias da Fragomen 2024 apontam que algumas iniciativas para ajudar os países na adequação de competências e na escassez de profissionais qualificados já estão em curso em grande escala. O Fórum Global sobre Migração e Desenvolvimento criou uma plataforma para as empresas, governos e outras partes interessadas colaborarem para promover a mobilidade, a correspondência e o reconhecimento de competências entre países. Além disso, uma recomendação do Conselho da União Europeia apela aos Estados-Membros para que implementem  um sistema mútuo para validação automática das qualificações do ensino superior até 2025.

Entre as tendências de ações que podem surgir da colaboração das instituições de ensino com os governos estão:

  • Fluxos de vistos acelerados especializados para estudantes e graduados. A Austrália, por exemplo, oferece agora aos cidadãos indianos que se formam em instituições de ensino superior australianas uma opção  facilitada de visto de trabalho pós-estudo. O Canadá já está à frente, concedendo um processo simplificado para a residência permanente a estrangeiros graduados por instituições canadense e com experiência de trabalho no país.
  • Isenções de visto de trabalho para estagiários. Isentar estudantes estrangeiros em estágios da necessidade de ter um visto de trabalho pode aumentar a probabilidade de efetivação desses profissionais, inclusive para especialidades que enfrentam escassez de mão-de-obra, beneficiando o empregador no longo prazo com a contratação de um profissional atualizado. 

Para as empresas oferecerem oportunidades práticas melhora a sua proposta de valor para futuros alunos. No Brasil, portadores de permissão/visto de estudante com pelo menos 16 anos de idade estão automaticamente autorizados a trabalharem como estagiários sem a necessidade de obter outra autorização de trabalho. Da mesma forma, na Holanda, os titulares de autorização de estudante podem realizar estágios para fins educacionais sem exigir uma autorização de trabalho específica. 

Na Bélgica, os indivíduos que possuem uma autorização de estudante emitida por outro Estado-Membro da UE estão isentos de autorização de trabalho para realizar um estágio como parte dos seus estudos. 

O Relatório Global de Tendências Migratórias da Fragomen de 2024 pode ser acessado na íntegra, em inglês,  por este link.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp