29/03/2024 às 14h09min - Atualizada em 29/03/2024 às 16h14min

Homens no Divã pela primeira vez no Eva Wilma

comédia na zona leste

TEATRO - D
público
DEPOIS DA TEMPORADA com casa lotada na Mooca, HOMENS NO DIVÃ aterrisa pela primeira vez no Teatro Eva Wilma no Tatuapé, em APRESENTAÇÃO ÚNICA.
 
SUSANA VIEIRA DÁ VOZ À PSICANALISTA DRA. MACZKA

O ator, produtor e diretor DARSON RIBEIRO em continuidade às comemorações dos 10Anos de HOMENS NO DIVÃ faz APRESENTAÇÃO ÚNICA NO DOMINGO, 14/04/24 às 19, de sua peça que já ultrapassou 350 Mil espectadores.

SINOPSE
Para não perderem seus homens amados, as respectivas mulheres Kelly, Tássia e Marjorie sugerem a terapia como última tentativa da relação. Assim, o machista bombeiro Renato Paes de Barros Seabra, que usa o sexo para suprimir seu complexo de inferioridade; o ginecologista Carlos Eduardo Carrara Travertino (nome de mármore) que se autoprojeta pelo alto grau de narcicismo; e o executivo Frederico Freitas Fernandes que se depara com a trágica traição da mulher - correm para buscar socorro no divã freudiano, e, sem querer e surpreendentemente os três marmanjões vão se conhecendo dividindo dúvidas e lamúrias até uma fértil e feliz amizade. É então, na antessala do consultório de psicanálise que tudo acontece. Três homens distintos com profissões também distintas – escolhidas por Darson diante do ainda ‘fetiche feminino’: um executivo (Darson), um ginecologista e um bombeiro. (Herrera e Chelucci).

O RECEIO DA PSICANÁLISE
A voz da temida Dra. Maczka foi pensada por Darson dainte do ainda tabu e receio que se tem desse profissional. Principalmente pelos homens. Analisado há muitos anos, o diretor teve e ainda tem exemplos e experiências de sobra para poder concatenar as teorias freudianas, intercalando-as com muita ludicidade. Assim, a psicanálise vem como fator preponderante de mudanças na vida dos três, expondo falhas, vícios e patologias de três tipos masculinos que de cara, fazem com que o público os identifique com muita facilidade e consequentemente se envolvam na “salvação masculina” (elaboração, numa linguagem psi) - sempre tendo como ponto de partida e de chegada, as mulheres.

O TEXTO
O texto instiga, usando o estereótipo para apontar falhas masculinas e é recheado de situações claudicantes muito engraçadas do cotidiano masculino, que Darson vem mantendo atualizado nesses dez anos (título criado por ele), mantendo também a fidelidade do público que já chegou em 350 mil pessoas em quase quatrocentas sessões.
“Concebi uma direção ágil, a partir das idiossincrasias masculinas, para brincar com assuntos difíceis à primeira vista (e até hoje tabus), como traição, machismo, narcisismo, sexo - quando falados em público. Meu objetivo sempre foi que público absorva de cara tais assuntos que são raramente expostos e quase nunca discutidos e que, aqui, vêm numa forma lúdica e de fácil acesso”, afirma Darson. “A partir de pequenos solilóquios com a psicanalista (de quem só se ouve a voz) e o tête-à-tête, os três acabam instituindo um divã próprio, inconsciente e espontâneo, desconstruindo personalidades ultrapassadas, e por isso, agradam não só as mulheres, mas, os homens.”
 
O ATOR OLIVETTI HERRERA QUE RETORNA DEPOIS DE NOVE ANOS CONSECUTIVOS NA PEÇA

AS PERSONAGENS
Darson Ribeiro é o executivo Frederico Freitas Fernandes, que enfrenta a traição da mulher depois de dezoito anos de casamento. Perturbado e deslocado, constata na terapia que vivia sob a manipulação da esposa Marjorie, e com as dicas e ensinamentos tanto do divã, quanto dos dois outros amigos analisandos, passa por uma mudança radical – interna e externa.
Guilherme Chelucci é o bombeiro sedutor Renato Paes de Barros Seabra, bronco e machista, que vai para a terapia para enganar a pretendida Kelly, mas, além de aprimorar seu vocabulário e atitudes, constata que nem sempre “amor é amor e sexo é sexo”. 
Olivetti Herrera é o ginecologista Carlos Eduardo Carrara Travertino, cujo alto grau de narcisismo já implícito no nome de mármore, o impede de perceber o mundo feminino à sua volta, principalmente da mulher que ama Tássia. Expõe a superproteção da mãe e seu alto grau de sensibilidade fazendo com que passe a olhar mais pra si no sentido psicanalítico, e se depara com sentimentos e emoções jamais explorados.
HOMENS_LOGO3

HOMENS_LOGO3



A PRODUÇÃO
Muito bem elaborada e cuidada, o cenário enche os olhos. Persianas de madeira especialmente confecionadas, assim como um gigante tapete que sai do divã, brincando com a inspiração de Darson na trompa de falópios – segundo ele, de onde tudo saiu – num tom de vermelho elegante, assim como os figurinos que entre dezenas de trocas muito rápidas impõem a caracterização certeira de cada um dos três, entre cores, formas e modelos.
O “divã” rompe a quarta parede por meio de mudanças de luz, objetos cênicos e adereços, criando diversas ambientações como academia, balada, sauna, apartamento e consultório.

FICHA TÉCNICA
Título, Idealização e Direção geral Darson Ribeiro
Texto Miriam Palma (título original Desesperados)
Elenco Olivetti Herrera, Guilherme Chelucci e Darson Ribeiro
VOZ DA DRA. MACZKA SUSANA VIEIRA | Voz da secretária Cecilia Arienti | Cenografia, trilha, luz e figurino Darson Ribeiro | Assessoria de Imprensa DR Produções | Assistência Geral Bianca Arcanjo | Fotos Moisés Pazianotto | Design Gráfico Callegares | Montagem de Palco e Operação de Luz e Som Henrique Polli |
REALIZAÇÃO DR PRODUÇÕES TEATRO-D

SESSÃO ÚNICA DIA 14/04/24 às 19h
Local: Teatro Eva Wilma | 680 lugares
Rua Antônio de Lucena, 146, Chácara Califórnia, Tatuapé, SP
Fone 11-2293-8766
Duração 100 minutos | Gênero comédia | Indicação etária 12 anos
Ingressos: R$ 30,00 (meia) e R$ 60,00 (inteira) 
www.bilheteriaexpress.com.br

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp