28/03/2024 às 18h00min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h02min

Desenvolvimento comportamental é fundamental para mais de 42% das empresas nacionais

Curso oferecido pelo projeto “Descomplica Agro” tem objetivo de aperfeiçoar as habilidades comportamentais de profissionais do setor rural

Aline Oliveira
Evolutec consultoria
Consultoria Evolutec
A pesquisa mais recente da consultoria global Great Place To Work® (GPTW), sobre gestão de pessoas, divulgou informações importantes sobre empresas e trabalhadores brasileiros. Para 42,5% das organizações entrevistadas, as habilidades comportamentais dos funcionários são mais importantes do que as técnicas.

Na avaliação dos respondentes, as habilidades técnicas (hard skills) são absorvidas em menor tempo, já que se trata de ensinar um método de trabalho. Por outro lado, mudar o comportamento (soft skill) de um indivíduo requer mais tempo e disposição do funcionário.

Com esse entendimento, a consultoria Evolutec criou o projeto “Descomplica Agro”, focado em desenvolver habilidades comportamentais e de comunicação interpessoal no meio rural. Além de atender os profissionais que atuam diretamente com o produtor rural, o curso contribui para o aprendizado de acadêmicos de Ciências Agrárias.

A médica veterinária e facilitadora do treinamento, Bruna Bastos, explica os principais diferenciais do curso, em relação a metodologia aplicada com as turmas. “O principal diferencial do projeto Descomplica Agro é contribuir para o desenvolvimento comportamental do profissional que atua no atendimento rural. Na faculdade, o foco é o aprendizado técnico, contudo, é na experiência prática que o indivíduo vai se deparar com situações conflituosas e inesperadas”.

Outro ponto reforçado pela especialista é de que o curso ensinará o aluno a ir além do conhecimento técnico. “O profissional precisa investir no autoconhecimento, fortalecer a inteligência emocional e desenvolver uma escuta ativa. Com essas habilidades, transmitirá segurança e conquistará o respeito do cliente”, acrescenta.

O projeto Descomplica aborda todas as etapas envolvidas na atividade rural, do público que será capacitado. Desse modo, esclarecemos que além do conhecimento técnico é preciso que conheçam a história e a realidade do setor, na região onde trabalham”.

Qual o impacto do desenvolvimento comportamental no agro?

O relatório anual da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) informou que em 2023, o número de pessoas ocupadas no setor agropecuário totalizou 28,3 milhões de trabalhadores. Além disso, o agro foi responsável por 24,4% da receita que constitui o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
A partir dos dados econômicos apresentados, é possível verificar que os empresários rurais demandam por profissionais qualificados e que consigam transmitir conhecimentos técnicos com excelência, para seus funcionários.

Nesse sentido, Bruna faz uma consideração relevante para os especialistas que atuam como prestadores de serviços da agroindústria ou ainda, os autônomos.

“Você pode até contar com um produto diferenciado no mercado, ter o melhor conhecimento técnico ou trabalhar em uma empresa reconhecida nacional e internacionalmente. Mas, se não consegue se comunicar de forma efetiva e criar uma relação de confiança com o cliente, provavelmente terá dificuldades na condução da sua atividade”, argumenta.

Como funciona o projeto Descomplica Agro?

O treinamento de desenvolvimento comportamental oferecido pela Evolutec é personalizado, de acordo com a atividade da empresa ou indústria, além de comportar a participação de até 25 pessoas. As aulas são realizadas na modalidade In company (nas dependências da empresa), utilizando metodologias específicas para o setor agropecuário.

Vale acrescentar que o curso Descomplica Agro tem duração de 16 horas/aula, 1 hora de consultoria on-line e os participantes recebem certificados, após a conclusão do curso.

O próximo curso acontecerá nos dias 1º e 2 de abril, no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/GO), em Goiânia. O treinamento atenderá extensionistas rurais da instituição, responsáveis pelo atendimento direto das propriedades rurais da região.

Sobre o projeto Descomplica Agro

O projeto desenvolvido pela consultoria Evolutec tem objetivo de atender a demanda de empresas e profissionais com atuação no setor agropecuário. O foco principal é compartilhar conhecimentos que contribuam para a melhoria da comunicação dos funcionários ou prestadores de serviços.

Entre os temas trabalhados com as turmas, estão: produção de planejamento inicial, reconhecimento do público atendido (pesquisa e diagnóstico), técnicas de oratória e linguagem corporal adequada.

Contato da equipe de treinamento:
Email:  [email protected]
Telefones: Francisco (67) 67 99646-1974 e Bruna (67) 99868-1751
Assessoria de imprensa
E-mail:
[email protected]

(67) 99131-7694

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp