27/03/2024 às 10h05min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h04min

Harmonizações entre peixes e vinhos que encantam o paladar

Por Ricardo Lucio Martin – Chef de cozinha e docente do Senac

Rodrigo Cupertino da Silva
Assessoria de Comunicação
Freepick
O vinho, bebida que há séculos acompanha a gastronomia ao redor do mundo, assume papel central nas celebrações da Semana Santa, momento marcado por tradições religiosas e gastronômicas. Nessa época, em que nos voltamos para pratos tradicionais como o bacalhau, surge a questão: qual vinho escolher para harmonizar com essa iguaria e outros pratos típicos do período?
 

Segundo Ricardo Lucio Martin, chef de cozinha e docente do Senac, a tradição europeia, que por muito tempo ditou padrões gastronômicos, cede espaço a uma nova cultura culinária, marcada por uma diversidade de sabores e preparações. Nesse contexto, a harmonização entre vinho e comida ganha novas nuances, desafiando antigas regras e abrindo espaço para experimentações.
 

Para pratos leves, como peixes frescos ou vegetarianos, vinhos brancos jovens e frutados, como Chardonnay e Sauvignon Blanc, são escolhas certeiras. Já para peixes mais gordurosos, como salmão e bacalhau, vinhos tintos de taninos suaves, como Pinot Noir ou Gamay, complementam a refeição de forma única.
 

Para os apreciadores de moquecas e caldeiradas, a sugestão é um vinho Rosé ou um Sauvignon Blanc frutado, que harmonizam bem com pratos de sabores intensos, como os típicos da culinária brasileira.
 

Para os mineiros que desfrutam da abundância de peixes de água doce, como dourados e surubins, a dica é experimentar vinhos produzidos localmente. Vinícolas situadas nas regiões montanhosas de Minas Gerais surpreendem com seus sabores e aromas, proporcionando uma experiência única que valoriza o terroir regional.
 

Na Semana Santa, além de celebrar tradições religiosas, aproveite para explorar novos sabores e harmonizações, tornando cada refeição uma experiência memorável e enriquecedora.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp