27/03/2024 às 16h43min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h02min

Mulheres e crianças de Sumaré têm oportunidade de desenvolver habilidades em cursos de programação, novas mídias, robótica e cultura maker

Estão abertas as inscrições do Núcleo de Inovação Mentes Brilhantes até 10 de abril com o patrocínio da Villares Metals

C. Aquiles
Divulgação
Investir na qualificação que proporciona a base, isto é, o aperfeiçoamento das habilidades, e na capacitação, que estimula o crescimento/desenvolvimento contínuo, de mulheres e crianças na área de tecnologia, é uma das propostas do projeto Núcleo de Inovação Mentes Brilhantes, em Sumaré (118km de São Paulo).

Dois cursos 100% gratuitos direcionados para diferentes faixas etárias e públicos específicos estão com inscrições abertas até 10 de abril com patrocínio da Villares Metals e realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), MinC e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC).
Curso de Programação e Novas Mídias para jovens mulheres maiores de 16 anos

A meta do curso é formar profissionais com habilidades em criar e desenhar soluções para o setor cultural em dispositivos digitais, desde sua concepção, propósito, plano de negócio até o desenvolvimento em diferentes plataformas, publicação nas lojas de aplicativos e implementação e integração com diferentes provedores de serviços de nuvem.
Para participar, as candidatas devem ser alunas do município de Sumaré, acima de 16 anos, cursando ou terminando o ensino médio preferencialmente em escola pública. As inscrições terminam dia 10 de abril e devem ser feitas pelo link https://forms.gle/K38htDyGX6d83JFaA. A lista final das selecionadas será divulgada no dia 12 de abril, nas redes sociais do projeto: @projetoelasnarede.

As aulas de programação e novas mídias começarão em 15 de abril, com aulas às terças e quintas-feiras, das 16h30 às 18h30, e acontecerão na Rua Dom Barreto, 1528 – Centro – Sumaré. O local contará com um laboratório de informática inovador e jovial.

Embora esteja sendo ocupado cada vez por mais mulheres, o setor de tecnologia ainda é um terreno a ser conquistado por elas, cuja representação ainda é baixa. Segundo análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a participação feminina neste segmento do mercado de trabalho cresceu 60% nos últimos cinco anos.

Apesar do cenário no Brasil ainda ser bastante desigual – a participação feminina representa apenas 37% dos profissionais do setor, pela pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais –, especialistas apostam que esta é uma profissão com oportunidades e remuneração competitiva.

A intenção é contribuir para a transformação educacional de meninas de comunidades, criar oportunidades de inserção no mercado de trabalho em postos majoritariamente ocupados por meninos e gerar soluções conectadas aos desafios sociais da atualidade.
A ideia do projeto, de acordo com Marcia Kling, do ISPAC, realizadora do projeto, “é criar condições ideais para que mulheres possam obter conhecimento e aprender habilidades no universo da tecnologia e que sua presença seja cada vez maior em profissões deste setor, reconhecido pela alta demanda e excelente remuneração”.
Serviço

Núcleo de Inovação Mentes Brilhantes – Curso de Programação e Novas Mídias
Inscrições: até 10 de abril.
Divulgação dos selecionados: 12 de abril.
Início das aulas: 15 de abril.
Local: Rua Dom Barreto, 1528 – Centro – Sumaré.
Faixa etária: para jovens mulheres a partir de 16 anos. Carga Horária: 128 horas, 2 encontros semanais de 2 horas cada. Turma: terças e quintas, das 16h30 às 18h30
Link de inscrição:
https://forms.gle/K38htDyGX6d83JFaA
______________________________________________

Curso de Introdução à Robótica e Cultura Maker para crianças de 11 a 15 anos
Profissão em alta, com setor sempre aquecido, o mercado de trabalho em tecnologia está sempre em busca de qualificação para contratar profissionais capacitados. Segundo um estudo publicado recentemente pela IDC Brasil International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria Ltda, empregos voltados à tecnologia continuarão crescendo até 2023.

Com a proposta de capacitar crianças e jovens de todos os gêneros,  de 11 a 15 anos, alunos do município de Sumaré, cursando ensino Fundamental II preferencialmente em escola pública, o Núcleo de Inovação Mentes Brilhantes está com inscrições abertas até 10 de abril para o curso de Introdução à Robótica e Cultura Maker.

O curso, totalmente gratuito, oferece aulas de introdução à robótica e cultura maker em dois encontros semanais de duas horas cada. As aulas começam dia 15 de abril. A lista final dos selecionados será divulgada até o dia 12 de abril na página do facebook/instagram do projeto.

Os selecionados serão divididos em três turmas:
  • Turma 1 | segundas e quartas | 14h30 às 16h30 (avançado)
  • Turma 2 | segundas e quartas | 17h às 19h (iniciante)
  • Turma 3 | terças e quintas | 14h30 às 16h30 (iniciante) 
A iniciativa objetiva preparar as habilidades das crianças e jovens para o futuro e inspirá-los a se tornarem pessoas confiantes para o resto da vida, além de incentivar a experimentação prática e aplicar o conhecimento para resolver problemas do mundo real.

No curso, o aluno irá desenvolver habilidades em STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). As aulas terão como missão estimular autonomia, criatividade e senso crítico em crianças e adolescentes, além de mostrar que as áreas STEAM estão no dia a dia delas.

O programa do curso parte do princípio que uma disciplina de matemática, por exemplo, conversa com história; que geografia conversa com educação física, e assim por diante. Está entre os objetivos preparar crianças e adolescentes parta serem os solucionadores de problemas e geradores de conhecimento, usando criatividade, lógica e senso crítico. 

Para Thiago Kling, idealizador do projeto, “o curso visa promover uma transformação educacional nas comunidades de baixo IDH, buscando soluções conectadas aos desafios sociais da atualidade”.

Serviço

Núcleo de Inovação Mentes Brilhantes – Curso de Introdução à Robótica e Cultura Maker
Inscrições: até 10 de abril.
Divulgação dos selecionados: 12 de abril.
Início das aulas: 15 de abril.
Local: Rua Dom Barreto, 1528 – Centro – Sumaré.
Faixa etária: crianças e jovens de todos os gêneros, de 11 a 15 anos. Carga Horária: 128 horas, 2 encontros semanais de 2 horas cada.
Turmas:
  • Turma 1 | segundas e quartas | 14h30 às 16h30 (avançado)
  • Turma 2 | segundas e quartas | 17h às 19h (iniciante)
  • Turma 3 | terças e quintas | 14h30 às 16h30 (iniciante) 
Link de inscrição:
https://forms.gle/iu3vumqkqKERkqd76
______________________________________________

Ficha Técnica
Realização: Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), MinC e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC). Patrocínio: Villares Metals

Redes Sociais:
www.instagram.com/nucleodeinovacaosm/

Instagram: @nucleodeinovacaosm

Sobre o Instituto São Paulo de Arte e Cultura
O ISPAC foi fundado em 2004 por uma equipe de acadêmicos, pesquisadores, realizadores e produtores culturais com grande experiência, trajetórias de sucesso e reconhecido notório saber. O objetivo deste grupo em se reunir de forma coletiva e representativa, consiste no sentido de ampliar a dimensão das suas iniciativas para novas comunidades e territórios. Assim, o Instituto São Paulo de Arte e Cultura - ISPAC está presente em 18 estados e em dezenas de cidades pelo país. A qualidade, relevância e legado gerado pela sua atuação foi reconhecida em diversas ocasiões, e inclusive premiada com moções de aplausos, moções de congratulações e títulos de cidadania honorária para os membros da diretoria. https://www.ispac.org.br/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp