26/03/2024 às 10h25min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h02min

Exposição “Cultura Ecológica de Qinghai” inaugurada no Memorial da América Latina

Redação
Divulgação

Mostra apresenta os cenários naturais localizadas no noroeste da China e fica em cartaz até dia 19 de abril

Como parte do calendário de eventos alusivos à comemoração dos 50 anos das Relações Diplomáticas entre Brasil e China, o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e o Consulado Geral da República da China em São Paulo, promovem a exposição fotográfica “Cultura Ecológica de Qinghai”, que apresenta a vitalidade de Qinghai, no noroeste da China, por meio de imagens que retratam as principais atrações naturais da província. A mostra, que estará aberta ao público até o dia 19 de abril, das 10h às 17h, no Espaço Gabo do Memorial da América Latina, em São Paulo, reúne 79 fotografias da província chinesa de Qinghai.

Durante a abertura da exposição, o Cônsul-Geral da China em São Paulo, Yu Peng, destacou a civilização ecológica em Qinghai para o intercâmbio ambiental entre Brasil e China. “A exposição traz construções em três aspectos: primeiro, porque Qhingai conta com um sistema ecológico muito rico, com animais e plantas selvagens, mais de um terço do total da China. Segundo ponto, a exposição permite observar a construção de civilização ecológica através da legislação criada para proteger o meio ambiente. “Lá é possível encontrar animais como leopardo da neve e carneiro azul, por exemplo, mostrando que o trabalho de proteção trouxe resultados concretos. O terceiro ponto é a convivência harmoniosa entre diferentes etnias da China, em Qinghai vivem 53 das 56 etnias que habitam o país”, finaliza Peng.

“É uma grande oportunidade ter essa exposição e este evento para conhecermos sobre a rica cultura de Qinghai. A exposição traz ao público brasileiro o valor ecológico, a biodiversidade, além de apresentar ao público brasileiro as soluções ambientais da China", destaca Thomas Law, presidente do Ibrachina e do Chinese Bridge Club in São Paulo.

 

Roberto Bertani, diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina do Memorial da América Latina, destacou a importância da mostra para o Memorial. "A exposição veio somar com informação, beleza e alegria as atividades que desenvolvemos, aproximando Qhingai, uma maravilha da China, com as maravilhas do Brasil e da América Latina. É fundamental ter essa expressão cultural em um espaço onde 800 mil pessoas visitam anualmente. A riqueza de Qinghai é um grande serviço para o público e reforça as relações entre os povos. A presença dessa exposição conecta Qinghai com visitantes e com a população latino-americana que circula por esse espaço diariamente”, finaliza Bertani.

Participaram do evento o missionário José Olímpio, representando o Deputado Estadual Rodrigo Moraes; Paulo Ferreira, representando a vereadora Edir Sales; Roberto Bertani, diretor do Memorial da América Latina; e Carlos Gandara, Presidente da Confederação Brasileira de Fotografia. Entre as autoridades chinesas estavam Li Yi, Vice-Presidente Executivo da Associação de Fotografia de Qinghai; Song Jiangtao, Presidente Da Federação de Literatura e Artes de Qinghai; Da Luo, Presidente de Fotografia de Qinghai; Deng Guanghui, Vice-Presidente Residente da Associação de Cineastas da China; Han Xin’an, Vice-Presidente Residente da Associação de Músicos da China; Zhang Xihai, Inspetor Sênior do Departamento Internacional da Cflac; Shi Xiaoguang, Vice-Diretor do Gabinete da Presidência da Cflac; e Feng Yan, Pesquisador Sênior da Associação de Fotografia de Qinghai.

A exposição é uma realização do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), revista China Hoje, Consulado Geral da República da China em São Paulo, Federação Chinesa de Literatura e Arte, e Federação de Literatura e Arte de Qinghai. Para os interessados, os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo Sympla. 

 

Serviço
Exposição fotográfica “Cultura Ecológica de Qinghai”
Data: Até 19 de abril de 2024, das 10h às 17h
Local: Espaço Gabo do Memorial da América Latina

Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda/SP


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp