26/03/2024 às 11h47min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h02min

Projeto “Se Liga na Cultura” leva exposição fotográfica e mostra de biojoias ao Aeroporto Santos Dumont

Obras autorais são fruto das oficinas oferecidas pelo programa e contemplam participantes a partir de 11 anos

da Redação
créditos: IECAP/Divulgação

O Instituto Social IECAP, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, levam gratuitamente ao público carioca a exposição fotográfica “Para Além de Mim” e a Mostra de Biojoias ao Aeroporto Santos Dumont nesta terça-feira, 26 de março.

 

As obras são fruto de oficinas do projeto “Se Liga na Cultura”, que disponibilizou modalidades de capacitações híbridas e on-line, em oficinas de biojoias, teatro, fotografia e culinária sustentável, além dos cursos on-line de trilhas de criatividade e builders: formação de liderança. As atividades foram realizadas principalmente em escolas públicas, centros de atendimento à juventude e instituições parceiras. 

 

A exposição fotográfica contempla 40 imagens que apresentam o contraste e a perspectiva singular de mundo e territorialidade onde a beleza protagonista não é a mesma dos cartões postais, mas revelam o olhar de seus autores sobre sua própria comunidade, as ruas e seu quintal. As fotos foram captadas em comunidades de Japeri, Paraty e Mangaratiba, no Rio de Janeiro, da Cidade Tiradentes, em São Paulo, e do Distrito Federal, revelando a sutileza dos detalhes e da potência cultural que se camuflam e passam despercebidas na agitação cotidiana.

 

As imagens convidam o público a fazer uma reflexão sobre existir e persistir, transcendendo a compreensão de si, do outro e das realidades locais ao nosso redor, despertando por meio da arte e da fotografia contornos para a superação das vulnerabilidades e buscando encontrar potência e beleza onde muitos acreditam que não há.

 

Já a Mostra de Biojoias destaca a beleza das sementes brasileiras com peças artesanais produzidas nas oficinas do Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo. A exposição surpreende pela criatividade dos alunos, que elaboraram e confeccionaram colares, brincos e pulseiras a partir de matérias-primas sustentáveis encontradas no Brasil, como o açaí, jarina, jupati, inajá, tentos, muitas delas de providência de indígenas da Região Nordeste, além de madrepérola e madeira. 

 

As confecções de biojoias se propõem a desenvolver o aspecto de sociobiodiversidade nas comunidades, despertando não apenas talentos e habilidades artísticas, mas oferecendo condições para que a economia criativa e novas fontes de geração de renda estejam ao alcance de todos.

 

O projeto “Se Liga na Cultura” nasceu com o propósito de oferecer acesso à cultura e promoção da cidadania a comunidades do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, oferecendo oficinas e cursos gratuitos a pessoas a partir dos 11 anos de idade, garantindo condições e oportunidade para o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades pessoais, profissionais e sociais.

 

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

 

São mais de 600 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

 

Sobre o IECAP

O Instituto Social IECAP é uma Organização da Sociedade Civil que atua há mais de 23 anos em projetos nas esferas da educação, qualificação profissional, cultura, esporte, empreendedorismo e inovação que fortalecem a transformação em comunidades por todo o Brasil.  

 

A tecnologia social da instituição já alcançou mais de 40 cidades e impactou mais de 180 mil vidas por meio de ações que buscam mudar trajetórias, prezando também pela excelência na gestão e foco nos resultados. Destacam-se entre os seus princípios a responsabilidade social e o compromisso ambiental, tendo como pano de fundo a sustentabilidade dos projetos que desenvolve. Também trabalha para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

 

O Instituto IECAP tem a missão de oferecer oportunidades para transformar vidas, por meio de programas e projetos sociais, gerando oportunidades para que pessoas em estado de vulnerabilidade alcancem o pleno desenvolvimento pessoal, familiar e profissional, levando dignidade e novas possibilidades de futuro para a periferia de todo o país. 

 

Serviço:
Local: Aeroporto Santos Dumont

Endereço: Praça Sen. Salgado Filho, s/n - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Data: 26 de março
Horário: das 9h às 20h
Entrada gratuita

Programação:

13:30 - Chegada da Escola Municipal Pastor Aristides Arruda

13:40 - Visitação guiada à Mostra de Biojoias e à Exposição Fotográfica 'Para Além de Mim'

14:30 - Coffee-break, coleta de depoimentos e registros fotográficos

15:00 - Conclusão da visita guiada/retorno da escola


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp