26/03/2024 às 10h55min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h02min

Explorando o potencial do ensino bilíngue: um olhar sobre o desenvolvimento infantil

À medida que as escolas bilíngues ganham destaque e promovem habilidades linguísticas desde tenra idade, o Brasil observa uma queda em seu ranking global de proficiência em inglês

Carlos Lopes
https://www.escolaeleva.com.br/
Escola Eleva Brasília

Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado uma queda significativa em sua posição no ranking global de proficiência em inglês, o que levanta preocupações sobre as habilidades linguísticas dos jovens e crianças do país. De acordo com o EF English Proficiency Index (EF EPI) da EF Education First (EF), o Brasil retornou ao nível de baixa proficiência, destacando a urgência de melhorias nessa área. Por outro lado, as escolas bilíngues estão se destacando, não só por proporcionarem preparação para o mercado de trabalho, mas também por oferecerem oportunidades abrangentes de desenvolvimento para as crianças.

De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), a quantidade de escolas bilíngues no país cresceu aproximadamente 10%. Tal dado reflete a demanda crescente por educação que vá além das fronteiras linguísticas. O ensino bilíngue não se limita apenas à aquisição de um segundo idioma, ele proporciona experiências enriquecedoras que moldam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças desde o início da vida escolar.

Segundo Lucas Garcia, humanista e diretor-geral da Escola Eleva em Brasília, que faz parte do Inspired Education Group, o ensino bilíngue oferece uma série de benefícios que vão muito além do aprendizado de uma segunda língua. “Os alunos desenvolvem habilidades de comunicação que excedem o domínio de dois idiomas. Eles se tornam mais flexíveis cognitivamente, o que os ajuda a abordar problemas de maneira criativa e a tomar decisões informadas”, explica Garcia.

Para o diretor da escola Eleva em Brasília, outro benefício é a metodologia multidisciplinar, em que o ensino bilíngue se integra em todo o currículo escolar, permeando todas as disciplinas pela abordagem CLIL, método que combina a aprendizagem de conteúdos curriculares aliados à uma língua estrangeira. Entretanto, segundo Garcia, “um dos principais desafios de lecionar em um ambiente bilíngue inclui a oferta de profissionais capacitados e à altura desse tipo de atuação em sala de aula”.

“Exigimos que os professores tenham muita experiência nas suas áreas de atuação, bem como a diplomação necessária de acordo com a faixa etária: pedagogia, especialização em bilinguismo e certificação de proficiência em Língua Inglesa, além da licenciatura completa para os especialistas a partir do Fundamental 2”, afirma Lucas Garcia.

 

Metodologia bilíngue promove ambiente diversificado

O ensino bilíngue fomenta uma compreensão mais abrangente das diversas culturas, estimulando a empatia e promovendo o respeito pela diversidade cultural. Assim, contribui-se para a formação de cidadãos globais mais tolerantes e conscientes.

Marcelo Henrique M. Almeida (15 anos), aluno do 9º ano na Escola Eleva, em Brasília, explica que estudar em uma escola bilíngue o ensinou sobre a importância do respeito ao próximo.

“O que eu mais gostei de aprender na escola foi respeito, porque às vezes mesmo as pessoas não te respeitando em alguma ocasião você tem que respeitar de volta, porque senão pode acontecer alguma coisa pior com você”, afirma Marcelo.

Além disso, a metodologia tem despertado, nesses alunos, um olhar para o futuro.  De acordo com Marcelo, é uma oportunidade de se preparar para estudos em outros países. “É muito legal ter diferentes disciplinas em duas línguas. Especialmente, porque é bom para o currículo. Além disso, é bom porque, se você quiser, pode estudar fora do Brasil sem ter grandes problemas. E é claro que você também pode viajar para algum lugar ou ir morar fora do Brasil. Você vai conseguir fazer amigos e conversar com eles sobre tudo em inglês. Isso é muito bom”, explica o aluno.

Sendo assim, o ensino bilíngue oferece uma série de benefícios tangíveis que vão muito além da simples aquisição de um segundo idioma. Ao promover o desenvolvimento cognitivo, social e acadêmico das crianças, esse modelo educacional inovador prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno e prosperar em um ambiente cada vez mais multicultural e interconectado.

 

5 benefícios do ensino bilíngue na educação infantil:

  1. Desenvolvimento cognitivo aprimorado:

O estudo Bilingual Brains da Universidade de Stanford revela que crianças bilíngues demonstram maior habilidade em bloquear distrações devido à constante estimulação da neuroplasticidade – a capacidade do sistema nervoso modificar sua estrutura e função em decorrência dos padrões de experiência. Comparativamente, crianças bilíngues mostram desempenho cognitivo superior em testes, com maior foco e capacidade de tomada de decisão.

  1. Maior competência comunicativa:

A imersão em um ambiente bilíngue desde cedo permite que as crianças desenvolvam uma competência comunicativa sólida em ambos os idiomas. Isso não apenas aumenta suas oportunidades de interação social e acadêmica, mas também lhes confere uma vantagem significativa em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado.

  1. Abertura para a diversidade cultural:

O ensino bilíngue não se limita apenas à aquisição de habilidades linguísticas, ele também oferece uma oportunidade única para as crianças explorarem e apreciarem diferentes culturas e perspectivas. Ao interagirem com colegas de diversas origens culturais, os alunos desenvolvem uma maior sensibilidade cultural e uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor.

  1. Melhoria das habilidades de aprendizado:

Estudos sugerem que o aprendizado de um segundo idioma pode ter um impacto positivo no desempenho acadêmico geral das crianças, melhorando suas habilidades de leitura, escrita e matemática. Além disso, o desenvolvimento da fluência em múltiplos idiomas pode aumentar a capacidade dos alunos de aprender novos conceitos e adaptar-se a diferentes ambientes de aprendizado.

  1. Preparação para o futuro profissional:

Em um mundo cada vez mais globalizado, a fluência em mais de um idioma é uma habilidade altamente valorizada pelos empregadores. O ensino bilíngue prepara as crianças para competir em um mercado de trabalho diversificado e em constante evolução, fornecendo-lhes as habilidades linguísticas e interculturais necessárias para ter sucesso profissional.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp