26/03/2024 às 11h28min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h02min

Dia Mundial do Teatro: Uma Jornada atemporal através da arte e filosofia

Podcast celebra o dia mundial do teatro com reflexões e perspectivas

amarildo barros
https://nova-acropole.org.br/podcast
pixabay
Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, 27 de março, a Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil destaca a importância desta arte que tem sido uma poderosa ferramenta para a expressão da condição humana e do desenvolvimento cultural da sociedade.
Em uma conversa com o professor Marcelo Silveira da Nova Acrópole Curitiba, no mais recente episódio do Podcast Filosófico, mergulhamos na essência e na história do teatro, explorando suas raízes na Grécia Antiga até sua evolução nos palcos modernos, ressaltando seu papel filosófico e pedagógico na sociedade.

Desde as primeiras manifestações teatrais nas civilizações grega e egípcia, o teatro serviu como um espelho da sociedade, refletindo valores, desafios e aspirações humanas. Através de trágicos gregos como Ésquilo, Sófocles e Eurípides, até os rituais dramáticos do Egito Antigo, o teatro tem sido uma expressão de crenças, mitos e histórias que moldam nossa compreensão do mundo.

Marcelo Silveira nos lembra de que, no coração do teatro, reside a capacidade de evocar a reflexão, a transformação e o questionamento. É uma arte que desafia, conforta e, acima de tudo, conecta o ser humano às verdades universais e as suas próprias interioridades. Através da representação de histórias, o teatro atua como um veículo para o autoconhecimento e a evolução social, convidando o público a fazer uma viagem introspectiva e coletiva.

Celebrar o Dia Mundial do Teatro é, portanto, celebrar a riqueza da expressão humana e a sua contínua busca por significado. A Nova Acrópole do Brasil, através de suas atividades artísticas e filosóficas, permanece promovendo essa arte atemporal, encorajando a abordagem de suas muitas dimensões e seu potencial transformador.

Convidamos a todos para se juntarem a nós nesta celebração, relembrando que o teatro é mais do que entretenimento; é um encontro com o outro, com o mundo e, principalmente, com nós mesmos.

Confira o episódio clicando aqui. 

Podcast Nova Acrópole
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp