25/03/2024 às 08h47min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h06min

Pulgas, carrapatos, vermes: a importância de proteger os pets de parasitas o ano inteiro

Confira por que é essencial, para o pet e para as famílias, a proteção contínua e simultânea contra parasitas internos e externos

Luciana Santos Tardioli
www.meupet.elanco.com
Banco de imagens

Quem tem cachorro já sabe: brincar de bolinha no parque ou passear por gramados e se entrincheirar pelos cantinhos são algumas de suas atividades preferidas. Mas são também as formas mais comuns de contaminação por parasitas internos e externos, os vermes, carrapatos e pulgas. 

Para que os animais possam brincar livremente, é fundamental investir em proteção. Os parasitas, além de causarem desconforto, podem transmitir doenças graves, inclusive para humanos. “É preciso agir de forma integrada e adotar ações preventivas, como cuidados com o ambiente onde o animal vive e a utilização de produtos específicos, que são fundamentais para proteger a saúde dos animais e das pessoas com quem eles convivem. Isso inclui combater de forma eficaz e simultânea pulgas, carrapatos e vermes”, orienta Mariana Cappellanes Flocke, médica-veterinária e consultora técnica sênior de Pet Health da Elanco Saúde Animal.

Mariana destaca o conceito de saúde única, ou seja, cuidar da proteção dos pets para cuidar também da saúde dos humanos. “Sabemos que algumas das doenças que atingem nossos cães podem também ser transmitidas às pessoas (zoonoses), tornando essencial que os pets estejam com a proteção em dia e de forma integrada, ou seja, combatendo pulgas, carrapatos e vermes simultaneamente para garantir o bem-estar do animal e evitar riscos à saúde humana ”.

O desconforto mais comum causado pelos parasitas é a coceira, no entanto, suas consequências podem ser muito mais graves. Os carrapatos, por exemplo, são vetores de doenças hematológicas, conhecidas como "doença do carrapato", nas quais o parasita infecta as células sanguíneas e pode levar o animal a óbito. Entre essas doenças estão a erliquiose, babesiose, anaplasmose e rangeliose, transmitidas pela picada do carrapato Rhipicephalus sanguineos. Além disso, a febre maculosa, transmitida pelo "carrapato-estrela" (Amblyomma sculptum), pode infectar humanos e causar sérias complicações, incluindo danos a órgãos como coração e rins.

Já as verminoses também representam riscos à saúde dos pets – e de seus tutores. As manifestações clínicas nos cães variam de acordo com a carga parasitária e alguns podem ser alarmantes, como diarreia, apatia, perda de peso e vômito. “Por isso é fundamental a administração regular de antiparasitários ao animal, garantindo a proteção dele e de todos os integrantes da família”, reforça Mariana.

Esse alerta também vale para os tutores de animais que não têm acesso à rua. “Os responsáveis pelos pets têm contato com o meio externo e podem levar ovos, cistos e até pulgas e carrapatos para dentro de casa, por meio da contaminação de sapatos e vestimentas'', explica. “Por tais motivos, é fundamental atenção ao controle”. 

Prevenção é a estratégia mais inteligente

Agir de forma preventiva é sempre a melhor opção. Segundo Alessandro Orsolini, gerente sênior de marketing de Pet Health da Elanco Saúde Animal, a maior parte dos tutores aplica produtos em seus animais somente após a visualização dos parasitas. “O conceito de prevenção ainda não está consolidado no Brasil. Por isso, consideramos fundamental disseminar informações sobre os cuidados com os animais, com o uso periódico de produtos que combatam os parasitas externos simultaneamente, antes que eles contaminem os animais e o ambiente.”, afirma.

A Elanco possui soluções que podem ser indicadas conforme a necessidade e perfil do animal e do tutor. O comprimido mastigável Credeli™, por exemplo, garante uma proteção mensal contra carrapatos e pulgas em cães e uma nova solução da linha CredeliTM, o Credeli PlusTM, chegará aos pontos de venda em abril, oferecendo controle integrado de carrapatos, pulgas e vermes. 

Outra solução é a coleira Seresto™, que oferece proteção contínua contra carrapatos e pulgas* por 8 meses. “A coleira tem um excelente custo-benefício, além da comodidade. Ela não precisa ser removida durante o banho, por exemplo, pois é resistente à água”, observa Alessandro. 

Já para a profilaxia especificamente contra verminoses, a Elanco recomenda as marcas de parasiticidas DrontalTM e MilbemaxTM. A linha Drontal contém soluções diversas para o tratamento e controle dos vermes, como o DrontalPlus Sabor Carne, um comprimido mastigável que elimina os principais vermes intestinais em cães, agindo de forma rápida e eficiente, inclusive contra a Giárdia spp. Também disponível em suspensão oral, o Drontal Puppy é indicado para filhotes, não tem sabor amargo e garante a proteção dos animais a partir de 15 dias de vida. 

Já MilbemaxTM C é um vermífugo indicado para tratamento e controle de infecções intestinais por vermes redondos, achatados e prevenção da dirofilariose, o verme do coração. MilbemaxTM é um minicomprimido de dose única mensal, seguro para filhotes de cães, a partir de 15 dias de vida. Além disso, tem segurança comprovada para o uso em fêmeas gestantes, lactantes e para raças sensíveis, como Collies. 

“Temos muitas opções de antiparasitários para atender aos diferentes perfis e necessidades de animais e seus responsáveis. O importante é conversar com um médico-veterinário de sua confiança e avaliar qual alternativa é a mais adequada para o seu pet”, indica Mariana. 

“A Elanco tem um sólido compromisso com a saúde e o bem-estar dos pets e trazer informações assertivas e relevantes para os tutores é uma das responsabilidades. Nossa missão é contribuir para que mais de 40 milhões de pets recebam cuidados melhores por meio do trabalho com médicos-veterinários e responsáveis”, conclui Alessandro.

Para ficar por dentro de todas as novidades da Elanco visite o site meupet.elanco.com e acompanhe o perfil @elancopetsbr no Instagram.

* em cães

 

Sobre a Elanco 

A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de estimação, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy Purpose TM – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta. 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp