25/03/2024 às 17h12min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h06min

Primeira Roda de Choro do Conservatório de Tatuí abre a temporada com homenagem à Wanessa Dourado

A temporada 2024 do Clube do Choro prevê grandes artistas convidados, como Jane do Bandolim, Arnaldo Galdino, Alessandro Penezzi, Gabriela Machado, entre outros

Adriana Monori
Foto: Jane do Bandolim | Créditos: Instrumental Sesc Brasil
No ano de comemoração dos seus 70 anos, o Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – anuncia a programação da nova temporada do Clube de Choro. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Tatuí, a instituição prevê encontros musicais no Museu Histórico Paulo Setúbal, sempre na última terça-feira do mês. A primeira Roda de Choro, que homenageará Wanessa Dourado (In Memoriam), também será marcada pelo reconhecimento do choro como patrimônio cultural do Brasil – desde fevereiro de 2024.
O evento que está marcado para o dia 26 de março, às 17h, contará com a participação da convidada Jane do Bandolim. Intitulada como ‘Rainha do Bandolim Brasileiro’, a artista já se apresentou ao lado de Caetano Veloso, Hermeto Paschoal, dentre outras. Uma de suas apresentações foi abertura do concerto de João Gilberto, além de já ter participado como âncora e diretora musical do programa ‘Oficina do Choro’.

Em seu repertório sempre incluiu composições de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros, Bonfiglio de Oliveira, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Waldyr Azevedo, Antonio da Silva Callado, Catulo da Paixão Cearense, Radamés Gnatalli, Cartola, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, dentre outros. Participou da gravação do CD ‘Brasil revive o chorinho’ vol. I e II, como solista do grupo ‘Vou Vivendo’. Na TV participou dos programas ‘Alegria do Choro’, ‘Bem Brasil – Tributo a Jacob do Bandolim’, ‘Diário Paulista’, ‘Matéria Pública (TV Cultura)’, ‘25ª Hora’ (TV Record), ‘Programa do Záccaro’ (TV Bandeirantes), ‘Programa Encontro com Célia e Celma’ (Canal Rural), ‘Mulheres em Desfile’ (TV Gazeta) e ‘Especial com Adilson Godoy e Adriana Godoy’ (Rede Vida).

Além disso, o ‘Clube do Choro convida’ outros(as) artistas para compor a temporada de rodas de choro abertas ao público realizadas pelo Conservatório de Tatuí. Entre os nomes em negociação estão: Arnaldo Galdino (Arnaldinho do Cavaco), Alessandro Penezzi, Gabriela Machado, Carla Ponsado, Pedro Paes, Sergio Albach e Katia Preta. A programação está sujeita a alterações, dependendo da disponibilidade dos(as) artistas. Vale lembrar que o projeto reúne estudantes, artistas e admiradores do gênero musical para trocar informações, conhecimentos e estimular a prática do Choro.

SERVIÇO
*Programação sujeita a alterações

Clube do Choro do Conservatório de Tatuí convida Jane do Bandolim
Data: 26 de março de 2024, terça-feira
Horário: 17h
Local: Museu Histórico Paulo Setúbal
Praça Manoel Guedes, 98, Centro, Tatuí-SP
Evento gratuito


**
Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura. 
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp