25/03/2024 às 16h00min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h02min

Projeto “Baú Mágico” buscar estimular o hábito da leitura infantil em Sorocaba

A ação, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de março, têm o objetivo de incentivar o hábito da leitura em crianças de 6 a 12 anos de instituições públicas

Da redação
Divulgação

O Projeto “Baú Mágico” realizará, entre os dias 25 e 27 de março, sete oficinas de contação de histórias e sete doações de estruturas de bibliotecas para os estudantes do ensino infantil de instituições públicas de Sorocaba (SP). O projeto é gratuito e conta com intérprete de libras, livros em braile e disponibilização do vídeo da oficina com intérprete de libras e audiodescrição gratuitamente na internet.

 

De acordo com os organizadores, cada oficina, que é acompanhada de uma doação, deverá atender cerca de 70 crianças, o que beneficiará mais de 490 estudantes. O projeto "Baú Mágico" doará estruturas de bibliotecas, com um vasto acervo de livros infantis, fantoches em feltro e brinquedos culturais, como quebra-cabeças e blocos estruturais para a formação de maquetes, entre outros.

 

Além disso, o projeto contempla a realização de oficinas de leitura e contação de histórias, cada uma com até 70 crianças e duração de 90 minutos. Todas as ações são gratuitas, realizadas em instituições sem fins lucrativos, hospitais públicos ou centros culturais.

 

O projeto "Baú Mágico" visa viabilizar que as instituições sem fins lucrativos tenham influência sobre a relevância da leitura, com o objetivo de trabalhar a habilidade e criatividade para estimular a imaginação e organização do pensamento. O intuito é fomentar a inclusão social como um importante complemento pedagógico.

 

A prática da leitura proporciona diversos benefícios aos leitores. Se estimulada desde a infância, os impactos positivos são muito maiores, já que as crianças podem desenvolver a compreensão, raciocínio, concentração e memória, além de estimular a capacidade criativa e comunicação.

 

Estruturas

 

As estruturas contam com 60 livros infantis clássicos, bem como obras literárias brasileiras para as oficinas de leitura e contação de histórias, sendo 50 impressos no formato tradicional e 10 em braile.

 

Também há um acervo de 20 fantoches de mão em feltro, que acompanham e enriquecem as oficinas de contação de histórias. Conta com 10 jogos e brinquedos culturais, que possibilitam a sintetização da contação de história de forma viva, divertida e lúdica, como blocos, quebra-cabeças cenográficos, jogos da memória e estruturas lógicas.

 

Oficinas de contação de história e leitura

 

Nas oficinas de contação de histórias, os participantes serão iniciados no mundo da leitura por meio de atividades lúdicas e imersivas, em que os alunos não serão apenas espectadores, mas também atuarão nas práticas de fomento à leitura, com criação de personagens e desenvolvimento de histórias e contos.

 

O objetivo é proporcionar, de forma participativa, o contato com obras infantis brasileiras, com desenvolvimento do improviso, criação do enredo, localização no contexto, oralidade, impostação de voz, habilidade e criatividade, visando o estímulo de imaginação e organização do pensamento.

 

O projeto é indicado para crianças de 6 a 12 anos, alunos de instituições sem fins lucrativos, hospitais públicos ou centros culturais. Cada oficina contará com até 70 participantes.

 

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, apresenta o projeto “Baú Mágico” com patrocínio da empresa Coop – Cooperativa de Consumo, produção da Faço Arth Produções e apoio da Komedi e Vida Flats.

 

“O Projeto Baú Mágico trata de uma excelente iniciativa que visa levar ainda mais cultura aos estudantes de Sorocaba (SP) e, ao mesmo tempo, uma forma de despertar neles o interesse pela leitura. E é nisso que acreditamos, no poder transformador da arte, da cultura e da educação.”, destaca Luciana Benteo, coordenadora de Responsabilidade Social da Coop (Cooperativa de Consumo).

 

Sobre a Coop - Cooperativa de Consumo: Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 34 unidades de varejo alimentar, sendo 26 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 73 drogarias, além dos canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

 

 

Sobre o ProAC: É um programa do Governo do Estado de São Paulo, no Brasil, voltado para o incentivo e financiamento de projetos culturais em diversas áreas, tais como música, teatro, dança, literatura, artes plásticas, audiovisual, entre outras. O objetivo do ProAC é fomentar a produção artística e cultural no estado, apoiando artistas, produtores e grupos culturais por meio de editais e concursos públicos. O programa oferece recursos financeiros para viabilizar a realização de eventos, espetáculos, exposições, publicações e outras atividades culturais, contribuindo assim para o enriquecimento e diversidade da cena cultural paulista.

 

Serviço:

“Baú Mágico” em Sorocaba/SP
 

Datas, horários e locais:

25/03/2024 - 10h00

Pastoral do menor (Laranjeiras)

Rua Menaldo Costa Silva Rodrigues, 546 - Pq Laranjeiras.

 

25/03/2024 - 14h00

Ação comunitário Inhayba

Rua Estrada do sol, 250 - Bairro Inhayba.

 

26/03/2024 - 10h00

Caps Bem Querer (Regional leste)

Rua Manoel Padilha de Oliveira, 23, Jd. Piratininga.

 

26/03/2024 - 14h00

Caps Ser e conviver (Regional sudoeste)

Rua Luiza de Carvalho, 108 - Bairro: Jd. Pagliato

 

27/03/2024 - 08h30

Pastoral do menor (Habiteto)

Rua Prof. Jorge Carvalho de Moraes, 305, (Antiga rua cinco, 95), Conj Hab. Ana Paula Eleotério.

 

27/03/2024 - 13h00

Pastoral do menor (São Bento)

Rua Doraci do Amaral, 104.

 

27/03/2024 - 15H30

Pastoral do menor (Brigadeiro Tobias)

Rua Joaquim Roque de Oliveira, 326 - Brigadeiro Tobias - (Capela São Rafael).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp