25/03/2024 às 16h48min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h02min

Dia do Contador de Histórias: celebrando a magia da narrativa

Data foi comemorada no dia 20 de março

Instituto Âncora Educação
Divulgação
Por Paula Cardoso*

Para entrar no universo infanto-juvenil, o adulto precisa primeiro fascinar a criança. A arte de conduzir esse fascínio é dominada com maestria pelos contadores de histórias- que, por meio da magia da narrativa, conseguem contribuir para a preservação cultural e desenvolvimento pessoal e educacional de crianças e jovens.

As tradições culturais e as histórias de uma comunidade são repassadas de geração em geração pelos contadores. Eles são guardiões vivos de lendas, mitos, histórias e contos. Além disso, têm o poder de conectar emocionalmente as pessoas. Quando uma criança ouve uma história, por exemplo, ela pode se identificar com os personagens ou com os acontecimentos da narrativa, pode compreender diferentes comportamentos ou pontos de vista, desenvolvendo assim a empatia pelos outros.

A imaginação e a criatividade também ganham impulso com as contações. As histórias oferecem um mundo de possibilidades onde crianças e jovens podem explorar novas ideias, lugares e personagens, ampliando assim suas referências, imaginários e vocabulários.

O professor que também é contador de histórias, além de encantar os alunos, pode transformar vidas. O Instituto Âncora Educação, por exemplo, recentemente lançou o livro “Histórias do meu lugar- conhecer para preservar”. Nele, os alunos se tornaram contadores de suas próprias histórias e tiveram a oportunidade de refletir sobre suas vidas e sonhos para o futuro, narrando suas imaginações e traçando suas perspectivas. Desse modo, por meio de uma abordagem educacional personalizada, os alunos se tornaram verdadeiros autores e contadores de suas histórias e transformaram suas vidas no hoje.

*Paula Cardoso é graduada em Educação Infantil (UFV) e especialista em Práticas Pedagógicas (UFOP) com ampla experiência na área de gestão, formação e capacitação de profissionais na área da Educação Pública. Atua como professora no Instituto Âncora Educação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp