22/03/2024 às 18h40min - Atualizada em 22/03/2024 às 20h08min

Coelhinho da Páscoa é só na historinha

Antes de ter um coelho, é preciso saber que o animal vive por 10 anos ou mais e exige conhecimento de como cuidar

BF3 Comunicação
Divulgação Dr. Hato
A Páscoa está chegando e com tantos significados a data é marcada com dois grandes ícones: o chocolate e o coelho. As tradições para comemorar são muitas e variam entre as famílias. Muitas fazem brincadeiras lúdicas como a caça aos ovos e a diversão pode ficar ainda mais interessante quando envolve descobrir as pistas que o coelhinho deixou.
Acontece que algumas pessoas acabam levando muito a sério essas brincadeiras e optam por envolver o animal de verdade como presente para as crianças o que faz com que, de acordo com ONGs e tutores que trabalham com resgate destes bichinhos, cresça exponencialmente o atendimento veterinário e o abandono deles passada esta época do ano.
“Nesse período após a Páscoa aumenta muito o número de abandono e resgate de coelhos, além do número de atendimentos clínicos no hospital por falta de conhecimento sobre os orelhudos. Por isso sempre falo sobre a posse responsável, que é um dos pilares do cuidado e bem estar dos pets, baseado na informação e consciência sobre os cuidados necessários que eles precisam para sentirem-se bem. Coelhos não são brinquedos.”, explica Kamal Achôa Filho, médico veterinário e coordenador do setor de animais silvestres e exóticos do Hospital Veterinário e Pet Shop Dr. Hato e pós-graduado em medicina veterinária de pets não convencionais.
Para tentar frear ou diminuir esta prática, as ONGs que trabalham com coelhos paralisam as adoções neste período próximo da Páscoa. Afinal, por falta de preparo, muitos animais acabam descartados ou negligenciados por quem os compra ou adota.
“Os coelhos não são pets convencionais, como cães e gatos, além de não serem nem pertencentes a nossa fauna, também não se classificam como silvestres, sendo, portanto, considerados exóticos. Suas particularidades exigem atenção, cuidado e, sobretudo, conhecimento”, alerta Kamal.
Desta maneira, caso opte por ter um coelho de estimação é necessário preparar o ambiente, ter a consciência de que os coelhos são seres sencientes e que não devem ser abandonados.
Por isso, a equipe do setor de animais silvestres e exóticos do Hospital Veterinário e Pet Shop Dr. Hato enumeram algumas informações importantes para quem quer ter um coelho: eles vivem por dez anos ou mais; precisam de espaço, alimentação e cuidados apropriados; necessitam de escovação – porque soltam muito pelo – e são seres vivos que merecem amor e respeito. Essas práticas fazem parte da posse responsável.
“A escovação diária é necessária porque eles acabam ingerindo pelos durante seu momento de asseio, podendo virar uma bola de pelo e necessitando de uma intervenção veterinária. Além disso, é preciso adaptar o ambiente que o coelho vai viver, escondendo fios, tomadas, tapetes e tudo mais que eles possam roer (apesar de roerem, os coelhos não são roedores, mas sim pertencem a ordem dos Lagomorfos)”, explica o veterinário.
Existem ainda outros detalhes e especificidades destes animais. “Os dentes dos coelhos nunca param de crescer, então é importante fornecer uma alimentação com bastante fibra, como feno de capim e verduras escuras, que auxiliam no desgaste natural dos mesmos” aponta Kamal.
Entender o comportamento do novo bichinho de estimação é essencial. “E o mais importante: se o coelho estiver mais quietinho, diminuir a frequência com a qual se alimenta, diminuir a frequência de fezes ou diminuir o tamanho das fezes, procurar o serviço”, finaliza o médico veterinário.

Sobre o Hospital Veterinário e Pet Shop Dr. Hato
Dr. Hato possui 3 unidades na região do Grande ABC (2 delas com hospital veterinário com atendimento 24h e pet shop), e 1 loja (pet shop) no Jardim Paulista - São Paulo - SP, totalizando mais de 13.000 m² de estrutura e cerca de 400 colaboradores. Além disso, desde 2018, possui uma loja on-line com diversos produtos e acessórios para pets.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp