22/03/2024 às 09h05min - Atualizada em 22/03/2024 às 20h03min

Exposição “Avesso do avesso” pode ser visitada até 3 de abril, em Franca

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
A arte do bordado atrelada à reflexão sobre questões de gênero e do trabalho. Esse é um dos propósitos do artista visual, Julian Campos, com a mostra "Avesso do avesso", exposta desde 1º de março no LAB – Laboratório das Artes, em Franca (SP), que fica na Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação. A visitação está aberta, gratuitamente, até 3 de abril (quarta-feira).
  

Franca é a primeira cidade a receber a exposição individual. Na sequência, a produção segue para Ribeirão Preto, de 24 de maio a 6 de julho, no MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. Depois, o destino da mostra é no litoral do Estado de São Paulo, no Palácio das Artes de Praia Grande, em julho. "Avesso do avesso", série iniciada em 2018, reúne 60 bordados de Julian Campos criados a partir de toalhas e artigos encontrados em brechós e bazares de caridade de São Vicente/SP, onde o artista reside e trabalha.

A primeira edição desta exposição aconteceu em 2022, na Galeria de Arte do Centro de Atividades do Sesc Palmas, em Palmas/TO, seguida da exibição no Museu de Arte Decorativa de Uberaba/MG, no ano passado. Obras desta série já foram selecionadas e expostas em diversos salões de artes do Brasil, com destaque para o 52º SAC - Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, em 2023, onde um tríptico de bordados recebeu o Prêmio Prefeitura de Piracicaba e hoje faz parte do acervo público da cidade. Outros nove trabalhos da série "Avesso do avessoparticiparam do 28º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande/SP, onde tam" bém receberam Menção Honrosa do Júri.
  

A itinerância da mostra foi contemplada pelo edital ProAC 13/2023 - Artes Visuais - Circulação de Exposição, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

Inspiração 
Ao criar novos bordados nas peças que garimpa, representando as suas próprias mãos e os gestos comuns do ato de bordar, Julian Campos investiga o seu lugar como artista homem que pesquisa, produz e faz uso de uma técnica historicamente colocada como um fazer doméstico da mulher – o bordado.

Os trabalhos presentes na exposição surgiram a partir deste novo olhar do artista sobre a prática tradicional do bordado e o lugar dos fazeres manuais dentro da Arte Contemporânea. A intenção foi gerar reflexões sobre temas como trabalho e gênero. Segundo ele, “estas peças antigas bordadas de uso doméstico evocam uma memória afetiva que permite criar diálogos sobre os assuntos que interessam na sua pesquisa”, explica o artista visual.

Sobre o artista
Julian Campos é artista visual, ilustrador e produtor cultural. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Santa Cecília de Santos, realiza trabalhos em diversas técnicas que prezam o fazer manual, como gravura, bordado, cerâmica e colagem, tendo o desenho como assunto e linguagem artística sempre presente em sua produção. É artista colaborador do Núcleo de Livros de Artista, da Casa Contemporânea, em São Paulo/SP, onde coordena o Grupo de pesquisa e produção em Bordado Livre e seus diversos suportes – Entre Pontos. Ministra cursos e oficinas em espaços culturais como unidades do SESC, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

Tem participado de exposições, mostras e salões de artes no Brasil e no exterior com sua produção voltada à linguagem gráfica – gravura, desenho, bordado e livro de artista.

SERVIÇO
Exposição “Avesso do avesso”, de Julian Campos
Data: Até 3 de abril de 2024
Local: LAB - Laboratório das Artes (Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação – Franca/SP)
Informações: (16) 3722-5004

Programação
Visitação aberta ao público:
Até 3 de abril de 2024
Segunda a sexta, das 10 às 12h e das 14h às 17h
Entrada gratuita e Classificação Livre
Agendamento para grupos: (16) 3722-5004

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp