20/03/2024 às 12h11min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h08min

Cia Truks apresenta duas peças em escolas municipais de São Bernardo do Campo e Cubatão

As sessões de Expedição Pacífico, pelo projeto Os Caminhos do Lixo, e Pipo e Fifi, acontecem dias 26, 27 e 28 de março e têm o patrocínio da Tegma

D. Pontes
Divulgação
Um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a Cia Truks, leva para São Bernardo do Campos e Cubatão dois dos seus principais espetáculos: Expedição Pacífico e Pipo e Fifi. As sessões acontecem nos dias 26, 27 e 28 de março e têm o patrocínio da Tegma, por meio da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal.

PIPO E FIFI

O espetáculo faz uma fidelíssima transição, para os palcos, da obra literária de mesmo nome, da premiada autora CAROLINE ARCARI. A peça é uma importante ferramenta de proteção para os pequenos, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando para as crianças caminhos para a proteção contra abusos sexuais.

“Com este espetáculo, fazemos um alerta – é preciso entender os sinais e impedir que a violência sexual contra as crianças se consume ou continue. Oferecemos um bom escudo para que as crianças aprendam como e saibam que podem sim, se defender dos abusos”, comenta Henrique Sitchin, diretor da Cia Truks.

A apresentação teatral conduz as crianças por um universo lúdico e mágico, construído pela força dos tradicionais bonecos da Cia Truks, que parecem até mesmo respirar em cena, tamanha a qualidade de sua animação. Mesclando momentos de muito humor com outros de delicada poesia, o espetáculo traz para a cena a mesma  sensibilidade  com  que  o tema  é abordado  no  livro  Pipo  e  Fifi.

Relação das apresentações

Dia 26/03, terça-feira às 10h e 14h
EMEB Ivaneide Nogueira, São Bernardo do Campo
Rua Hugo Vieira Pinto, 602 - Riacho Grande, São Bernardo do Campo

Dia 28/03, quinta-feira  às 10h e 14h
Associação Casa da Esperança e Cidadania “Dr. Leão Moura"
R. São Luís, 112 - Vila Nova, Cubatão

Ficha Técnica

TEXTO - Caroline Arcari. ADAPTAÇÃO - Henrique Sitchin. DIREÇÃO - Henrique Sitchin e Gabriel Sitchin. ELENCO - Aguinaldo Rodrigues, Stefany Araújo, Michelle Racanelli e Thais Rossi. MÚSICAS - Yuri de Francco. CENOGRAFIA E BONECOS - Cia. Truks. PRODUTORA - Adryela Rodrigues.

EXPEDIÇÃO PACÍFICO (PROJETO OS CAMINHOS DO LIXO)



O lixo é um dos maiores problemas ambientais do nosso tempo. O plástico descartado pelo ser humano se acumula nos oceanos causando, entre outros graves problemas, a morte de animais. Enormes ilhas de plástico ficam concentradas em pontos específicos do oceano. Elas se formam devido à ação dos ventos e das correntes marítimas rotativas, que funcionam como redemoinhos, aprisionando esse material nos giros oceânicos, formando gigantescas "ilhas de plástico".

Nesse espetáculo a Cia. Truks trata de fazer da grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico - cuja extensão já é maior do que vários Estados do Brasil juntos - uma sutil alegoria de situações do nosso cotidiano. Na história, dois “carroceiros” conduzem uma carroça de lixo repleta de descartes. São gente simples e humilde, seres humanos marginalizados pela sociedade, tratados à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano. No entanto, na peça eles são representados como verdadeiros poetas.

Exposição Sensorial
Em cada escola será montada uma exposição, com material reciclável, formada por quatro fases: Caminho sensorial, montanha de lixo, objetos com material que seria descartado e banners explicativos sobre o ciclo de vida do lixo no meio ambiente, o tempo de decomposição dos materiais, o papel dos catadores de lixo e doenças decorrentes do acúmulo de lixo a céu aberto, entre outros temas. Tudo será montado e desmontado no espaço da escola no mesmo dia da apresentação.

Relação das apresentações

Dia 27/03 | 10h e 14h
E.E. Dr. Mathias Octávio Rôxo Nobre
Estrada Galvão Bueno, 4983 - Batistini - São Bernardo do Campo/SP
Ficha Técnica

Texto: Henrique Sitchin, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Direção: Henrique Sitchin. Elenco: Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Operação de som e iluminação: Maria Angélica Xavier. Criação e Confecção de Cenografia e Formas Animadas: Dalmir Rogério Pereira, Gabriel Sitchin, José Valdir Albuquerque, Henrique Sitchin e Rogério Uchoas. Trilha Sonora e Iluminação: Henrique Sitchin. Produção Geral: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural. Exposição: José Valdir Albuquerque e Henrique Sitchin.
Cia Truks
A Cia. Truks é referência nacional na arte do teatro de animação, com 34 anos de atividades e mais de 9.000 apresentações realizadas no Brasil e em 12 países, com mais de 40 prêmios, indicações e menções honrosas, além de 6 livros publicados. Também coordenou por 10 anos o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo.

Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br

Sobre o patrocínio:

A Tegma é uma empresa especializada em operações complexas e de alta criticidade, oferecendo uma gama completa de serviços, com foco em logística integrada e logística de veículos, há mais de 50 anos no mercado. A Tegma está patrocinando o projeto Caminhos do Lixo, PRONAC 193258, com a peça Expedição Pacífico e Pipo e Fifi, PRONAC 231661, da Cia Truks, por meio da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp