20/03/2024 às 17h17min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h06min

Espetáculo “(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração” chega à Casa do Vovô, neste sábado (23)

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
No próximo sábado (23), o Grupo de Teatro LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá apresenta o espetáculo “(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração” na Casa do Vovô, em Ribeirão Preto, às 15h. Neste ano, o projeto, que é contemplado pelo edital 02/2023 do ProAc (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, teve início em fevereiro e já passou por ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) em Sertãozinho, Taquaritinga, Matão, Araraquara, Porto Ferrreira e São Carlos. 
   
Apresentação em Araraquara 

Em cada instituição atendida, a programação acontece em duas fases. No primeiro encontro, os idosos experimentam a oficina de dança-teatro. São 2 horas e 30 minutos de uma vivência pontuada por um repertório de canções que estão registradas no inconsciente coletivo ou fazem parte do imaginário popular, buscando um elo direto de identificação com o público.  Já o espetáculo tem a duração de 25 minutos e valoriza a experiência dos idosos, o que não se restringe apenas a apreciar a apresentação como plateia, mas sim integrar-se ao elenco como artista. Cada ILPI tem a sua própria maneira de compor o evento, convidando profissionais, familiares e amigos. 

Apresentação em Matão

O grupo contempla quatro gerações em seu elenco, na faixa etária de 21 a 60 anos. Participam a atriz-dançarina Renata Martelli e a coreógrafa Renata Defina, que ministram a oficina de teatro. No espetáculo, se juntam a elas: a atriz dançarina Rosana Pavinski, Pedro Sossego (baixo elétrico e canto), André Cruz (ator-dançarino) e o jovem pianista e cantor Nicolas Trivialato.

O intercâmbio geracional entre LOS MUCHOS e os idosos das instituições é um ponto celebrado pelo grupo.  “Essa mistura de idades é uma riqueza para todos nós. Além disso, pessoas de todas as faixas etárias podem assistir e se divertir também - pela leveza, pela alegria, delicadeza e consistência”, entrega a atriz Renata Martelli.

Palco X plateia
“(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração” é um espetáculo leve, que utiliza o humor para convidar à diversão, mas ganha camadas mais profundas na medida em que abre espaço de fala e manifestação de pessoas entregues ao anonimato dentro de suas próprias vidas, entre outras percepções. O objetivo da trupe é despertar o desejo da expressão artística dos participantes propondo um mergulho nas memórias afetivas. A intenção é valorizar os participantes, seus saberes e seus talentos individuais, de forma a despertar neles o desejo e a vontade de fazerem parte do espetáculo, subindo ao palco com os atores e músicos profissionais.

“Este trabalho está muito ligado a oferecer aos idosos, como protagonistas, a oportunidade de uma vivência divertida na dança, na música e no teatro”, comenta Renata Defina. “O ponto central é o protagonismo dos idosos na ação. Há, por vezes, certo saudosismo, próprio desse período da vida, mas tudo flui num misto de força, medo, coragem e alegria”, completa Renata Martelli.

A ideia de levar a produção para outros espaços nasceu após a experiência no SESC, em 2023, e chega nesta nova temporada moldada na necessidade de idosos verem no palco as suas referências culturais, pouco contempladas pelas propostas artísticas de maneira geral. “Por diferentes razões, nossa sociedade tira do idoso o protagonismo na cena do pertencimento. E esse acolhimento é uma necessidade”, conclui a atriz Renata Martelli.

Agenda aberta à comunidade
O projeto encerrará a turnê no dia 21 de maio, com apresentação gratuita e aberta ao público, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. Neste dia, participarão idosos convidados que já integraram o projeto. Também será exibido um minidocumentário mostrando partes da construção do trabalho, trechos das peças apresentadas, depoimentos dos integrantes do grupo e dos idealizadores do projeto.

Com a finalização deste projeto, o grupo visa compartilhar o processo, dar voz aos idosos das instituições, promover auto reflexão e servir de inspiração para quem estiver na plateia.  Após a estreia, o minidocumentário será disponibilizado no canal do YouTube do grupo.   

Sobre o LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá
Há mais de 25 anos, o grupo realiza espetáculos que se caracterizam por uma linguagem simples, acessível, divertida e mambembe, remetendo ao dramalhão circense, ao teatro de rua e ao brega. Tangos, boleros, tchá-tchá-tchá, canções populares, bregas ou cafonas. Tudo o que está no inconsciente coletivo ou no imaginário popular torna-se elemento e suporte para criação. 

Sobre o espetáculo
Em cena, dois músicos, duas atrizes e um ator “contam a história” através de canções executadas ao vivo e dançadas de forma teatral não representativa. A intenção é ampliar perspectivas e desdobramentos que as baladas sugerem. Cada música tem seu enredo. Quando colocadas numa determinada sequência inspiram novas narrativas de forma não explícita, tecendo uma dramaturgia única, talhada ao trabalho. 

A estética brega é soberana e está presente no gestual, nas soluções cênicas, na vestimenta, no maneirismo/afetação, no exagero e também em situações clichês que o grupo não se intimida em realizar. Embora essa estética seja historicamente desvalorizada, o grupo faz uma reverência a ela, enaltecendo-a e colocando-a de forma sofisticada, porém simples, em lugar de prestígio.
 
SERVIÇO 
Espetáculo de dança-teatro “(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração” - com o Grupo de Teatro LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá

Próximas apresentações: 
Data e horário: 23/03 (sábado) | 15h
Local: Ribeirão Preto (Casa do Vovô)
Endereço: R. Tapajós, 2847-2909 - Ipiranga, Ribeirão Preto – SP
 
Data e horário: 21/05 | *A definir horário
Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Alto do São Bento, s/nº) 

OBS> Apresentação aberta e gratuita. Classificação livre.
Instagram: @grupolosmuchos/
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=obER9pYmrBQ

Ficha técnica
Direção Artística: Renata Martelli
Coreografia: Renata Defina
Ator-dançarino: André Cruz
Atriz-dançarina:  Renata Martelli
Atriz-dançarina: Rosana Pavinski
Músico (baixo elétrico e canto): Pedro Sossego
Músico (piano e canto): Nicolas Trivilato 
Designer Gráfico: Daniel Bendasoli
Figurinista e Costureira: Zezé Querubin
Iluminação (Designer de Luz e Operação):  Michel Masson 
Produção Executiva: Erica Santos
Assistente de Produção: Luis Paulo dos Santos 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp