21/03/2024 às 13h43min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h06min

Zona de Propulsão Lança Metaverso para Música e Tecnologia no Verão do Rio de Janeiro com dez shows gratuitos no LabSonica

Iniciativa é um mergulho em um novo universo de música e tecnologia

SNA Assessoria Empresarial
https://midianinja.org
Mídia Ninja

Foto: Mídia Ninja

Legenda: Na luta contra a escassez de recursos e visibilidade, a Zona de Propulsão surge como um farol de oportunidades e crescimento para diversas cidades do país

Dez bandas do estado do Rio de Janeiro foram selecionadas pela Zona de Propulsão, MAIS e Mídia Ninja para apresentarem seus shows de forma virtual e presencial no lançamento de um metaverso na próxima sexta-feira (22) no LabSonica, o laboratório de experimentação musical do instituto Oi Futuro, no Flamengo, com entrada gratuita. O projeto apresenta uma iniciativa pioneira que redefine a interseção entre música, tecnologia e cultura.

Um palco virtual foi criado para artistas cariocas e fluminenses, com o intuito de proporcionar uma plataforma para que suas obras sejam transmitidas para o mundo através do metaverso. O objetivo é impulsionar o mercado independente de música brasileira, explorando as vastas oportunidades oferecidas pela internet e o compartilhamento global de conhecimento.

O lançamento do Metaverso da Zona de Propulsão é um marco importante nesse esforço colaborativo e promete ser uma experiência inovadora que conecta mentes criativas do mercado da música e tecnologia.  O projeto tem patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio cultural do Estudio Krya e do Labsonica, laboratório de experimentação musical do instituto Oi Futuro.

Conheça as bandas selecionadas:

Mediante um edital, a equipe selecionou, de forma democrática, 10 artistas de todo o estado do Rio de Janeiro.
Olhar dos Cria (São João de Meriti)
Adrielle (Nova Iguaçu)
Kaique Theodoro
Canto Cego (Rio de Janeiro)
Azizi (Rio de Janeiro)
Bianco Marques (Barra Mansa)
Phil Wennerstrom (Rio de Janeiro)
Josiel Konrad (Nova Iguaçu)
Lorena Nunes (Rio de Janeiro)
DJ Imperatriz (Nova Iguaçu)

Sobre o Metaverso da Zona de Propulsão:
O lançamento do Metaverso oferecerá uma experiência envolvente, transcendendo fronteiras físicas e ampliando o alcance da cena artística. Durante o evento, diversas apresentações ocorrerão simultaneamente tanto no Futuros - Arte e Tecnologia quanto na plataforma virtual, conectando participantes de diversas localidades.

"Estamos entusiasmados em inaugurar esse novo capítulo da Zona de Propulsão, unindo música, tecnologia e cultura de uma forma nunca vista antes. O Metaverso representa uma oportunidade emocionante para explorar novas formas de expressão artística e conectar comunidades em todo o mundo." - Dai Brasil - MAIS.

“O LabSonica é um lugar único no Brasil, porque tem uma abordagem 360 graus do ecossistema da música e do som. A realização do Zona Propulsão no Lab Oi Futuro e no centro cultural se encaixa perfeitamente na proposta do espaço e estamos ansiosos para conferir o que virá”, afirma o gerente de cultura do Oi Futuro, Victor D’Almeida.

Não perca essa oportunidade de participar de um evento que promete revolucionar a conexão entre música, tecnologia e cultura no Rio de Janeiro. A Zona de Propulsão espera por você!

Sobre o instituto Oi Futuro
O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.
 
Desde 2005, o Oi Futuro mantém o Futuros – Arte e Tecnologia, um centro cultural no Rio de Janeiro com uma programação diversa e inovadora, que valoriza a convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia. Com média de 100 mil visitantes por ano, o espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e também o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum oferece experiências imersivas e interativas que convidam o público a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.
 
O Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que já apoiou mais de 2.500 projetos culturais em todo o país ao longo de 17 edições realizadas por editais públicos. Ainda na área cultural, o instituto idealizou e mantém o Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura e formação para artistas, profissionais e empreendedores da Economia Criativa.
 
Na área de Inovação Social, o Oi Futuro lançou em 2017 o laboratório de soluções singulares e de impacto para as cidades e a gestão cultural. Desde então, já foram realizados 9 ciclos de aceleração com 143 organizações e negócios de impacto social, impactando diretamente mais de 1.150 gestores sociais com cerca de 14.700 horas de mentorias realizadas. O Oi Futuro tem promovido, assim, um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para organizações e empreendedores comprometidos com a transformação de impacto. O Oi Futuro valoriza a diversidade e esse posicionamento se reflete nos números dos programas de aceleração: 52% dos gestores líderes não brancos e 53% são mulheres.

 
Sobre o LabSonica


O LabSonica é o laboratório de experimentação sonora e musical do instituto Oi Futuro, com sede no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Inaugurado em 2018, o espaço promove residências artísticas, shows e ciclos de aceleração de carreiras e projetos, visando estimular a criatividade e a inovação no campo do som e da música. O laboratório é o ponto de encontro de criadores e fazedores de diversas áreas e oferece a infraestrutura necessária para que bandas, músicos, produtores, pesquisadores da arte sonora, gravadoras independentes, desenvolvedores e outros talentos realizem seus projetos sonoros e viabilizem produções independentes. Ao longo dos últimos cinco anos, o espaço recebeu mais de 430 artistas da música brasileira, dentre eles Ney Matogrosso, Zelia Duncan, Pedro Luis e Bala Desejo, e promoveu mais de 2.100 horas de formação sobre a indústria musical, dentre cursos, oficinas e residências.

Serviço:
Data: 22 de março de 2024
Local: LabSonica - Instituto Oi Futuro
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 107 - Flamengo, Rio de Janeiro
Horário: Das 14h às 20h
Entrada franca

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp