21/03/2024 às 11h43min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h02min

Evento reúne especialistas para tratar de Educação Infantil

O público, em sua maioria educadores que trabalham direto com a primeira infância, acompanhou com interesse a exposição de experiências internacionais

Renato Santos Miranda
Vereadora Janaína Lima na abertura do evento de Educação - foto divulgação
A presença de mais de 1.800 professores e o alto padrão das palestras em torno do tema “Experiências Educacionais Latinas” proferidas por mestres do Brasil e convidados do exterior, marcaram o evento promovido nesta quarta-feira (20/03) pela vereadora Janaína Lima e pela Phorte Editora, no Memorial da América Latina. Com mediação do educador Cristiano Alcântara, o encontro contou com a presença do Secretário Municipal de Educação Fernando Padula.

O público, em sua maioria educadores que trabalham direto com a primeira infância, acompanhou com interesse a exposição de experiências concretas com professores como Tetê Brandão, idealizadora da Aldeia da Infância, escola de educação infantil revolucionária, da cidade de Aldeia, em Pernambuco. Ela falou sobre a linha pedagógica da escola, que ensina a criança a viver e aprender com o cotidiano. "Crianças pequenas precisam ter espaço de vida. A Aldeia é uma utopia realizada". explicou Tete Brandão.

Os espanhóis, Vicente Blanco e Salvador Cidras, falaram do valor da arte na educação. "O aprender vem através do fazer, e isso não era contemplado nas escolas” afirmaram. Também da Galicia, a mestre Angeles Albellera trouxe sua visão sobre como o professor deve se relacionar com a criança. Ela emocionou o público ao contar que uma aluna declarou que era infeliz em casa e que os momentos felizes eram quando estava na escola.
No início da tarde a dupla Alejandra Dubuvic e Alejandra Cippitelli apresentou projetos pedagógicos inovadores. Dubovic fez questão de destacar que "uma criança não acorda e cai na escola. Há uma trajetória antes, cada caminho diferente e cada criança diferente". O encerramento coube a Eliana Bhering, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, que falou sobre a avaliação da educação infantil trazendo fatos reveladores.

A vereadora Janaína Lima, autora do Marco Legal da Primeira Infância, recebeu o secretário municipal da Educação, Fernando Padula, e enfatizou a importância da iniciativa que zerou o déficit nas creches. O secretário Fernando Padula que destacou o fato de o encontro tratar do aprimoramento e formação dos professores que se inscreveram para os trabalhos.

O diretor da Phorte Editora, Fabio Mazzonetto, disse que o evento faz parte da missão da editora que pretende chegar a 14 títulos na Educação Infantil, que interessa para esse público. Ele elogiou a vereadora Janaína Lima e disse que ela foi de fundamental importância para a realização do evento. “Ela tem o DNA para esse tipo de situação. Ela tem construído uma realidade diferente para a educação, não só para São Paulo, mas para educação nacional. Quando se trata do Marco Legal da Primeira Infância e se constrói da maneira como ela articulou, isso é digno de total elogio e de congratulações”. Disse o diretor da Editora.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp