19/03/2024 às 08h28min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h05min

Cooperativa goiana lança coleção que valoriza o Cerrado brasileiro

Com joias têxteis, bolsas, kimonos e peças decorativas, a Coleção Cerrado Seco traduz com o bordado a essência desse bioma tão rico. Os itens podem ser encontrados na loja Bordana, que fica no Bougainville em Goiânia, ou no Instagram da marca

Kasane Comunicação Corporativa
arquivo divulgação
O Cerrado se estende por nove estados brasileiros, cobrindo um quarto do nosso país, mas é no Centro-Oeste, entre os meses de maio e outubro, que esse bioma se pinta de laranja e é sobre isso que fala a Coleção Cerrado Seco, da Cooperativa Bordana. Composta por joias têxteis, bolsas, kimonos e peças decorativas, retrata a beleza da seca, do pôr do sol, do fogo que se apresenta, ora bem-vindo, como estratégia de renascimento, ora criminoso, como estratégia de desmatamento, e das flores tão próprias do Cerrado, que rompem o cenário marrom em cores diversas, em luta por sobrevivência.

Apresentadas em linho e texturas orgânicas, as peças foram bordadas em linhas coloridas naturalmente com urucum, cebola, romã, barbatimão e catuaba. Exploram o contraste e a luminosidade, com formas explosivas de flores como a Caliandra, o Imbiriçu e o Chuveirinho, em traços contemporâneos. “Falar de seca e fogo é também se colocar como observador da impermanência da natureza, de sua renovação constante e das rupturas necessárias para compreender os ciclos. O Cerrado vivo é dinâmico, rico e nos ensina a renascer”, explica a designer da coleção, Lucyana Azevedo.

Ela comenta que a Cooperativa Bordana, como loja hoje no Shopping Bougainville em Goiânia e vendas on-lines pelo Instagram, tem como missão valorizar e contribuir para a preservação desse bioma e que por meio da união de mulheres e linhas que se cruzam, retratam a biodiversidade de Goiás, coração do país, e também se renovam constantemente sempre abertas ao novo.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp