19/03/2024 às 12h40min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h02min

Última semana: Maricá comemora os 50 anos da Ponte Rio-Niterói com a nova edição da exposição CONEXÕES: O FUTURO

Certificada com selo carbono neutro, mostra de fotografia e imagens reflete sobre as ações presentes que impactam o futuro e apresenta uma cronologia da ponte inaugurada em 1974

V. Monteiro
Acervo Ecoponte
Com destaque para as paisagens da região serrana do Rio e da Baía de Guanabara, a  NOVA EDIÇÃO da exposição CONEXÕES: O Futuro – montada em contêiners marítimos - reúne imagens, fotografias e pequenos documentários.  A mostra estará aberta visitação gratuita até 24/03, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. Na Praça Orlando de Barros Pimentel (Praça da Matriz de Maricá), Maricá - RJ.

A exposição apresenta um olhar histórico sobre o Rio de Janeiro, reflexões sobre o futuro e o impacto de nossas ações sobre ele e integra as COMEMORAÇÕES dos 50 ANOS da Ponte Rio-Niterói. Nela, os visitantes terão acesso a uma cronologia da construção da Ponte Rio-Niterói, inaugurada em 1974. Uma conexão que, antes de sua existência, esteve muito presente no imaginário da população fluminense.

CONEXÕES: O Futuro chega a Maricá depois de passar por Teresópolis e Niterói. A mostra de fotografia e imagens que nos faz refletir sobre as ações presentes que impactam o futuro, é também certificada com selo carbono neutro.

 “A vida cotidiana se desenrola mediada por uma multiplicidade de encontros que unem e separam cada um dos seres vivos do planeta, do mais diminuto ao mais gigantesco. Em um mundo cada vez mais interativo e acelerado, o equilíbrio e a sustentabilidade são premissas fundamentais para a qualidade de vida do planeta”, explica a curadora Carmen Lucia de Azevedo. Também assina a curadoria Eduardo de Carvalho.

Com entrada gratuita, o visitante faz uma viagem no tempo, passando pela história da fundação do Rio de Janeiro, o enredo integra a história, os ecossistemas, as interferências do homem nesses territórios e, como elas influenciam em nosso presente e futuro. 

Integram a programação da mostra atividades como a oficinas de artes visuais, exibição de filmes ao ar livre (mostra em parceria com o Canal Curta), viagem com a realidade virtual (tecnologia que possibilita sobrevoar a Ponte Rio-Niterói e conhecer a sua estrutura por dentro) e o game interativo (para testar conhecimentos de uma forma muito divertida).

A Mostra Curta!Educação, em parceria com o Canal Curta,  acontece de terça-feira a domingo, a partir das 17h30 e traz filmes que se relacionam com os nove Eixos Temáticos da Exposição: Modernidade, História, Paisagem, Território, Cotidiano, Ponte Rio-Niterói, Construções, Ecossistemas e Mobilidade.

As atividades da exposição incluem o curso de artes visuais Fotografando com seu celular: noções básicas de fotografia, sob a coordenação de Davilym Dourado, fotógrafo e artista visual. Online e gratuito, vai ensinar o participante como aproveitar melhor a tecnologia do seu celular para produzir melhores fotografias.

Para recepcionar o público visitante, foi disponibilizada uma equipe educativa no local, inclusive com atendimento em LIBRAS (todas as sextas-feiras) e agendamento de grupos escolares deve ser realizado pelo e-mail [email protected], enviando os dados (nome do professor, telefone, e-mail, nome da escola, quantidade de alunos, data e horário preferencial). Material especialmente desenvolvido para professores e alunos, podem ser acessados de forma gratuita no site da exposição: EXPOSIÇÃO - Projeto Conexões (projetoconexoes.com.br).

O projeto tem patrocínio da Ecoponte, concessionária integrante do Grupo EcoRodovias, uma das maiores companhias de infraestrutura do Brasil, que opera o trecho Rio-Niterói. Conexões: O Futuro é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal com produção da Pas de Deux Projetos.

Sobre a ECOPONTE – patrocinadora

Patrocinadora do projeto, a Ecoponte administra a Ponte Rio-Niterói desde junho de 2015, sendo responsável pelo sistema rodoviário de 28,7 quilômetros de extensão, que compreendem a Ponte, o Mergulhão da Praça Renascença, a Alça de Ligação com a Linha Vermelha e a Avenida Portuária. A concessionária faz parte do Grupo EcoRodovias, uma das maiores companhias de infraestrutura do Brasil.

Cerca de 150 mil veículos e 400 mil pessoas passam diariamente pela Ponte nos dois sentidos. A Ecoponte realiza o monitoramento 24h da rodovia, através de 45 câmeras e presta atendimento médico e mecânico para os usuários no trecho sob concessão.

www.ecoponte.com.br/sustentabilidade/projetos-socioambientais 
Ficha Técnica
Realização: Ministério da Cultura  – Lei de Incentivo à Cultura – Governo Federal. Produção: Pas de Deux Projetos. Patrocínio: ECOPONTE – ECOVIAS.  https://www.ecoponte.com.br/
Serviço
CONEXÕES: O Futuro Exposição aberta à visitação gratuita.
Data: até 24/03, de terça-feira a domingo. Horário: 10h às 19h. Local: Praça Orlando de Barros Pimentel (Praça da Matriz de Maricá) – Maricá – RJ.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp