18/03/2024 às 11h55min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h04min

O clássico bacalhau: Santo Mercado oferece ingredientes para elevar experiência gastronômica

Confira dicas que o consumidor encontra no Mercado de Santo Amaro

Assessoria de Imprensa
Divulgação
No período que antecede a Páscoa, o peixe se torna o protagonista da mesa em muitos lares brasileiros. Nesta época, aumenta a procura por peixes, frutos do mar e receitas com combinações que tragam harmonização à mesa, especialmente com azeite.  Mas qual é a melhor opção e onde comprar ingredientes para uma deliciosa receita de peixe?

O Santo Mercado, tradicional Mercado Municipal de Santo Amaro - Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann -, na zona sul de São Paulo, reúne diversos estabelecimentos com possibilidades de harmonizar peixes e azeites não só apenas no período da Páscoa, mas no dia a dia. Uma experiência de degustação agradável e completa.

O clássico bacalhau


Desde dezembro de 2022 no Santo Mercado, o Rei do Bacalhau, comandado por Renata Silva Nunes, se destaca pelos produtos selecionados e de origem comprovada. Personalizado, o atendimento é feito até de forma bilíngue.

Na loja, o consumidor encontra o bacalhau Gadus Mohua, originário da Noruega, que possui gosto suave e pode ser combinado com diferentes temperos e acompanhamentos. Também se destacam os famosos Jamon (Serrano e Ibérico), embutidos espanhóis e italianos, além de queijos diversos. No período que antecede a Páscoa, bacalhau, azeitonas, azeites e bolinhos de bacalhau são os itens mais procurados.

Uma receita especial indicada pelo Rei do Bacalhau, sugerida por Simone Gomes de Souza Aranha, é o arroz de bacalhau. Para seis porções, é preciso separar 250 gramas de bacalhau desfiado; ½ pimentão amarelo; cebola cortada em cubos; três dentes de alho; 1 litro de água; sal a gosto; azeite a gosto; dois copos de arroz; ½ pimentão vermelho; tomate maduro sem sementes; ½ xícara de azeitona sem caroço; pimenta calabresa a gosto; açafrão a gosto; e ervas frescas, como galhinho de manjericão, orégano, cebolinha e sálvia

Para fazê-lo, deixe o bacalhau de molho por 24 horas, trocando a água quando possível. Cozinhe o bacalhau desfiado por 15 minutos e reserve. Corte os pimentões, a cebola e o tomate em cubos. Amasse os dentes de alho. Faça um pequeno buquê de ervas frescas. Em uma panela larga, coloque o azeite e deixe o alho e a cebola dourar. Em seguida, acrescente o bacalhau, os temperos, a pimenta, o açafrão, as ervas e o sal. Misture por 10 minutos. Acrescente o arroz e as azeitonas e mexa. Acrescente 4 copos de água e deixe o arroz cozinhar. Retire as ervas, decore e sirva quentinho.

No Santo Mercado, o público encontra variedade de operações, com destaque para empórios, hortifruti, peixarias, casas de carne, opções de lanches diversos como pastel, crepe, tapioca e sanduíches, doces, floricultura, bomboniere, lojas de vinho, trufas, padaria, além de bares e restaurantes.

O Santo Mercado
Inaugurado em 1897 e, desde 1961 no mesmo local, na Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 359, o Mercado Municipal de Santo Amaro - Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann - foi acometido por um incêndio que comprometeu mais de 70% de sua estrutura, em 25 de setembro de 2017. Em dezembro de 2022 - sob a gestão do Consórcio Fênix - foi reinaugurado com tamanho quatro vezes maior que antes e um novo conceito: inspirado nos grandes mercados europeus. Carinhosamente apelidado de Santo Mercado e atualmente administrado pela WE9, conta com 11.500 m² de área total, distribuídos em três pisos, com 120 boxes e 37 quiosques. 

Facebook: santomercadosp
Instagram: @santomercadosp
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp