16/03/2024 às 12h08min - Atualizada em 18/03/2024 às 04h06min

Rasura faz olhar experimental sobre a sociedade cansada em “Pã (A Luz Apagada)”

Unindo indie eletrônico e MPB, projeto prepara álbum “Falha Luz” para abril

Daniel Corrêa
Divulgação

Em uma sociedade envolvida em cansaço e ansiedades, Rasura se inspira em crises de pânico para uma canção de fácil identificação que une um olhar experimental e pegada pop. “Pã (A Luz Apagada)” antecipa o lançamento do álbum de estreia do projeto.

Ouça “Pã (A Luz Apagada)”: https://onerpm.link/318944418853 

A canção surge como uma expressão pessoal, influenciada por um contexto musical mais sombrio e pela vivência do artista em um ambiente de trabalho paradoxal, onde discursos liberais contrastam com práticas agressivas de venda. 

“Eu achava muito interessante como se falava muito de saúde mental, mas de portas fechadas as reuniões eram sobre vender publicidade de forma super agressiva, criar o tal do FOMO. Me parecia impossível não achar isso paradoxal. Tentei me colocar na pele de uma personagem que vê o mundo somente a partir do próprio narcisismo e como isso cria um monte de paradoxos, vai deixando a pessoa paranóica em relação aos outros, fazendo com que se sinta o tempo todo perseguida, vigiada”, conta ele

Explorando a sensação de estar perdido em meio a pressões sociais e profissionais, a letra é inspirada na mitologia grega, especialmente no Deus Pã, relacionando a sensação de pânico à busca por cura em meio ao conflito. A abordagem da crise de pânico na música não visa ensinar, mas sim incentivar a reflexão sobre temas complexos e as feridas emocionais de maneira indireta e artística.

“A relação com o pânico me interessa porque a gente valoriza muito as obsessões, sobretudo no ambiente de trabalho. A pessoa que fica até mais tarde, quem chega antes. Isso não tem nada a ver com eficiência, mas existe uma performance de efetividade capitalista que nos pede tudo em troca de migalhas. E isso machuca as pessoas mas, para continuar pagando seus aluguéis, crescendo em suas carreiras, elas vão até o limite. Vão ‘apagando a sua luz’, se tornando menos curiosas em relação à vida, menos ternas mais… efetivas”, ele diz.

Rasura é um projeto onde pianos, pandeiros, drum machines e contrabaixos se entrelaçam, criando paisagens sonoras contemporâneas, urbanas e brasileiras em forma de um indie eletrônico moderno. Persona criativa do produtor, compositor multi-instrumentista André Lucio, ele se prepara para o lançamento do álbum “Falha Luz”, previsto para abril deste ano. Recentemente, em parceria com a Hefe Studio ele fez da sua primeira performance ao vivo o piloto de uma série chamada Ensaio.

Assista sessão ao vivo de Rasura: https://youtu.be/jsFHsjWi4AY 

Assista ao clipe de “Véspera”: https://youtu.be/-_gpi4-PXUs 

Com produção de Eddu Ferreira (Cosmogum/Labirinto) e mixagem e masterização do renomado Funai Costa, “Pã (A Luz Apagada)” está disponível em todas as plataformas.

Crédito: Otsukas

 

Ficha Técnica:

Composição, Gravação e Interpretação por André Lucio

Produção: Eddu Ferreira

Mixagem e Masterização: Funai Costa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp