15/03/2024 às 12h17min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h06min

“LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá” leva projeto “(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração” para Porto Ferreira e São Carlos, neste sábado (16)

Verbo Nostro
Verbo Nostro
Fotos de ROGENER PAVINSKI
Despertar o desejo da expressão artística aliado a um mergulho em memórias afetivas ativadas por meio de canções populares e do universo brega, em ações direcionadas aos idosos, mas não somente. Pelo contrário, é um convite ao público de todas as idades, sem distinção. Com esse propósito, o Grupo de Teatro LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá, de Ribeirão Preto, promove segunda temporada do espetáculo “(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração” que teve início em fevereiro deste ano, em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos). O grupo já passou por Sertãozinho, Taquaritinga, Matão, Araraquara e, neste sábado, 16 de março, chega a Porto Ferreira, no Solar Jovens de Ontem, às 10h; e São Carlos, no Abrigo Helena Dornfeld, 16h.
  

Apresentações em Taquaritinga

No dia 23 de março, o espetáculo chega a Ribeirão Preto, na Casa do Vovô. A temporada terá o encerramento no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, aberta ao público em geral (confira agenda completa no final do texto).

Antes dos espetáculos, cada ILPI recebe uma oficina de dança-teatro. “A intenção é valorizar os participantes, seus saberes e seus talentos individuais, de forma a despertar neles o desejo e a vontade de fazerem parte do espetáculo, subindo ao palco com os atores e músicos profissionais”, explica a atriz Renata Martelli, que ministra a oficina de teatro junto com a coreógrafa Renata Defina.
  

Apresentações em Sertãozinho

Nos lares e instituições voltadas ao acolhimento e cuidado de idosos, o grupo LOS MUCHOS transforma a apresentação de aproximadamente 25 minutos numa experiência que não se restringe apenas a apreciar o espetáculo como plateia, mas sim integrar-se ao elenco como artista. No primeiro encontro, os idosos experimentam a oficina de dança-teatro e, no segundo momento, apresentam o espetáculo para a comunidade e convidados. Cada ILPI tem a sua própria maneira de compor o evento, convidando profissionais, familiares e amigos da instituição. 

As oficinas têm duração aproximada de 2 horas e 30 minutos e são pontuadas por um repertório de canções que estão registradas no inconsciente coletivo ou fazem parte do imaginário popular, buscando um elo direto de identificação com o público. 

“(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração” é um espetáculo leve, que convida à diversão, mas ganha camadas mais profundas na medida em que abre espaço de fala e manifestação de pessoas entregues ao anonimato dentro de suas próprias vidas, entre outras percepções. “Este trabalho está muito ligado a oferecer aos idosos, como protagonistas, a oportunidade de uma vivência divertida na dança, na música e no teatro”, comenta Renata Defina lembrando que, na primeira temporada, realizada no ano passado, houve uma mistura entre a expectativa de fazer e cumprir o proposto e a leveza do querer se divertir com aquela experiência. “O ponto central é o protagonismo dos idosos na ação. Há, por vezes, certo saudosismo, próprio desse período da vida, mas tudo flui num misto de força, medo, coragem e alegria”, completa Renata Martelli.

Trocas
O grupo contempla quatro gerações em seu elenco. Além da atriz-dançarina Renata Martelli e da coreógrafa Renata Defina, participam deste projeto os artistas: Rosana Pavinski (atriz-dançarina), Pedro Sossego (baixo elétrico e canto), André Cruz (ator-dançarino) e o jovem pianista e cantor Nicolas Trivialato, de apenas 21 anos – que precisou aprender músicas que não eram do seu repertório pessoal para alcançar senhoras e senhores com até 90 primaveras no currículo.

O intercâmbio geracional entre o grupo LOS MUCHOS e os idosos das instituições é um ponto celebrado pela trupe. “Essa mistura de idades é uma riqueza para todos nós. Além disso, pessoas de todas as faixas etárias podem assistir e se divertir também - pela leveza, pela alegria, delicadeza e consistência. O espetáculo tem um humor, explora o brega, o cafona e um exagero que adoro”, entrega a atriz Martelli.

Origem do projeto
A ideia de levar a produção para outros espaços nasceu após a experiência no SESC, em 2023, e chega nesta nova temporada pensada e moldada na necessidade de idosos verem no palco as suas referências culturais, pouco contempladas pelas propostas artísticas de maneira geral. “A arte pode levar em conta o valor dos referenciais de memória cultural e de vivências do público dessa faixa etária”, sublinham as artistas.
 
  
 
Nas instituições sociais, o grupo encontra vários perfis de pessoas – como aquelas que prefiram só observar o trabalho. O que os artistas consideram válido. “Por diferentes razões, nossa sociedade tira do idoso o protagonismo na cena do pertencimento. E esse acolhimento é uma necessidade”, completa Renata Martelli.

Contemplado pelo edital 02/2023 do ProAc (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, o projeto encerrará a turnê no dia 21 de maio, com apresentação gratuita e aberta ao público, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. Neste dia, participarão idosos convidados que já integraram o projeto. Também será exibido um minidocumentário mostrando partes da construção do trabalho, trechos das peças apresentadas, depoimentos de participantes da oficina e do público que assistiu às apresentações. A intenção é compartilhar o processo, dar voz aos idosos das instituições, promover auto reflexão e servir de inspiração para quem estiver na plateia. Após a estreia, o minidocumentário será disponibilizado no canal do YouTube do grupo.   

Sobre o LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá
Há mais de 25 anos, o grupo realiza espetáculos que se caracterizam por uma linguagem simples, acessível, divertida e mambembe, remetendo ao dramalhão circense, ao teatro de rua e ao brega. Tangos, boleros, tchá-tchá-tchá, canções populares, bregas ou cafonas. Tudo o que está no inconsciente coletivo ou no imaginário popular torna-se elemento e suporte para criação. 

Em cena, dois músicos, duas atrizes e um ator “contam a história” através de canções executadas ao vivo e dançadas de forma teatral não representativa. A intenção é ampliar perspectivas e desdobramentos que as baladas sugerem. Cada música tem seu enredo. Quando colocadas numa determinada sequência inspiram novas narrativas de forma não explícita, tecendo uma dramaturgia única, talhada ao trabalho. 

A estética brega é soberana e está presente no gestual, nas soluções cênicas, na vestimenta, no maneirismo/afetação, no exagero e também em situações clichês que o grupo não se intimida em realizar. Embora essa estética seja historicamente desvalorizada, o grupo faz uma reverência a ela, enaltecendo-a e colocando-a de forma sofisticada, porém simples, em lugar de prestígio.
 
SERVIÇO 
Espetáculo de dança-teatro “(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração” - com o Grupo de Teatro LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá

Próximas apresentações: 
Data e horário: 16/03 (sábado) | 10 h
Local: Porto Ferreira (Solar Jovens de Ontem)
Endereço: R. João Colussi, 307 - Estância dos Granjeiros, Porto Ferreira - SP

Data e horário: 16/03 (sábado) | 16h
Local: São Carlos (Abrigo Helena Dornfeld)
Endereço: R. Venezuela, 101 - Vila Brasilia, São Carlos - SP

Data e horário: 23/03 (sábado) | 16h
Local: Ribeirão Preto (Casa do Vovô)
Endereço: R. Tapajós, 2847-2909 - Ipiranga, Ribeirão Preto – SP
 
Data e horário: 21/05 | *A definir horário
Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Alto do São Bento, s/nº) 
OBS> Apresentação aberta e gratuita. Classificação livre.
Instagram: @grupolosmuchos/
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=obER9pYmrBQ

Ficha técnica
Direção Artística: Renata Martelli
Coreografia: Renata Defina
Ator-dançarino: André Cruz
Atriz-dançarina:  Renata Martelli
Atriz-dançarina: Rosana Pavinski
Músico (baixo elétrico e canto): Pedro Sossego
Músico (piano e canto): Nicolas Trivilato 
Designer Gráfico: Daniel Bendasoli
Figurinista e Costureira: Zezé Querubin
Iluminação (Designer de Luz e Operação):  Michel Masson 
Produção Executiva: Erica Santos
Assistente de Produção: Luis Paulo dos Santos 

Fotos de ROGENER PAVINSKI 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp