15/03/2024 às 17h43min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h04min

Já comprou ovo de Páscoa? Veja 4 dicas para manter a qualidade do produto até o consumo

Já comprou ovo de Páscoa? Veja 4 dicas para manter a qualidade do produto até o consumo

Arcor do Brasil
Divulgação
Uma das datas mais doces do ano está chegando e diversos supermercados já estão comercializando os famosos ovos de chocolate. Para quem já se atencipou e comprou o produto tão desejado para a Páscoa, que será dia 31 de março, é importante saber como transportar e armazenar o ovo para garantir todo seu sabor, aparência, cremosidade e qualidade.

O mestre chocolateiro da Arcor, Fabiano Mazza, tem mais de 20 anos de experiência no mercado de chocolates e compartilha quatro dicas importantes para evitar que o ovo fique esbranquiçado e sofra mudanças em seu sabor.
 
  1. Como levar o ovo de chocolate para casa?
Pode parecer óbvio, mas na correria do dia a dia os consumidores acabam colocando os ovos de Páscoa recém comprados no porta-malas dos carros, no entanto, este não é o local ideal. O especialista, Fabiano Mazza, responsável pela fabricação de ovos de chocolate da Arcor de Bragança Paulista (SP), explica que o correto é levar os ovos no banco do carro, de preferência onde não bata sol durante o trajeto. Ele ressalta que planejar o momento da compra, evitando que o produto fique muito tempo dentro do veículo, também pode fazer bastante diferença.
 
  1. Qual a melhor forma de guardar o ovo de Páscoa até o momento de presentear ou consumir?
O armazenamento ideal em casa é sempre em local fresco e sem exposição ao sol, como em armários e despensas, sem romper o lacre das embalagens. Mazza diz que é importante evitar deixar os ovos ou chocolates em geral próximos a condimentos. Ele explica que as propriedades do chocolate podem 'roubar' o aroma de outros produtos do seu entorno.
 
  1. Se o chocolate derreteu, posso colocá-lo na geladeira? 
Segundo Mazza, há um fenômeno chamado Fat Bloom que ocorre quando o chocolate é submetido a mudanças bruscas de temperaturas como, por exemplo, quando ele amolece em função da exposição de um forte calor e depois é colocado na geladeira imediatamente. Esta ação pode deixar o chocolate com o aspecto esbranquiçado ou até um pouco arenoso, pois mudanças bruscas de temperaturas podem evidenciar os pequenos cristais de manteiga de cacau e gerar este visual. Para evitar qualquer tipo de alteração sensorial, o correto é deixá-lo em um ambiente sem exposição ao calor para que ele retome o mais próximo a suas propriedades originais.

4. Como guardar meu ovo de Páscoa depois de aberto? 
Se você é daqueles que consegue resistir e não comer o ovo de Páscoa de uma só vez, a dica para manter o sabor conservado até o último pedacinho é armazená-lo na própria embalagem, colocando-o em um local que não bata sol e longe dos temperos e condimentos. Já os bombons devem ficar em embalagens herméticas e em locais frescos. Mazza explica que a geladeira não é o local ideal, porque mesmo sem o Fat Bloom – mudança brusca de temperatura – podem ocorrer alterações de sabor.

O especialista ressalta que essas possíveis mudanças sensoriais não provocam nenhum dano à saúde. “Tem muita gente que prefere consumir o seu ovo de Páscoa gelado, cada um tem o seu gosto e paladar único. O importante é que a Páscoa seja recheada de chocolate e momentos surpreendentes com a família e amigos”, finaliza.

SOBRE A ARCOR
A Arcor é uma das maiores empresas de alimentos do mundo e uma das líderes nas categorias de chocolates, guloseimas e biscoitos na América Latina. Já ouviu falar de Tortuguita, Triunfo, Butter Toffees, 7Belo, Bon o Bon, Amor, Aymoré, Passion, Cereal Mix, Salpet, Big Big, Plutonita, Poosh!, Topline, Kids e Rocklets? Tudo isso é Arcor!
Somos reconhecidos pelas nossas marcas icônicas que levam momentos mágicos à vida e à mesa dos brasileiros, sendo referência mundial em sabor e qualidade.
Com mais de 70 anos de história, temos origem argentina, e estamos presentes no Brasil há mais de 40 anos. Conheça mais sobre nós em @arcordobrasil (Instagram) e no site www.arcor.com.br.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp