15/03/2024 às 10h40min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h02min

Espetáculo "Dona Alcolina Água e Sabão" será apresentado em Abdon Batista/SC, Campos Novos/SC e Celso Ramos/SC

Apresentações serão gratuitas, com distribuição de cartilhas informativas sobre o tema trabalhado

Da redação
Divulgação

As cidades de Abdon Batista, Campos Novos e Celso Ramos, em Santa Catarina, receberão, nos dias 18, 19 e 20 de março, apresentações gratuitas da peça teatral infantil "Dona Alcolina Água e Sabão",

 

Além do espetáculo, o projeto também fará a distribuição de cartilhas informativas com a temática trabalhada. O objetivo é ensinar as crianças sobre a importância da limpeza e higiene, além de destacar a relevância da higiene pessoal, evitando a proliferação de diversas doenças, como a COVID.

 

O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações. Além disso, as instituições contam com banheiros adaptados, corredores largos, rampas de acesso e espaço preferencial reservado.

 

Sobre a peça:

 

Dona Alcolina Água e Sabão é conhecida por seu perfeccionismo e amor pela limpeza. Desde cedo, ela cuida da casa e segue rigorosos padrões de higiene, utilizando álcool para desinfetar tudo ao seu redor. Seu filho, Gustavo Água e Sabão, segue seus passos, adotando hábitos de limpeza e higiene pessoal, como tomar vários banhos ao longo do dia, por influência materna.

 

No entanto, Melissa Água e Sabão, irmã de Gustavo, é o oposto. Ela é preguiçosa e negligente com sua higiene pessoal, evitando até mesmo escovar os dentes e tomar banho regularmente. Contrariando os conselhos maternos, Melissa prefere agir de forma contrária, sem se preocupar com os riscos à saúde que sua falta de higiene pode acarretar.

 

Apesar das diferenças entre os membros da família Água e Sabão, eles logo perceberão, juntos, a importância da limpeza e da higiene pessoal para prevenir doenças e infecções. Através de suas experiências e aprendizados, eles entenderão como pequenos hábitos cotidianos, como lavar as mãos e manter a casa limpa, podem contribuir para a saúde e o bem-estar de todos e para evitar a propagação de doenças e vírus.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Dona Alcoolina Água e Sabão” tem o apoio da Komedi e Incentivar, com patrocínio da Enercan e produção AF dos Santos Produções. Realização pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

“A empresa apoiou este projeto que, por meio da educação e do conhecimento, busca contribuir com o desenvolvimento social, destacando a importância da higiene pessoal para evitar a proliferação de doenças tais como COVID e ajudar na formação de pequenos cidadãos comprometidos com a Saúde, conservação do planeta e o respeito ao próximo”, afirma Cleonice Couto, da Enercan.

 

Sobre a Enercan: A ENERCAN (Campos Novos Energia S/A) é a empresa responsável pela Operação, manutenção e administração da Usina Hidrelétrica Campos Novos, construída no leito do rio Canoas, entre as cidades de Campos Novos e Celso Ramos. Seu reservatório abrange também os municípios de Anita Garibaldi e Abdon Batista, todos no estado de Santa Catarina.

 

Com potência instalada de 880 MW e um reservatório com uma área de apenas 29 km², a Usina Hidrelétrica Campos Novos ostenta um dos melhores coeficientes de eficiência energética do Brasil, que é obtido pela razão entre potência instalada e área inundada.

 

Com o Programa de Sustentabilidade e Investimento Social, a ENERCAN contribui com o desenvolvimento dos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos, apoiando ações e projetos nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança, cultura, crianças e adolescentes, educação, terceira idade e agregação de renda.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Dona Alcoolina Água e Sabão” em Abdon Batista/SC, Campos Novos/SC e Celso Ramos/SC
 

Datas, horários e locais:

18/03 - 10h10 e 14h00

Instituição: Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett

Endereço: Av. 26 de Abril, Centro. Abdon Batista/SC

 

19/03 - 10h30 e 15h45

Instituição: EEB Henrique Rupp Júnior

Endereço: Rua Santa Efigênia, 695, Bom Jesus. Campos Novos/SC

 

20/03 - 10h30 e 14h00

Instituição: Núcleo Municipal Rafaela Pizzetti Suppi

Endereço: Rua Pedro Grassi, S/N, Centro. Celso Ramos/SC


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp