14/03/2024 às 11h23min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h09min

Dia Mundial do Sono: Chás que são aliados ao descanso

Segundo a OMS, 40% dos brasileiros possuem algum distúrbio do sono e os chás por infusão são aliados na rotina para melhorar a qualidade do sono

Samara Alcantara
Assessoria de Imprensa

Na sexta-feira anterior ao equinócio de primavera do hemisfério norte, comemora-se o Dia Mundial do Sono. Em 2024, é o dia 15 de março que destaca a importância de bons hábitos relacionados ao sono e seu impacto na saúde como um todo. O sono interfere diretamente no equilíbrio psíquico, emocional e metabólico, além de controle de humor. Uma noite mal dormida pode gerar estresse e contribuir para o aparecimento de doenças como a diabetes. 
 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% da população brasileira possui algum distúrbio do sono, sendo o principal a insônia, que afeta cerca de 73 milhões de pessoas. O consumo regular de chá por infusão é um hábito histórico associado ao autocuidado e a um estilo de vida saudável, entre os benefícios que a bebida pode trazer está o impacto positivo na qualidade do sono ao ser consumida antes de dormir.
 

“Um chazinho antes de dormir para ajudar a desacelerar é um excelente hábito, principalmente atrelado ao consumo de ervas com efeito calmante que podem promover uma maior sensação de relaxamento”, explica Isabela Xavier, nutricionista consultor da Leão Alimentos e Bebidas. “Chás de ervas em infusão são fontes de compostos bioativos, que associados a hábitos de vida saudáveis oferecem benefícios à saúde de forma geral.”
 

Alguns chás podem auxiliar diretamente na redução do estresse, reduzindo os níveis do hormônio cortisol na corrente sanguínea e auxiliando no relaxamento. O consumo de chás, especialmente os conhecidos por seus efeitos naturais calmantes como os de ervas ajuda diretamente na melhoria da qualidade do sono.
 

Entre esses componentes, o mais famoso é a camomila, erva tradicionalmente usada para acalmar. Além da camomila, outras opções são a erva cidreira e o maracujá. Ao promover o relaxamento do corpo, o chá feito com esses ingredientes ajuda no alívio de dores musculares e de cabeça. 
 

Antes de dormir, além das opções de ervas básicas, uma opção de infusão que mistura os componentes citados anteriormente é o Leão Relaxa de camomila e maracujá. Parte da linha Funcionais da Leão, o Relaxa é uma das quatro opções de infusões pensadas para os diferentes momentos do dia, que ainda conta com Reequilibra, Recarrega e Reanima. Cada uma com um benefício específico. 
 

Já na linha Frutas & Flores, a infusão mais indicada antes de dormir é Camomila, Cidreira & Maracujá. E, por fim, entre os produtos específicos para o autocuidado feminino, a infusão Mamãe Serena, com óleo de funcho, melissa e alcarávia, é um calmante natural, saboroso e aromático. 

Sobre a Leão Alimentos e Bebidas

A Leão é uma empresa do grupo Coca-Cola Brasil com mais de 120 anos de experiência no mercado brasileiro, responsável pela produção de bebidas saudáveis representadas pelas marcas Leão e Matte Leão, líderes da categoria de chás seco para infusão, referências de mercado e sinônimo de qualidade, tradição e inovação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp