14/03/2024 às 12h31min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h06min

14 de Março: data reforça conscientização sobre direitos dos animais

Dia Nacional dos Animais busca conscientizar sobre maus-tratos e abandono

Ícaro Ambrósio
Freepik

Os animais desempenham um papel fundamental em vários aspectos da vida, tanto para os ecossistemas naturais quanto para os seres humanos. No dia 14 de março, comemora-se o Dia Nacional dos Animais. A data, além de enaltecer a importância dos bichinhos, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens.

A celebração foi criada em 2005 por um grupo de entidades que atuam em prol da proteção animal e também é um convite a reflexões como maus-tratos, abandono e adoção responsável. Para Simone Cordeiro, diretora-comercial da Au!Happy, operadora de plano de saúde para pets, o Dia Nacional dos Animais é uma forma de garantir o bem-estar e combater os maus-tratos e outras formas de violência animal.

“O dia é destinado a conscientizar a população a respeito dos direitos dos animais e serve como um lembrete para promover o respeito e o cuidado com todas as criaturas vivas que compartilham nosso planeta, desde os animais de estimação, que nos trazem alegria e companheirismo, até as espécies selvagens que habitam nosso ecossistema”, lembra Simone Cordeiro.

A crueldade, o abandono, a exploração e a destruição de habitats são apenas algumas das ameaças que os animais enfrentam diariamente. A lei nº 14.064/2020, que altera a Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), surge com objetivo de impor medidas concretas para proteger esses seres vivos.

“Conforme a lei nº 14.064, a pena para os autores de crimes contra os animais, quando se trata de cães e gatos, passou a ser de dois a cinco anos e multa”, completa a diretora-comercial da Au!Happy.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp