13/03/2024 às 16h09min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h02min

Olimpíadas científicas: especialista lista 5 motivos para você participar da próxima

O coordenador do Colégio Anglo São Paulo, Vinicius de Paula, comenta sobre os benefícios dos campeonatos científicos para os estudantes

Julia Vitorazzo
google
As olimpíadas científicas são competições estudantis para as séries da educação básica, que consistem na realização de provas, debates ou projetos inovadores relacionados a um campo ou matéria específica. A primeira olimpíada brasileira aconteceu no ano de 1979, mas somente em 1996 essas competições ganharam o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Educação (MEC). Hoje, elas estão espalhadas por diversas escolas do país. 

Abertas às escolas das redes pública e privada, seu objetivo é permitir que os alunos se aprofundem em áreas de interesse, ampliando seu conhecimento, estimulando a criatividade e gerando maior senso de responsabilidade. Além disso, também possibilitam entre em contato com o universo acadêmico, como defende Vinicius de Paula, coordenador do Colégio Anglo São Paulo, que prepara seus alunos para essas competições ao longo do ano.

Ele destaca a relevância de participar destas disputas, não apenas para aprofundar o conhecimento, mas também como porta de entrada a alguns dos principais vestibulares do país. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) são instituições de ensino públicas que já reservam vagas aos medalhistas.

“As olimpíadas estimulam o aluno a ir além do currículo básico. Esse aprofundamento de conteúdos ajuda, inclusive, na preparação para os vestibulares, permitindo o contato com conhecimentos acadêmicos e com exercícios e metodologias de ensino. A olimpíada é uma valorização do pensamento, da lógica e da pesquisa científica”, comenta o coordenador Vinicius de Paula. 

Neste contexto importante, Vinicius de Paula listou cinco benefícios de participar das olimpíadas de conhecimento. Confira! 

1 - Organização e disciplina

A preparação para as olimpíadas do conhecimento possibilita que o aluno crie disciplina e organização para os estudos, pois é necessário que o participante separe uma carga horária dedicada aos conteúdos dessas competições.  

Em alguns colégios, existem eletivas que preparam os alunos, trabalhando conteúdos aprofundados de matérias de ciências humanas, exatas e da natureza. No Colégio Anglo São Paulo, o currículo oferece eletivas de preparação para olimpíadas de Física, Química e Matemática, onde já é possível ver grandes resultados, os alunos da instituição de ensino contam com 84 medalhas e menções honrosas em olimpíadas cientificas.

 “Essas eletivas oferecem aulas com professores especializados nas olimpíadas de conhecimento, auxiliando na organização dos estudos, na execução de exercícios e no desenvolvimento de habilidades específicas necessárias para se fazer esse tipo de prova”, comenta o coordenador.


2 - Aprofundamento de conteúdos

Participar de Olimpíadas científicas permite que o aluno entre em contato direto com as disciplinas, aprofundando o conhecimento sobre determinada área acadêmica e enxergando com mais clareza o propósito dos conteúdos. Ao desenvolver um projeto de biologia, por exemplo, o aluno tem a oportunidade de se envolver ainda mais com os conceitos trabalhados em sala de aula e aplicá-los na prática, possibilitando a descoberta por novos interesses. 

3 - Os estudos para além da sala de aula

As olimpíadas permitem uma vivência para além da sala de aula, entrando em contato com atividades extracurriculares e dialogando com outras fontes de conhecimento, ambientes de estudo, colegas e estilos de provas diferenciados. Essas ocorrem em diversas escolas do país, onde os alunos têm a oportunidade de sair do ambiente de costume e de conhecer outros candidatos. A elaboração de projetos também exige, muitas vezes, que conheçam lugares e vivam novas experiências.

4 - Iniciação acadêmica 

Participar de olimpíadas científicas exige que o aluno se prepare para esses exercícios e provas mais complexas, muitas vezes precisando recorrer a textos e pesquisas acadêmicas para ter uma maior dimensão do assunto. Isso permite que ele já entre em contato com esse novo universo, aprendendo a linguagem e o formato desses estudos, podendo até mesmo descobrir uma certa atração pela carreira acadêmica. Além disso, o aprofundamento em conteúdos específicos pode ser uma vantagem para a hora de prestar vestibulares.

5 - Vagas olímpicas

Algumas das principais universidades do país oferecem vagas reservadas a alunos que medalhistas das principais olimpíadas científicas, nacionais e internacionais, sendo uma alternativa ao vestibular tradicional. Geralmente, por meio de um sistema de pontuação, baseado nas conquistas dos estudantes, esses candidatos têm a chance de ingressar em cursos específicos, desde que comprovem a participação e apresentem o histórico escolar. 

Atualmente, as universidades públicas brasileiras que ofertam essa modalidade são: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Instituto Federal Do Sul De Minas Gerais; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Sobre o Anglo (www.aquitemanglo.com.br) – Com mais de 70 anos de tradição, o Anglo conta com uma rede de mais de 900 escolas conveniadas em todo o país, que totalizam mais de 300 mil alunos. Oferece material estruturado da Educação Infantil ao Pré-Vestibular e possui uma metodologia voltada ao desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos. A proposta do Anglo oferece sólida formação de cultura geral e o desenvolvimento de habilidades voltadas à aplicação real dos conhecimentos. Ao final dos anos de escolaridade básica, essa proposta permite que os alunos ingressem nas melhores universidades do país através dos excelentes resultados nos vestibulares e no ENEM.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp