12/03/2024 às 15h25min - Atualizada em 13/03/2024 às 12h08min

Cia. Truks trata da poluição ambiental com humor, e delicadeza em Expedição Pacífico - Caminhos do Lixo

Sessões acontecem em escolas de Sumaré nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de março

maria fernanda teixeira
Alberto Rocha
O lixo é um dos maiores problemas ambientais do nosso tempo. O plástico descartado pelo ser humano se acumula nos oceanos causando, entre outros graves problemas, a morte de animais. Enormes ilhas de plástico ficam concentradas em pontos específicos do oceano. Elas se formam devido à ação dos ventos e das correntes marítimas rotativas, que funcionam como redemoinhos, aprisionando esse material nos giros oceânicos, formando gigantescas "ilhas de plástico". A questão da poluição ambiental é o mote do espetáculo Expedição Pacífico, que a
a CIA. TRUKS apresenta em escolas de Sumaré nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de março com Patrocínio da PPG.

Nesse espetáculo a Cia. Truks trata de fazer da grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico - cuja extensão já é maior do que vários Estados do Brasil juntos - uma sutil alegoria de situações do nosso cotidiano. Na história, dois “carroceiros” conduzem uma carroça de lixo repleta de descartes. São gente simples e humilde, seres humanos marginalizados pela sociedade, tratados à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano. No entanto, na peça eles são representados como verdadeiros poetas. Os dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, a partir de quase nada - apenas sacolas e lonas plásticas -, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas aventuras e brincadeiras. Conheça melhor o espetáculo clicando AQUI.

Exposição Sensorial
Em cada escola será montada uma exposição, com material reciclável, formada por quatro fases: Caminho sensorial, montanha de lixo, objetos com material que seria descartado e banners explicativos sobre o ciclo de vida do lixo no meio ambiente, o tempo de decomposição dos materiais, o papel dos catadores de lixo e doenças decorrentes do acúmulo de lixo a céu aberto, entre outros temas. Tudo será montado e desmontado no espaço da escola, no mesmo dia da apresentação.

Cia. Truks
A Cia. Truks é referência nacional na arte do teatro de animação, com 34 anos de atividades e mais de 9.000 apresentações realizadas no Brasil e em 12 países, com mais de 40 prêmios, indicações e menções honrosas, além de 6 livros publicados. Também coordenou por 10 anos o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo. Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br

Sobre o patrocínio:

Há 140 anos no mercado, a PPG é fornecedora global de tintas, revestimentos e materiais especiais para milhares de indústrias e lares em todo o mundo. No Brasil, a PPG está presente há 40 anos, com atuação nos mercados de revestimentos automotivos para montadoras e para repintura dos carros, tintas arquitetônicas, industriais, aeroespaciais, protetivas, marítimas e para embalagens. A PPG está patrocinando o projeto Caminhos do Lixo, PRONAC 193258, com a peça Expedição Pacífico, da Cia. Truks, por meio da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. O espetáculo, destinado a crianças a partir de quatro anos, será apresentado em instituições de ensino de Sumaré, nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de março.

Ficha Técnica

Texto: Henrique Sitchin, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Direção: Henrique Sitchin. Elenco: Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Operação de som e iluminação: Maria Angélica Xavier. Criação e Confecção de Cenografia e Formas Animadas: Dalmir Rogério Pereira, Gabriel Sitchin, José Valdir Albuquerque, Henrique Sitchin e Rogério Uchoas. Trilha Sonora e Iluminação: Henrique Sitchin. Produção Geral: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural. Exposição: José Valdir Albuquerque e Henrique Sitchin.

Para roteiro das apresentações

Expedição Pacífico - Espetáculo teatral para crianças a partir de 4 anos. Patrocinador - PPG

SUMARÉ

E.E. Professor Luis Henrique Marchi 
Data: 18/03 às 10h30 e 13h30
Rua Guido Segalho, 250 - Jardim São Judas Tadeu – Sumaré/SP

E.E. Maria Rosa Carolino dos Santos 
Data: 19 e 20/03 às 10h e 14h
Av. da Amizade, 4050 - Parque Silva Azevedo - Nova Veneza - Sumaré/SP

E.E. Ângelo Campo Dall'Orto 
Data: 25 e 26/03 às 10h e 14h
Av. São Paulo, 466 - Nova Veneza - Sumaré/SP

Link com fotos do espetáculo: https://postimg.cc/gallery/YtJjmCk

Link do espetáculo no site da Truks:
https://www.truks.com.br/espetaculos/expedicao-pacifico


Assessoria de IMPRENSA – ARTEPLURAL
M. Fernanda Teixeira - 11 99948-5355
Maurício Barreira - 11 99121-0519

Texto    Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Texto Descrição gerada automaticamente com confiança baixa


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp