12/03/2024 às 08h58min - Atualizada em 13/03/2024 às 12h03min

Kant 300 anos: podcast faz homenagem filosófica ao filósofo Immanuel Kant

Nova Acrópole celebra 300 anos das ideias de Kant

Nova Acrópole
https://nova-acropole.org.br/podcast
divulgação

O ano de 2024 marca os 300 do nascimento de um dos pensadores mais marcantes para a história da filosofia, Immanuel Kant. Sua obra versa sobre a razão, a felicidade, a excelência humana e diversos outros temas, que são tema de um podcast produzido pela Nova Acrópole do Brasil, intitulado “Entre “a razão e a virtude: diálogos com Kant”.

 

Este podcast é uma viagem fascinante pela vida, o legado e as ideias de Kant, explorando a profundidade e a relevância de seu pensamento para os desafios contemporâneos. O conteúdo pode ser ouvido neste link https://nova-acropole.org.br/podcast/entre-a-razao-e-a-virtude-dialogos-com-kant/ mas já antecipamos uma parte das reflexões abaixo:

 

Introdução a Kant: Uma visão geral da vida de Kant, investigando como seus contextos histórico e pessoal moldaram seu pensamento filosófico. Mergulhamos nos aspectos fundamentais de sua filosofia, estabelecendo a base para os episódios subsequentes.

 

Simplificando Kant: Kant é notório pela complexidade de seu pensamento. Neste episódio, desvendamos a filosofia kantiana de maneira acessível, respondendo à pergunta: "Há um modo simples de entender Kant?"

 

O Conceito de Razão: O que é a Razão para Kant? Abordamos o papel central da Razão na filosofia kantiana, destacando como Kant redefine o entendimento da Razão humana e seu poder.

 

Mente Racional e as Leis da Natureza: Analisamos a fascinante relação entre a mente racional e as leis da natureza, conectando o pensamento kantiano ao mundo dos arquétipos de Platão. Este episódio esclarece como Kant percebe a interação entre nossa capacidade de raciocínio e o universo à nossa volta.

 

Razão e Felicidade: Investigamos a conexão kantiana entre o uso da Razão e a busca pela Felicidade. Inspirados por Aristóteles, verificamos como Kant vê a felicidade não apenas como um objetivo, mas como uma parte essencial da existência humana equilibrada e ética.

 

Filosofia como Solução: Finalmente, refletimos sobre como a filosofia, especialmente através das lentes de Kant, oferece soluções para os dilemas humanos. Este episódio aborda o impacto duradouro das ideias de Kant sobre a ética, a moral e a busca pelo significado, mostrando como sua filosofia continua a oferecer respostas para os desafios contemporâneos.

 

Disponível agora em todas as principais plataformas de podcast. Não perca a oportunidade de redescobrir Kant e seu legado inestimável, no quinto centenário de seu nascimento.

 

 

Site da Nova Acrópole:
https://nova-acropole.org.br/podcast/
Spotify:
https://open.spotify.com/show/6XjXNgeG6MEGK9I7v6vgM2?si=73fd07fefe0640f8
YouTube:
https://www.youtube.com/@novaacropolebrsul


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp