11/03/2024 às 22h40min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h02min

Instituto Caleidos leva dança contemporânea para escolas de SP

Ao todo, o projeto pretende atingir um público de cerca de 800 pessoas da rede municipal de ensino de São Paulo.

Rhizome Comunicações
http://institutocaleidos.com
Divulgação
São Paulo (SP) – Crianças professores e gestores de escolas da rede municipal de ensino de São Paulo terão a oportunidade de vivenciar e apreciar a dança de uma maneira diferente. Nos meses de março e abril de 2024 estudantes e docentes de escolas da rede municipal de ensino de São Paulo circularão pela sede do Instituto Caleidos por meio do projeto Leituras de Dança, elaborado e coordenado pelos diretores do Caleidos, Isabel Marques e Fábio Brazil. Esta é a quarta edição do projeto que já ocorreu em 2010, contemplado pelo ProAC, e em 2014, com apoio de fundo coletivo e em 2022 com apoio de Emenda Parlamentar. Ao todo, o projeto pretende atingir um público de cerca de 800 pessoas da rede municipal de ensino de São Paulo. O foco do projeto Leituras da Dança 2024 será a ludicidade nos processos artístico/educacionais.

O Projeto Leituras da Dança versão 2024 terá 22 apresentações de espetáculo de dança contemporânea, encontro de formação com professores/gestores e um seminário sobre dança e educação. Com isso, os participantes poderão desfrutar de experiência artística com formação continuada e ainda ter bases para implantação de atividades de dança nas escolas.

Apresentações artísticas do Caleidos Cia. servirão de epicentro para o desenvolvimento das outras atividades do projeto. Para abrir o projeto, professores e gestores participantes do projeto Leituras da Dança, assim como a comunidade escolar como um todo, se encontrarão em um Seminário sobre dança e educação. O projeto Leituras da Dança 2024 tem realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Seminário Dança, Educação e Sociedade - online
Para abrir o Projeto Leituras da Dança 2024, será realizado um seminário online cujo tema será a mediação: o que é mediação? Qual o papel do professor mediador? Como a mediação pode construir pontes entre a arte, a educação e a sociedade?
Este ano o Instituto Caleidos convida o Prof. Dr Joaquim Gama e a Profa Dra Aline Ferraz para dialogar com o público, com mediação de Cláudia Rezende, professora especialista da rede pública de ensino.
 As inscrições estão abertas até sexta-feira, dia 14 de março, pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfAsH7_4yyTXbdGdXpdMJwT0QNx8R_bJeVaDlhs7CHGMdi-eA/viewform?usp=pp_url

Quando: 16 de março de 2024, sábado
Horário: 10h
Local: plataforma zoom
inscrições até 14 de março

Convidados
Joaquim Gama - Artista, educador e pesquisador, interessado nas questões relacionadas à criação, leitura da obra de arte e jogos teatrais. Autor de textos que discutem a relação entre arte, educação e formação docente. Entre as publicações destaca-se o livro “Alegoria em Jogo - encenação como prática pedagógica, publicado pela editora Perspectiva. As pesquisas de pós-doutoramento buscaram contribuir com  as discussões acerca do currículo decolonial no Teatro na Educação Básica.

Aline Ferraz - Doutora em Artes Cênicas ECA/USP, 2022, com pesquisa sobre mediação teatral.
Atuou durante décadas em redes de ensino, em companhias teatrais e projetos culturais da cidade de São Paulo. Atualmente, trabalha com produção de materiais didáticos, e ministra aulas no setor de pós graduação do SESI/SP

Mediadora
Claudia Rezende - Pesquisadora da Linha: Africanidades, Mulheres e Educação Antirracista nas infâncias. Pedagoga, especialista em Ed. em Direitos Humanos pela UFABC, Letramento e Literatura Infantil, Sociologia e Educação Étnico-raciais e Práxis antirracista. Participou do ciclo formativo: Dança, Educação e Direitos Humanos (Caleidos). Compôs GT que resultou no documento: Currículo da Cidade Ed. Inf. Integrante de grupo de Maracatu/SP e coautora do livro: O que pode a escola vazia.

Mais Informações:
www.institutocaleidos.com
[email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp