08/03/2024 às 10h00min - Atualizada em 11/03/2024 às 00h02min

Formandos da Mauá recebem certificado do Grand Challenges Scholars Program (GCSP)

Alunos do IMT são os primeiros no Brasil a receber certificados do Programa que desenvolve competências para enfrentar os problemas da humanidade

Instituto Mauá de Tecnologia
Divulgação - IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é parte de um grupo restrito de instituições de ensino superior que participa do Grand Challenges Scholars Program (GCSP), Programa cujo objetivo é desenvolver competências específicas nos seus alunos dos Cursos de Engenharia, Design, Administração, Sistemas de Informação e Ciência da Computação, entre outros, para enfrentar os desafios mais relevantes da humanidade, ou “Grand Challenges”. 

Tais desafios foram identificados por especialistas de todo o mundo, compilados pela National Academy of Engineering (NAE), dos Estados Unidos, e agrupados nas grandes áreas de sustentabilidade, saúde, segurança e bem-estar. Em seguida, a Academia percebeu a necessidade de mudar as bases da formação profissional e lançou um programa educacional, visando formar profissionais melhor capacitados para enfrentar esses problemas. Nascia assim o GCSP.

Segundo o professor de Engenharia Mecânica do IMT, Dr. Joseph Youssif Saab Junior, o objetivo do Programa é desenvolver, de forma avançada, as cinco competências-chave que um estudante do ensino superior precisa ter para enfrentar os grandes desafios do século XXI com chances de êxito. Elas são as competências técnicas, multidisciplinares, de multiculturalidade, de empreendedorismo e de consciência social.

Como  primeiros frutos desse processo, 7 dos 52 alunos participantes do GCSP na Mauá, além de celebrar a cerimônia de colação de grau, receberam os primeiros certificados do programa no Brasil. Eles ganharam um diploma suplementar ao do IMT e uma Carta de Comenda assinada pessoalmente pelo presidente da NAE, John L. Anderson.

Durante o programa, cada aluno admitido no GCSP contou com uma mentoria que o direcionou à diversas atividades para desenvolver as competências, que eram simultaneamente praticadas no seu projeto temático. “O GCSP é uma comunidade internacional e, ao longo do processo, os alunos também tiveram acesso a uma série de eventos, seminários e encontros que os conectaram com o mundo exterior e com a rede internacional”, relembra Guilherme Ginjo, assessor da área de Relações Internacionais da Mauá e membro do Comitê GCSP-IMT. “Ao final do programa, entregamos um profissional consciente dos desafios que se impõem para a humanidade e mais bem preparado para enfrentá-los e para  contribuir ativamente na construção de um mundo melhor.”

Além disso, o GCSP do Instituto Mauá de Tecnologia pretende envolver os alunos egressos como futuros mentores e embaixadores do programa perante suas empresas e o mercado de trabalho em geral, como ressalta Saab. “Esses profissionais estarão mais preparados para empreender com sucesso suas ideias inovadoras de produtos e serviços, realizando projetos de potencial e escala transformadores, ou seja, de alcance e impacto global”, finaliza o professor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp