08/03/2024 às 09h56min - Atualizada em 11/03/2024 às 00h02min

E o Oscar de 2024 vai para... Infidelidade?

Estudo do Ashley Madison indica que a representação da infidelidade na cultura pop tornou-se menos condenatória

Ricardo Novo
www.ashleymadison.com
Divulgação

Os filmes indicados ao Oscar deste ano têm mais em comum do que uma produção de alta qualidade, tramas emocionantes e atuações excepcionais. O caso amoroso intenso de Oppenheimer com a psiquiatra Jean Tatlock (Oppenheimer), a traição emocional de Nora com o crush de infância Hae Sung (Vidas Passadas) e a libertação sexual de Bella Baxter (Pobres Criaturas) indicam que a infidelidade em todas as suas formas foi um tema recorrente em muitos dos principais filmes deste ano. 

A infidelidade tem sido uma parte significativa da cultura pop ao longo da história. Para entender melhor como a posição do público em relação a esse tema antigo está mudando, o Ashley Madison, o principal site de relacionamentos extraconjugais do mundo, conduziu uma pesquisa na população geral americana via YouGov e descobriu que 35% dos entrevistados afirmam que a representação da infidelidade na cultura pop é menos condenatória agora do que já foi historicamente.

Essa mudança pode estar relacionada ao fato de que 27% dos entrevistados afirmam que há uma variedade maior de perspectivas sobre a infidelidade mostrada na cultura pop atual. No entanto, apenas 15% dos entrevistados dizem que a representação de Hollywood da infidelidade em filmes e televisão afetou positivamente suas perspectivas sobre se ter um affair. 

Isso indica que, embora tenham sido feitos progressos para humanizar a infidelidade na mídia mainstream, ainda há mais oportunidades para retratar com precisão toda a complexidade que existe dentro dela. Quanto à vida real das celebridades de Hollywood, a infidelidade foi e continua chamando a atenção.

Embora o público esteja se tornando mais avançado em sua avaliação de traições e casos, a mídia continua a sensacionalizar estereótipos antigos, o que explica fenômenos amplamente divulgados como o caso 'Scandoval', que ocorreu entre os co-protagonistas de Vanderpump Rules, Tom Sandoval, Rachel Leviss e Ariana Madix. 

De acordo com os americanos, 22% dos entrevistados dizem que os famosos que traem seus parceiros são condenados de maneira muito severa (28% dos homens em comparação com 17% das entrevistadas do sexo feminino). Quando questionados se celebridades masculinas e femininas são julgadas de maneira diferente, 34% dizem que as mulheres são julgadas com mais rigor, enquanto curiosamente, 12% disseram que as celebridades masculinas são tratadas com mais rigor. 

Já 47% concordam que só viram celebridades retratando a infidelidade como prejudicial aos seus relacionamentos. Não é comum ver celebridades aceitando a situação como uma oportunidade para superar e recomeçar. No entanto, de acordo com uma pesquisa anterior com membros do Ashley Madison sobre os benefícios da traição, 63% de seus membros disseram que a infidelidade teve um efeito geral positivo em suas vidas, especialmente em suas vidas sexuais. 

Para os membros do Ashley Madison de ambos os sexos, o principal benefício de ter um caso é a liberação de energia sexual e a redução da tensão. "Muitos casais descobrem que a infidelidade não precisa significar 'terminar', mas pode significar 'acordar'", diz a Dra. Tammy Nelson, autora de Open Monogamy. "Quando melhoramos nossas habilidades de autoconsciência, insight e comunicação, uma nova visão de relacionamento pode levar a ainda mais intimidade e confiança. Mas não vemos muitos exemplos saudáveis disso em filmes ou TV. Embora isso esteja mudando lentamente à medida que os papéis das mulheres em relação ao seu próprio prazer sexual são menos demonizados, precisamos de mais informação para mostrar que os casais podem se recuperar e florescer após uma grande dor ou lesão emocional", completa. 

Quando perguntados se a infidelidade afetaria negativamente sua impressão de uma celebridade, 46% dos americanos disseram não (33% indicaram que era porque a vida pessoal da celebridade não afeta sua opinião sobre ela como celebridade e 13% disseram apenas se a celebridade mostrasse remorso por suas ações). Além disso, 42% dos entrevistados disseram que não formariam uma opinião negativa sobre uma celebridade que escolhesse ficar com um parceiro que já os traiu no passado, porque novamente, a vida pessoal deles não afeta sua opinião sobre eles como celebridade.

Esses resultados indicam que o discurso público está lentamente se afastando da condenação pública e da fixação pela vergonha, abrindo espaço para que as pessoas façam suas próprias escolhas e erros sem interferência. Curiosamente, 14% das mulheres em comparação com 25% dos homens percebem ficar com um parceiro infiel como uma fraqueza, perdendo o respeito pela celebridade como resultado. Isso destaca a pressão que a sociedade ainda coloca sobre as mulheres para permanecerem em um relacionamento, e um estereótipo de que os homens são considerados fracos se ficarem com uma parceira que os trai. 

E embora alguns possam discordar, a cultura pop tem influência, já que 33% dos americanos dizem que estão mais inclinados a superar a infidelidade e reparar um relacionamento se sua celebridade favorita tiver feito o mesmo. As mulheres tendem a ser menos influenciadas (26%), enquanto os homens são mais propensos a imitar o comportamento (40%). 

A programação do Oscar deste ano sugere que a representação da infidelidade está evoluindo na cultura pop e o sentimento público pode estar mudando como resultado. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer quando se trata de entender as nuances da infidelidade e representá-las com precisão na tela grande.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp