08/03/2024 às 10h36min - Atualizada em 10/03/2024 às 00h06min

Temporada Maria Bonita presta homenagem às mulheres do forró pé de serra

Programação especial das quintas de março foi montada exclusivamente com atrações femininas

Silvânia Silva
https://brasucamulticultural.com.br/temporada-maria-bonita-presta-homenagem-as-mulheres-do-forro-pe-de-serra/
Multi Produtora (foto: Marc Pixell)

Com o objetivo de prestar homenagem às forrozeiras de Campinas e região, o Brasuca Multicultural, maior casa do ritmo do interior paulista, preparou uma seleção especial de cantoras de pé de serra que irão se apresentar no Forró de Quinta, durante todas as quintas de março. A curadoria deu o nome de Temporada Maria Bonita, que remete à força e resiliência das mulheres que disseminam o ritmo com bravura, resistência e carisma. 

Quem abriu a temporada foi Diana do Sertão com sua potência e sorriso inconfundíveis na noite de 7 de março. Suas apresentações são sempre marcantes pela presença de palco, cheia de firmeza e paixão.   

Nascida em Sousa/PB, mais conhecida como “cidade do sorriso”, ela carrega não só a essência de sua cidade, mas também o sangue, o amor e a garra do nordestino. Diana iniciou sua carreira na década de 70 na Orquestra Zimbo Carnavalesca, onde sua voz ecoava por todos os cantos dos bailes. 

Durante sua permanência nos Tropicais, conheceu Luiz Gonzaga e dividiu o palco com o “Rei do baião”. Não perdeu tempo e seguiu seus conselhos em ir encontrá-lo em São Paulo e continuar sua carreira.

Em 1987 participou de programas dos calouros no Clube do Bolinha, da Rede Bandeirantes, e do Sílvio Santos, sendo premiada com o troféu de Melhor Cantora da Noite Paulistana. 

A partir desta conquista, o apresentador Silvio Santos de forma visionária, a batizou com o nome artístico de “Diana do Sertão”.

Também da Paraíba, Bernadete França toca no dia 21. Ela consagrou-se após tornar-se campeã do Festival de Itaúnas, em 2017. É a caçula de nove filhos de uma família simples. Sua mãe era costureira e seu pai trabalhava na lavoura e repentista nos finais de semana, fazia versos e tocava viola para as pessoas dos bairros vizinhos de onde morava. Com um ano de idade mudou-se com a família para Recife, aos seis anos cantou a primeira música, o xote ‘O cheiro da Carolina’, de Luiz Gonzaga. Aos doze anos ganhou o prêmio Cantora Revelação em Recife, no mesmo ano participou do programa Cidade Contra Cidade, apresentado por Silvio Santos

Durante quatro anos atuou ao lado do cantor e compositor Toquinho. Ela viajou por toda a América Latina, Ásia e Europa. Com o acordeonista Walldo Lima apresenta o show ‘Tributo a Marinês: a Rainha do Xaxado’. Em 2016 gravou a música ‘Frevo Mulher’ para a novela Escrava Mãe da Rede Record. Bernadete França vem divulgando ao longo de sua carreira a música popular nordestina com sucessos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Humberto Teixeira e Dominguinhos. Cumprindo a missão de resgatar a tradição desta vertente da MPB. Também se apresenta regularmente em SESCs por todo Brasil. 

Sangue Novo

Thais Nogueira foi a escolhida para garantir a segunda noite de março. Ela encabeçou o projeto  Maria Forrozeira que passou pelos principais festivais do Brasil e tocou até na Europa. O trio formado só por mulheres aconteceu nos últimos dois anos. Agora, Thais deve trazer o show novo ‘Aprendi a Gostar de Mim’. 

Thais Nogueira Alves de Oliveira, nasceu em Aracaju, em 1991. É filha do cantor e sanfoneiro Erivaldo de Carira e da compositora Dina Nogueira e traz a herança que não nega de onde vieram suas raízes, pois daí vem também a dos irmãos cantores e sanfoneiros Mestrinho e Erivaldinho, que lamentavelmente faleceu em fevereiro. 

Em julho de 2006 integrou o trio que ganhou prêmio Revelação, em Itaúnasepois fez parte do Trio Juriti, com quem viajou o Brasil e gravou músicas com Dió de Araújo, Caju e Castanha, Elba Ramalho e Dominguinhos. 

Na carreira solo, Thais toca projetos influenciados pela música popular brasileira, inovando a cada turnê as variadas faces de sua rica musicalidade. 

Com 25 anos de carreira, mais de 3 mil shows realizados e 10 turnês internacionais no currículo, a Banda Bicho de Pé toca música regional brasileira e já se apresentou com grandes nomes como Dominguinhos, Elba Ramalho, Fagner, Zeca Baleiro, Ivete Sangalo e Daniela Mercury.

A música ‘Nosso Xote’, sucesso do primeiro CD da banda, alcançou o 3º  lugar de música mais tocada nas rádios e televisões do Brasil. A banda ficou famosa quando Janayna Pereira estava à frente, e ficou por 18 anos. Hoje, a vocal é Carla Casarim. 

Na TV, se apresentaram nos programas: Caldeirão, com Mion, SUPERSTAR, Programa Livre, Hebe, Domingo Espetacular, Senhor Brasil e já foram entrevistados por Galisteu, Luciana Gimenes, Fátima Bernardes e mais.  

Toda quinta a casa abre às 19h, com Dj e aula de forró do Proibido Cochilar antes do show. O show principal tem previsão de início às 21h. Semanalmente é lançada a Lista Amiga no site e redes sociais. Com nome cadastrado, a pessoa paga R$15,00, na hora é R$ 20,00.

Para o empresário Estéfano Bespalec Junior, proprietário do Brasuca, que completa dez anos em 2024, essa é uma importante chance de prestigiar as mulheres, dando oportunidade e ressaltando a importância delas no cenário. “Principalmente as mais velhas precisaram romper barreiras e inspiram gerações de mulheres. O boom do forró aconteceu no começo dos anos 2000, mas ele vem de muito antes e, com certeza, vai continuar por muitos anos ainda, porque existem pessoas que dedicam suas vidas à resistir. E é essa uma das mensagens que nossas cantoras de março trazem. São exemplo de força e resiliência, obstinação e tudo isso arrastando multidões com carisma e profissionalismo”, reforça.   

Serviço:

Temporada Maria Bonita - todas as quintas de março 

7/3 - Diana do Sertão 

14/3 - Thais Nogueira

21/3 - Bernadete França

28/3 - Bicho de Pé

Instagram: https://www.instagram.com/brasucamulticultural/ e https://www.instagram.com/forrodobrasuca/

 

O Brasuca fica na Avenida Santa Isabel, 800, Barão Geraldo, Campinas/SP. 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp