06/03/2024 às 18h10min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h09min

Petlove chega ao mercado de franquias e aumenta aposta no universo físico

Modelo de negócio inclui venda de produtos, oferta de serviços, como banho e tosa, e atendimento médico-veterinário. Primeira unidade será em São Paulo e expectativa é de 10 a 20 inaugurações ainda em 2024

Nathalia Bezerra
Foto: Rafael Renzo

O Grupo Petlove, maior ecossistema pet do Brasil, começa 2024 com uma novidade relevante em sua estratégia de expansão omnichannel, com potencial de movimentar o mercado pet brasileiro. Nativa do e-commerce, a Companhia anuncia sua estreia no sistema de franquias. O primeiro contrato, assinado em janeiro, dá início a um plano estruturado que contempla a inauguração de 10 a 20 unidades ainda neste ano. Além da venda de produtos, o modelo inclui a oferta de serviços, como banho e tosa, e também atendimento médico-veterinário, com uma clínica Vetsmart. A primeira unidade franqueada ficará localizada em Perdizes, São Paulo, e tem abertura prevista para abril. 

O processo de expansão será gradativo, com implantação faseada, já que o objetivo é que a Companhia siga próxima da operação e garanta ao franqueado um acompanhamento e uma consultoria de excelência. A seleção de candidatos será customizada e exclusiva, ou seja, com padrões rígidos de qualidade, formando uma rede qualificada para atender aos tutores e pets. Para 2025, após esse passo inicial, o plano é chegar em 100 unidades.

“Temos como objetivo democratizar o cuidado com os pets, empoderando empreendedores e médicos veterinários, e a nossa expansão, por meio do sistema de franquias, está alinhada a essa missão que assumimos como Companhia. Para além desse propósito inegociável, sabemos que a operação física permite que estejamos próximos dos nossos clientes, criando pontos de contato, promovendo experiências únicas e fomentando a lembrança de marca - critérios extremamente relevantes dentro do nosso plano de negócio. A franquia da Petlove é um modelo único no mercado pet, com foco em produtos, serviços e saúde. O franqueado se beneficia com o direcionamento de pedidos com entrega rápida e de retirada em loja que vêm do nosso e-commerce, podendo vender planos de saúde e criar sua própria carteira de clientes/vidas com remuneração exclusiva”, ressalta Talita Lacerda, CEO do Grupo Petlove.

Para se tornar um franqueado, o investimento é de aproximadamente R$600 mil, com ponto de equilíbrio (breakeven) em seis meses e payback em menos de 30 meses. Vale destacar que o segmento pet segue registrando crescimento ano após ano: com desempenho de mercado acompanhado até setembro de 2023, a estimativa é que o setor pet brasileiro tenha faturado R$ 68,9 bilhões, com uma evolução anual de 14%. Os dados são do Instituto Pet Brasil (IPB).

Atualmente, a Petlove já conta com sete lojas em São Paulo - Moema, Tatuapé, Braz Leme, Cidade Jardim, Tutoia, Campo Belo e Sócrates -, uma em Santos, uma em Santo André e também um quiosque em São Paulo (Veros Hospital Veterinário). 

As unidades apostam no conceito phygital com a integração entre as compras presenciais e online por meio de uma “prateleira infinita”, na qual os clientes podem adquirir itens e serviços no catálogo online da marca, além dos produtos disponíveis no salão de vendas, ampliando as possibilidades de vendas. Nos espaços, é possível ainda a aquisição de plano de saúde pet, além da oportunidade de retirar produtos comprados pelo site ou app da marca. Além disso, há também os serviços como banho e tosa e atendimento veterinário, ambos mediante agendamento prévio. 

 

Sobre o Grupo Petlove

Fundada em 1999, a Petlove iniciou suas atividades como um e-commerce, pioneiro no setor no país, e hoje se consolida como o primeiro ecossistema pet no Brasil. Atualmente, a companhia engloba outras frentes de negócios, como saúde, hospedagem e serviços, sempre focada em oferecer soluções completas para tutores e pets, seja no mundo virtual ou presencial. Com as frentes de planos de saúde e os serviços da DogHero, a companhia conecta a jornada do cliente, que pode resolver todas as questões relativas ao pet em um só lugar. A empresa também tem forte atuação no segmento B2B e busca a valorização dos profissionais do setor, com soluções voltadas a médicos veterinários e petshops, empreendedores e pet sitters, fortalecendo todo o ecossistema pet por meio das plataformas de conteúdos técnicos e auxílio ao médico veterinário e de gestão de negócios com as marcas Vet Smart e Vetus, respectivamente.

 


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