06/03/2024 às 18h25min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h08min

Héloa apresenta seu disco “ylDé” no Centro Cultural São Paulo (CCSP), dia 14 de março

Cantora afro indígena mergulha nas conexões culturais de sua terra natal e de outros estados ,ao longo do espetáculo

Patricia Dornelas
https://centrocultural.sp.gov.br/heloa-yide-2/
Divulgação do artista
Considerada uma das grandes apostas da música nacional, a cantora afro-indígena Héloa canta o Nordeste em suas várias faces. Com 15 anos de carreira, apresentações em diversos festivais, centros e espaços culturais e vencedora do Prêmio Profissionais da Música (categoria MPB Nordeste), a artista se dedica às pesquisas das matrizes afro-brasileiras e indígenas. Seus registros fonográficos trazem os sons de tambores, maracás e reverência às forças sagradas dos Orixás, caboclos, encantados, o Nordeste e o Brasil profundo em suas manifestações. No próximo dia 14 de março, quinta, a artista realiza apresentação gratuita do seu disco “ylDé” no Centro Cultural São Paulo (CCSP).
 
 “ylDé” é um álbum para celebrar e dançar.  Ao som de tambores, beats e ritmos que trazem uma mistura de várias expressões rítmicas, diaspóricas e afroindígenas, o disco traz o Pop Sagrado, com a assinatura percussiva de Carlinhos Brown e participações de importantes músicos, como Lia de Itamaracá, Mateus Aleluia, Luiz Caldas, Margareth Menezes, Maestro Spock e com o grupo indígena Sabuká Kariri-Xocó. Lançado nas plataformas digitais pelo Candyall Music, selo de Brown, que assina direção musical e arranjos em parceria com o pernambucano Yuri Queiroga.
 
Desde seu lançamento, a turnê do álbum “ylDé” já ultrapassa a marca de mais de 25 shows, passando por importantes Estados, circuitos, festivais e espaços culturais do Brasil, como: Parque Ibirapuera,  Instituto Tomie Ohtake,  Projeto Verão em Aracaju, Festival de Artes de São Cristóvão (SE), Itaú Cultural (SP), Galo da Madrugada, Marco Zero (PE), Sescs Santos, Bom Retiro, São José dos Campos e Ipiranga (SP), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Forró Caju, Feira Literária de Paraty (RJ), Centro Cultural São Paulo, Circuito CEU (São Paulo). E ainda, contou com a participação de artistas, como Zé Manoel, Maestro Spock e o grupo indígena Sabuká Kariri Xocó.
Em 2023, Héloa foi premiada na Categoria Melhor MPB Nordeste, pelo Prêmio Profissionais da Música, em Brasília e mais recentemente o show foi premiado pelo Edital PROAC 2023, com a circulação pela capital paulistana. Dando início a esta circulação dos shows, a artista anuncia as primeiras datas e locais que receberão o show. Ainda no mês da mulher, Héloa leva todo seu protagonismo feminino para o palco Adoniran Barbosa, no CCSP, depois faz show na Casa de Francisca, dia 23 de maio. Já no mês de julho, o espetáculo chega ao Centro Cultural Butantã, com entrada gratuita.
Com direção musical de Yuri Queiroga e direção artística de Helóa, a cantora sobe ao palco com a sua banda, formada por Yuri Queiroga, Cauê Silva, Yara Oliveira, Catarina Rossi e Allen Alencar. Os figurinos da nova turnê são assinados pela estilista goiana Naya Violeta e o cenário fica a cargo da artista visual Anne Galante.
No repertório do show, composto em maioria pela própria Héloa, um essencial perfil da artista inquieta, que mergulha em toda sua multipotencialidade, com seu canto, dança, força, sensualidade e suavidade, para rodar o mundo, colhendo elogios da crítica. “Todo Corpo”, “A Vida É”, “Realeza” (feat. Margareth Menezes), “Tambor” (feat Carlinhos Brown), “Deixa Girar” (feat Luiz Caldas e Mateus Aleluia), faixas de autoria da artista, estarão no setlist da noite.
 
Serviço:
 
Local: CCSP
Endereço: Rua Vergueiro, 1000
Dia: 14 de março (quinta)
Horário: 19h
Ingressos: entrada gratuita
Informações: https://centrocultural.sp.gov.br/heloa-yide-2/  
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp