07/03/2024 às 21h44min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h08min

Distribuição digital: Entenda como funciona o “segredo” para o sucesso das músicas na internet

“Você pode ter a melhor estratégia de marketing do mundo, se os ouvintes não conseguirem encontrar a música, ela não vai fazer sucesso”, explica o especialista em distribuição digital e CEO da LUJO NETWORK, Jeff Nuno

Fabiano de Abreu
© PIxabay

Já faz algum tempo que a internet é fundamental para o sucesso de uma música, com plataformas de streaming e redes sociais conectando artistas diretamente aos seus ouvintes, a visibilidade online tornou-se um fator determinante. Por isso, cada vez mais estratégias têm sido utilizadas para usar essas plataformas a seu favor, como a distribuição digital, explica o especialista em distribuição digital e CEO da LUJO NETWORKJeff Nuno.

 

Atualmente, os artistas utilizam plataformas de streaming, como Spotify, para alcançar sua audiência. Elas oferecem acesso instantâneo a milhões de músicas e incentiva a descoberta de novos talentos, mas para conseguir isso não basta colocar as músicas na plataforma, mas sim ter toda uma estratégia para ampliar ao máximo esse alcance”, explica Jeff Nuno.

 

O que é a distribuição digital?

A distribuição digital é o processo que realiza a disponibilização de músicas de forma virtual, em plataformas de streaming e redes sociais para permitir que os usuários desses serviços tenham acesso facilitado às músicas, aumentando instantaneamente o seu alcance.

 

No entanto, com a popularização dessas plataformas e o grande volume de lançamentos diários, apenas colocar a canção no sistema não garante que ele tenha visibilidade, tornando necessário uma estratégia especializada para isso, a chamada distribuição digital.

 

Como é feita a distribuição digital de músicas profissionalmente?

De acordo com Jeff Nuno, as estratégias de distribuição digital profissionais são muito mais abrangentes do que apenas colocar as músicas na internet.

 

Você precisa pensar no público alvo desde a composição da música, depois de criar uma música realmente direcionada para o seu público, você precisa disponibilizá-la nas plataformas digitais e, através de uma profunda análise de dados, entender em qual delas deve-se investir mais”.

 

"Além das estratégias de divulgação orgânica, também existem os investimentos que podem ser realizados de forma pontual,  mas também é feito o incentivo de maneira orgânica da inclusão da música em playlists editoriais, que ajudam a impulsionar, sempre de forma muito estratégica e direcionada, a música”, afirma Jeff Nuno.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp