06/03/2024 às 16h10min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h06min

Pó e água coados juntos? Conheça a tradição do café mineiro que faz sucesso no Empório Coisas de Minas

Estilo único de passar café é o mais utilizado pelas famílias mineiras. Saiba como é feito

Yago Novaes
Divulgação/Empório Coisas de Minas

Na cultura de mineira, um café e um pão de queijo não podem faltar na mesa. O cafézin é que rege um encontro, uma boa prosa, um momento de descanso, uma visita a família. Ele está no cotidiano de todo brasileiro.

O café mineiro é conhecido por suas raízes profundas na rica tradição cafeeira do estado, mas em Minas, principalmente nas cidades interioranas, o modo de passar o café quentinho é que aguça as memórias gustativas e afetivas.

Combinar o pó de café e a água no processo de coagem é uma tradição que é incentivada de geração em geração. O café coado emerge como uma forma atemporal de preparar essa infusão tão amada, destacando-se pela simplicidade, autenticidade e pela riqueza de sabor que entrega a cada gole.

Essa maneira de fazer café a moda antiga possui várias histórias. A mais disseminada explica que, os antepassados, por conta da dificuldade financeira das épocas, dissolviam o pó na água e, depois de pronto, o colocavam em um vasilhame com pano e esperavam o pó de café descer para a base, deixando só o gosto e o aroma na água.

Na rede de franquias Empório Coisas de Minas, fundada pela mineira de Muzambinho Lilian Teodoro Lisa, o café no estilo mineiro é o mais vendido. Ele é coado na mesa, em coador de pano, pelo próprio cliente em uma xícara de ágata. Uma experiência de simplicidade, paciência e atenção aos detalhes. “Na técnica mais comum em Minas, a água é fervida com ou sem açúcar – a depender do gosto de quem o faz. Após a fervura, o fogo é desligado e um bule tampado. O pó do café é misturado diretamente na água já em temperatura mais baixa (sem o grau de fervura que pode queimar o pó) e, então coado em um coador de pano”, revela Lilian.

O uso do coador de pano é essencial para que o café no estilo mineiro, pois ele tem a trama mais aberta e, por este motivo, a bebida fica mais encorpada e rica em óleos essenciais, destacando os sabores e aromas do grão.

Além de ser uma experiência gustativa, compartilhar uma xícara de café coado é mais do que uma pausa para recarregar as energias. É um convite para compartilhar histórias, ideias e momentos especiais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp