06/03/2024 às 03h14min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h05min

Exposição "Mulheres das Águas" homenageia Laurinha do Camarão, ícone de Charitas, no MAC em Niterói.

Conheça a história inspiradora da vendedora ambulante que conquistou o coração dos cariocas com seus bordões criativos e seu trabalho incansável

William Vieira
Filipe Aguiar
 

No cenário deslumbrante do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), uma nova exposição está pronta para encantar e emocionar os visitantes. Intitulada "Mulheres das Águas", essa mostra imersiva, que estará em exibição de 9 de março a 16 de junho, é uma iniciativa do coletivo Corpos no Mundo, conhecido por registrar e compartilhar histórias que promovem empatia e escuta ativa.

 

Um dos destaques desta exposição é a homenagem à Laurinha do Camarão, uma figura icônica da praia de Charitas, em Niterói. Conhecida por seus bordões cativantes e seu trabalho incansável, Laurinha conquistou o coração dos cariocas e hoje conta com uma legião de mais de 200 mil seguidores no Instagram.

 

Laurinha, que é moradora de São Gonçalo, criou cinco filhos e sete netos sem a presença de um marido. Em meio a tragédias familiares, como a perda de dois filhos, em 2016 e 2019, ela encontrou forças para dedicar-se ao sustento e bem-estar de sua família.

 

Na exposição "Mulheres das Águas", os visitantes terão a oportunidade única de conhecer a história inspiradora de Laurinha do Camarão de forma imersiva. Seus bordões marcantes, como "Não sou Cláudia Raia e nem Vera Verão, sou a Laurinha do camarão", serão lembrados e homenageados na exposição em memória a força da mulher.

 

Além de Laurinha, a exposição também destaca outras mulheres que moldam suas vidas pelas marés da Baía de Guanabara, incluindo pescadoras, marisqueiras, ambulantes e trabalhadoras da indústria naval. É uma celebração da força, da resiliência e da diversidade das mulheres que deixam sua marca nas águas de Niterói.

 

No dia 9 de março, às 15h, quem for visitar a exposição em sua cerimônia de abertura terá o privilégio de conhecer a icônica Laurinha do Camarão, além de poder assistir de perto um desfile-performance a artista de crochê Abrilhante, que também é uma das mulheres homenageadas na exposição.

 

Uma exposição que vai além da arte, é um tributo à coragem e à determinação feminina que merece ser celebrado e compartilhado por todos. 

 

Esta exposição é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

Serviço:

 
  • Funcionamento das galerias internas: de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada no museu deve ser feita até as 17h30.
  • A Praça do MAC é aberta ao público todos os dias, gratuitamente, das 09h às 18h.
  • Inteira: R$16,00 / Meia-entrada: R$8,00 (A comprovação do benefício é obrigatória na entrada do museu). Os ingressos são válidos durante o horário de funcionamento do dia da compra.
  • Gratuidades: Crianças menores de 7 anos; Estudantes da rede pública (fundamental e médio); Moradores e naturais de Niterói; Servidoras/es públicos municipais de Niterói; Pessoas com deficiência; Visitante que chegar ao museu de bicicleta. Às quartas-feiras a visitação é gratuita para todo mundo!
  • Têm direito à meia-entrada: Pessoas com mais de 60 anos; Estudantes de escolas particulares e universidades; ID Jovem: Pessoas de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos que estejam inscritas no CadÚnico; Professoras/es.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp