07/03/2024 às 09h07min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h05min

Comemorações ao Dia da Água e exposições gratuitas marcam as atividades de março do Museu da Energia de Salesópolis (SP)

Apresentações culturais, visita ao acervo histórico e passeios na natureza estão entre as opções de lazer

Bartira Betini
Divulgação
 

 

 

Celebrando o Dia Mundial da Água (22/03) e a importância da energia para o dia a dia das pessoas, o Museu da Energia de Salesópolis (SP), mantido pela Fundação Energia e Saneamento, organiza uma série de atividades em torno das duas temáticas ao longo de março. As atividades também incluem visitação à fauna e flora da Mata Atlântica, por meio de trilhas e observação de pássaros.

Inaugurando a agenda de março, o Museu oferece visitação gratuita ao roteiro Caminhos da Energia até 9 de março. O evento também é comemorativo aos 26 anos de existência da Fundação Energia e Saneamento, entidade privada sem fins lucrativos que mantém o Museu de Energia de Salesópolis.

Dia Mundial da Água

Entre os dias 19 e 22 de março, o Museu organiza duas atividades sobre a importância da água para a vida, ambas com o patrocínio da EDP Brasil. Na primeira delas, o passeio guiado “As águas que você não vê - Educação Ambiental pelas águas do Tietê” permite aos visitantes entenderem conceitos importantes como economia de água e as peculiaridades do rio Tietê. O roteiro acontece entre os dias 19 e 21 de março.

No Dia Mundial da Água (22), o Museu promove a atividade cultural “Das Águas às Cirandas”, com o grupo cultural Fuá de Cá. A atividade é voltada para os alunos do 5º ano da EMEF Mestra Henriqueta e consiste na apresentação de cantigas que trazem a água como tema e convida os participantes a refletir sobre a importância desse recurso vital.

Trilhas e pássaros

Completando a programação de março, o Museu realiza no dia 15 a atividade “Passarinhando no Museu - Observando na Escola” com os alunos da PEI EE Profª Rosa Maria de Souza. A atividade será constituída por palestra, saída à campo e entrega de livros de colorir das aves do Museu elaborados pelo Educativo da unidade. 

Fechando a agenda, o Museu oferece uma caminhada pela Trilha da Figueira no dia 30. O trajeto é acessível para crianças e adultos e possibilita aos visitantes conhecerem a biodiversidade da Mata Atlântica, além de contemplar uma figueira centenária com mais de 20 metros de altura. 

Algumas atividades são gratuitas e outras necessitam de ingresso. Para mais informações sobre a programação de março, basta ligar no WhatsApp do Museu da Energia Salesópolis (11) 99115-0020 ou enviar e-mail para [email protected].

Serviço

Programação de março

Local: Museu da Energia de Salesópolis - Estrada dos Freires, km 06 – Salesópolis – SP

Atrações:

1) Até 09/03 – Semana de Gratuidade - 26 anos da FES (Visita à exposição Caminhos da Energia), das 10h às 16h15 

Público-alvo: livre

Inscrições: gratuita

2) 15/03 - Passarinhando no Museu - Observando na Escola, manhã e tarde (Patrocínio: EDP Brasil)

Público-alvo: Estudantes do 7º ano da PEI EE Profª Rosa Maria de Souza

3) 19/03 a 21/03 - As águas que você não vê - Educação Ambiental pelas águas do Tietê, às 10h (Patrocínio: EDP Brasil)

Público-alvo: todos os públicos, com limite máximo de 10 participantes por grupo

Inscrições: R$ 11,00 por pessoa, com agendamento prévio no WhatsApp do Museu da Energia Salesópolis (11) 99115-0020 ou e-mail [email protected]

4) 22/03 – Das Águas às Cirandas: contação de histórias e apresentação com o grupo cultural Fuá de Cá, às 10h (Patrocínio: EDP Brasil)

Público-alvo: público geral de 10 a 70 anos e limitação de 40 pessoas. Participação dos alunos do 5º ano da EMEF Mestra Henriqueta 

5) 30/03 – Caminhada na Trilha da Figueira, às 10h

Público-alvo: a partir de 7 anos, com limite máximo de 15 participantes por grupo

Inscrições: R$ 16,00 por pessoa com agendamento prévio no WhatsApp do Museu da Energia Salesópolis (11) 99115-0020 ou e-mail [email protected]

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp