06/03/2024 às 10h46min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h04min

Liga STEAM lança edital para a Comunidade de Educadores STEAM – Coorte 2024

O programa de formação da Comunidade de Educadores STEAM – Coorte 2024 terá 50 horas de duração, é gratuito e on-line

Marcelo Dias Moreira
Fundação ArcelorMittal
Já está aberto o edital para seleção de 100 educadores de todo o país que formarão a Comunidade de Educadores STEAM – Coorte 2024. A iniciativa busca promover a disseminação de estudos e pesquisas e a construção de propostas inovadoras com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes brasileiros. Podem se inscrever educadores de instituições públicas e privadas, da Educação Básica ao Ensino Superior, que tenham interesse em inovar práticas pedagógicas e impactar redes públicas de ensino por meio da abordagem STEAM. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 05 de abril por meio do site da Liga STEAM.
Serão aceitas inscrições de educadores de todas as áreas do conhecimento. É desejável que os candidatos tenham alguma familiaridade com práticas pedagógicas inovadoras, implementação de metodologias ativas, atividades de investigação científica e práticas que estimulem o pensamento computacional, ou mesmo experiência na implementação de projetos STEAM em redes públicas.

“Nosso objetivo é possibilitar o desenvolvimento de projetos STEAM com impacto real nas redes e comunidades em que os educadores estão inseridos”, diz Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal, entidade promotora da Liga STEAM em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional.

“Os educadores selecionados farão parte de um grupo que tem como foco o desenvolvimento de ações formativas para apoiar a implementação de Projetos  STEAM autorais e inovadores na rede pública, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fortalecendo a disseminação da abordagem STEAM no Brasil”, diz Lilian Bacich, da Tríade Educacional, referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à abordagem STEAM.

A Comunidade de Educadores STEAM – Coorte 2024 é uma das estratégias da Liga STEAM, iniciativa que promove a abordagem STEAM em escolas brasileiras por meio de outros dois eixos. Um deles é o Prêmio Liga STEAM que, em 2023, recebeu inscrições de quase mil professores de redes públicas de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. Outro é a Formação de Redes, que envolvem integralmente as redes de educação de municípios brasileiros. Este ano, a Formação de Redes já foi lançada em fevereiro em Barra Mansa (RJ). Em março chegará à Sabará e Itatiaiuçu, ambas em Minas Gerais. Outras cidades serão agregadas ao projeto em seguida.

50 horas de formação gratuita e remota
O programa de formação da Comunidade de Educadores STEAM – Coorte 2024 terá 50 horas de duração, é gratuito e on-line. O programa se divide em três etapas. Na primeira, os educadores terão contato com temáticas sobre educação STEAM. Na segunda, serão oferecidas sessões de mentoria em grupo para apoiar o desenvolvimento e implementação do plano de ação desenvolvido na primeira etapa.    

Na terceira etapa, os participantes deverão produzir relatos de práticas com base nas ações implementadas nas instituições ou nas redes públicas de ensino. Esses conteúdos ficarão disponíveis de forma gratuita para livre acesso, com o objetivo de ampliar e fortalecer a disseminação da abordagem STEAM no Brasil. Ao final do programa, os integrantes da Comunidade de Educadores da Liga STEAM receberão a certificação de Educadores STEAM.

O STEAM
STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. A abordagem STEAM desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas. 

A Liga STEAM
A Liga STEAM é uma estratégia criada pela Fundação ArcelorMittal para conectar parceiros relevantes e somar forças para investir na educação do Brasil. Hoje, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, é um dos maiores programas de formação gratuita de educadores em STEAM do país. “O futuro do país passa, necessariamente, pela educação, e começando a investir nela hoje, certamente estamos trabalhando por um amanhã melhor”, diz Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal. 

Fundação ArcelorMittal
Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.  

Fundação Banco do Brasil
Em 1985, o Banco do Brasil instituiu a Fundação BB para contribuir para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado - ISP do BB e de parceiros, declarada o coração social do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.

AVSI Brasil
Organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, cuja missão é tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de sua família e de sua comunidade, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.

Tríade Educacional
É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são bases de propostas de formação nessas temáticas pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos. 

 

SERVIÇO:
Liga STEAM lança edital para a Comunidade de Educadores STEAM – Coorte 2024
Data de inscrições: 05/03 a 05/04
Edital/ Inscrições: Liga STEAM
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp