06/03/2024 às 14h24min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h04min

Formação gratuita e certificada de inclusão escolar disponível para profissionais da Educação

Projeto AutismoS Presente prioriza a sensibilização e conscientização sobre o Espectro

UNIASSELVI
https://portal.uniasselvi.com.br/
Divulgação
Mais de 3 mil e 700 professores da Educação Básica de todo o Brasil já foram capacitados pelo Projeto AutimoS Presente, oferecido gratuitamente por meio de uma parceria entre a UNIASSELVI e a ONDA- AutismoS - principal autoridade nacional no que diz respeito ao autismo. Há cinco anos a ação capacita docentes e multiplicadores voluntários sobre sensibilização e conscientização referente ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Os mais de mil Polos de apoio presencial da UNIASSELVI têm à disposição a iniciativa que cria uma rede qualificada e compreensiva da realidade autista. O resultado são indivíduos devidamente preparados para prestarem apoio às necessidades das especificidades daqueles que estão dentro do espectro. Conforme explica o presidente da ONDA-AutismoS, Fábio Cordeiro:
 

“A neurodiversidade deve ser aceita e não consertada. Falar em neurodiversidade não é suficiente; é preciso praticá-la, e isso é um dever de toda a sociedade, não apenas de políticas públicas e de instituições. Afinal, prédios e leis não incluem; pessoas incluem”.


Além do maior programa de responsabilidade social da UNIASSELVI dar voz às pessoas autistas, Polos e entidades também são beneficiadas já que o AustimoS Presente promove sinergias com Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e com Escolas Públicas e Privadas em todas as regiões do país. Márcia Souza, Pró-reitora de Ensino da UNIASSELVI, explica:
 

“A UNIASSELVI compreende a responsabilidade que tem nas comunidades e por isso, contribui com a formação continuada de professores das redes pública e privada de todo o Brasil. O Projeto AutismoS Presente atende a uma crescente necessidade por atenção especializada, orientada e pautada na convivência inclusiva no ambiente escolar. Estar presente nesses locais e oferecer soluções, é nossa missão. O Polo é parte importante no processo de engajamento da rede de educação neste projeto. Estamos perto do brasileiro e somos corresponsáveis pelo desenvolvimento da melhoria da qualidade de vida do cidadão, pela inclusão, pela construção da autonomia e pela responsabilidade social”. 


A Profa. Neuzi Schotten, Reitora da UNIASSELVI, completa:
 

“A UNIASSELVI não só promove a inclusão das pessoas autistas na Educação Básica por meio da realização de cursos de formação para professores, nós também temos alunos autistas matriculados nos mais diversos cursos oferecidos pela Instituição. E isto requer estudo e planejamento a fim de contemplar as ações necessárias para a efetivação da aprendizagem do acadêmico autista promovendo, desta forma, a inclusão pedagógica, atitudinal e física”.


UNIASSELVI e ONDA-AutismoS também compartilham conteúdos sobre o tema. A Newsletter Radar AutismoS foi lançada em outubro de 2023 e envia materiais mensais gratuitos de qualidade, desenvolvidos pelas duas organizações.

Eventos realizados
O calendário do projeto também conta com três grandes eventos anuais que incluem participações internacionais: Seminário Nacional AutismoS; o evento Orgulho Austista que celebra o 18 de junho, Dia do Orgulho Autista; e o Simpósio Internacional ONDA-AutismoS. Eles têm como público-alvo a comunidade acadêmica da UNIASSELVI, mas também são destinados para toda a comunidade externa, especialmente os profissionais da Educação Básica.

Os eventos são abertos porque todas as iniciativas têm como base a crença firme que a inclusão se faz por intermédio da disseminação da informação, permitindo que todos tenham acesso às oportunidades de aprendizado e participação. “Afinal, inclusão é informação”, afirma Juliana Uggioni, voluntária da ONDA-AutismoS.

Sobre a ONDA-AutismoS
A Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA-AutismoS) é uma entidade de caráter social que tem como principal objetivo propagar conhecimento sobre o TEA e aprimorar a qualidade de vida das pessoas autistas, defendendo seus direitos através do planejamento e da execução de ações cuja finalidade é proporcionar maior segurança e bem-estar a essa comunidade. Atualmente, é a maior Organização Nacional pelos Direitos dos Autistas, alcançando mais de 20 estados e impactando mais de cem cidades.

Serviço
O que: 6° Seminário Nacional AutismoS | TEA & Terapias aliadas à Inclusão Escolar 
Quando: 3/4 às 14h30
Onde: UNIASSELVI no YouTube

O que: 3° Orgulho Autista | + que um Transtorno
Quando: 1º/6, às 9h 
Onde: UNIASSELVI no YouTube

O que: 5° Simpósio Internacional ONDA-AutismoS | O Autismo, a Vida no Espectro e o Futuro do Autismo
Quando: 6/11, às 19h
Onde: UNIASSELVI no YouTube

Por Redação UNIASSELVI

Leia mais notícias
Live aberta ao público com dicas sobre empreender com criatividade é realizada pela UNIASSELVI
Aluno da UNIASSELVI é finalista em Programa Global de Empreendedorismo


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp