06/03/2024 às 10h56min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h04min

Born in Flames e mais 9 filmes realizados por mulheres estreiam em março na Filmicca

**com quase 50% do catálogo composto por obras de diretoras, a plataforma celebra o cinema realizado por mulheres

ATTi Comunicação & Ideias
Divulgação


Os lançamentos da FILMICCA no mês de Março são 10 obras de diretoras, que se juntam a mais de 180 filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres disponíveis no catálogo da plataforma. Os lançamentos incluem o poderoso “Born in Flames”, da diretora Lizzie Borden, em versão restaurada, dois filmes da diretora filipina Isabel Sandoval, três obras da diretora portuguesa Cláudia Varejão, do belíssimo “Lobo e Cão”, o documentário “Patu!” da diretora maori Merata Mita, dois curtas da diretora britânica Ngozi Onwurah e a versão restaurada de “A Dama de Constantinopla”, da húngara Judit Elek.
 
BORN IN FLAMES – O PODEROSO FILME DE LIZZIE BORDEN
“Born in Flames” abalou o mundo do cinema independente. Este clássico feminista futurista da diretora Lizzie Borden é uma obra provocativa e muito relevante, abordando o sexismo e o racismo. Uma fantasia da rebelião feminina ambientada na América dez anos após a Segunda Revolução Americana. Quando Adelaide Norris, uma mulher negra radical que fundou o Exército da Mulher, é misteriosamente morta, uma coligação diversificada de mulheres, de todos os tipos de etnia, classe e orientação sexual, emerge para destruir o Sistema.
Estreia dia 28 de Março, exclusivamente na FILMICCA
 
 
 
A DAMA DE CONSTANTINOPLA – VERSÃO RESTAURADA DA JOIA HÚNGARA
Primeiro longa de ficção da diretora húngara Judit Elek, “A Dama de Constantinopla”, uma mistura inebriante de surrealismo e neorrealismo, seguindo a história de uma senhora solitária, que é visitada por um fluxo constante de vizinhos festivos e estranhos quando decide vender seu apartamento. Versão restaurada exibida no Festival de Cannes em 2023.
Estreia no dia 08 de Março, exclusivamente na FILMICCA
 
 
OS PRIMEIROS FILMES DE ISABEL SANDOVAL
A talentosa diretora, e atriz, filipina Isabel Sandoval tem duas de suas obras apresentadas com exclusividade na FILMICCA
A primeira é “Señorita”, seu primeiro longa-metragem, um thriller político noir ambientado nas margens das Filipinas. Desejando começar uma nova vida, Donna (interpretada por Isabel Sandoval), é uma mulher trans e uma profissional do sexo que vive em Manila. Ela se muda para uma pequena cidade onde mora seu filho (que acredita que ela é sua tia). Lá, Donna é atraída para uma campanha popular para destituir um prefeito corrupto, mas isso se torna algo mais próximo quando ela descobre que um de seus antigos clientes é uma peça-chave no esquema da corrupção.
Seu segundo-longa é “Aparição”, um drama psicológico efervescente, onde as forças políticas e patriarcais invadem o mundo enclausurado de um convento filipino. À medida que o presidente Ferdinand Marcos aumenta o seu controle sobre o poder e a agitação política varre as Filipinas, a vida dentro do remoto e pacífico convento da Adoração continua como sempre. Mas quando a lei marcial é declarada e a Irmã Remy descobre que o seu irmão está entre os ativistas anti-Marcos desaparecidos, as irmãs da Adoração se veem forçadas a enfrentar uma violência que já não podem ignorar.
Estreiam no dia 15 de Março
 
 
 
O CINEMA DE CLÁUDIA VAREJÃO, DIRETORA DE LOBO E CÃO
A premiada diretora portuguesa Cláudia Varejão, de “Lobo e Cão”, ganha uma retrospectiva com seus três longas anteriores.
“No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos” segue a Companhia Nacional de Balé de Portugal, que comemora quatro décadas de existência. Este filme não somente acompanha as criações e estreias da companhia mas sobretudo o trabalho silencioso e estrutural de cada bailarino.
“Ama-San” segue Matsumi, Mayumi e Masumi , que vivem em Wagu, uma pequena vila piscatória da Península de Ise, e mergulham diariamente sem saber o que irão encontrar. Os seus corpos delicados em terra dão lugar a caçadoras no mar. Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas Ama-San.
“Amor Fati” vai ao encontro de partes que se completam. São retratos de casais, amigos, famílias e animais com os seus humanos. Partilham a intimidade dos dias, os hábitos, as crenças, os gostos e alguns traços físicos. A partir dos seus rostos e da coreografia dos gestos, descobrimos a história que os envolvem.
Os três filmes estreiam no dia 22 de Março
 
PATU! – O PODEROSO DOCUMENTÁRIO DE MERATA MITA
Um registro surpreendente do protesto em massa que ocorreu em toda a Nova Zelândia, durante o inverno de 1981, contra uma turnê sul-africana de rugby, no qual milhares de neozelandeses saíram às ruas para demonstrar a sua solidariedade para com as vítimas do apartheid. “Patu!”, de Merata Mita, é um testemunho da coragem e da fé dos manifestantes e de uma grande equipe de cineastas. Um marco na história do cinema de Aotearoa, este poderoso documentário é um complexo filme de guerrilha que conecta o apartheid no exterior e o racismo no próprio país.
Estreia em versão restaurada no dia 29 de Março, exclusivamente na FILMICCA
 
 
 
CURTAS DE NGOZI ONWURAH
A cineasta britânica Ngozi Onwurah aborda as questões de tempo e espaço em seu trabalho que abrange a heterogeneidade e múltiplos locais de subjetividade. Onwurah navega e desafia consistentemente os limites do cinema narrativo e etnográfico, insistindo que o corpo é a paisagem central de um discurso cinematográfico anti-imperialista.
A FILMICCA apresenta duas de suas obras mais célebres. Primeiro, “O Lindo Corpo”, onde a diretora mergulha nas profundezas da força materna e da devoção de filha, em uma homenagem inesquecível estrelada por sua mãe na vida real, Madge Onwurah.
Já o segundo, “Homens Brancos Estão Enlouquecendo”, Onwurah explora a fetichização das mulheres negras como uma manifestação da insegurança masculina branca.
Estreiam no dia 7 de Março
 
 
FILMICCA é um streaming nacional e independente de cinema autoral e cult, do clássico ao contemporâneo, incluindo lançamentos inéditos e exclusivos, com uma curadoria que valoriza filmes realizados por mulheres, histórias LGBTQIA+, narrativas negras, obras de novos autores e de diretores renomados do cinema mundial.

Serviço:
Onde assistir: www.filmicca.com.br ou nos apps para Android, iPhone, iPad, Apple TV, Android TV e Amazon Fire TV. Os apps possuem integração para espelhamento via Chromecast e AirPlay.


Planos de Assinatura: R$ 120,00 no Plano Anual e R$ 19,90 no Plano Mensal
Disponível para assinatura em todo o Brasil.
 
 
 
 
 
 
 
Em Março de 2024 na FILMICCA
 
07/03: Homens Brancos Estão Enlouquecendo, de Ngozi Onwurah (Reino Unido, 1994) – 18 anos
 
07/03: O Lindo Corpo, de Ngozi Onwurah (Reino Unido, 1991) – 18 anos
 
08/03: A Dama de Constantinopla, de Judit Elek (Hungria, 1969) – 14 anos
 
15/03: Señorita, de Isabel Sandoval (Filipinas, 2011) – 14 anos
 
15/03: Aparição, de Isabel Sandoval (Filipinas, 2012) – 14 anos
 
22/03: No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos, de Cláudia Varejão (Portugal, 2016) – 14 anos
 
22/03: Ama-San, de Cláudia Varejão (Portugal, Japão, Suíça, 2016) – 14 anos
 
22/03: Amor Fati, de Cláudia Varejão (Portugal, França, Suíça, 2020) – 14 anos
 
28/03: Born in Flames, de Lizzie Borden (Estados Unidos, 1983) – 18 anos
 
29/03: Patu!, de Merata Mita (Nova Zelândia, 1983) – 16 anos
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp