07/03/2024 às 00h58min - Atualizada em 11/03/2024 às 00h58min

Em “Renascer”, Rodrigo Simas retorna às novelas como o confuso José Venâncio

Olhar independente

Rodrigo Simas celebrou a escalação para o icônico remake de “Renascer”, da Globo, que vai ao ar no horário nobre. O ator, porém, preferiu se desvincular da obra original de Benedito Ruy Barbosa. Após ver apenas os dois primeiros capítulos, o intérprete do confuso José Venâncio seguiu por uma construção totalmente nova de seu personagem. “Foi algo que aprendi durante as gravações da série ‘As Aventuras de José & Durval’, que contava a história dos irmãos Chitãozinho e Xororó. Só conhecemos a dupla na reta final das gravações. Foi bom para ter minha liberdade poética e artística de criação. Não quis ser influenciado. Além disso, a novela está inserida em novos tempos”, aponta.
Terceiro na linha de sucessão dos Inocêncio, José Venâncio é o único dos filhos que conquistou a independência financeira. Ainda assim, viveu na esperança de receber um afeto que o coronel nunca teve para lhe dar. Publicitário, ele é casado com Eliana, papel de Sophie Charlotte, com quem tenta ter filhos há algum tempo, apesar do relacionamento conturbado. A união colapsa totalmente quando José Venâncio se apaixona perdidamente por Buba, de Gabriela Medeiros. “É uma história que cria identificação forte com o público. Essa relação vem muito da base de dar orgulho para esse pai. É uma família despedaçada e que tenta montar esse quebra-cabeça. E tudo isso respiga nas relações como casal dos irmãos”, explica.
Na versão original da novela, José Venâncio foi interpretado por Taumaturgo Ferreira. O personagem, porém, morreu no meio do folhetim após ser assassinado por Tenório, de Herson Capri. Agora, esse papel recebeu o nome de Egídio e é interpretado por Vladmir Brichta, principal rival de Inocêncio, de Marcos Palmeira. Rodrigo, no entanto, prefere não pensar no momento em que seu personagem deixará o enredo. “Acho que é um momento importante da trama, mas não podemos esquecer que é uma obra aberta. Então, tenho muitas expectativas. Recebemos muitos capítulos antes, mas eu decidi não olhar para o futuro e focar no início. Ia me confundir demais. Ainda tenho muita coisa para gravar”, avisa.
Filho do capoeirista Beto Simas com a produtora Ana Paula Sang, Rodrigo está cercado de artistas. Ele é irmão dos também atores Bruno Gissoni e Felipe Simas. O ator está na tevê desde 2009, quando participou de “Poder Paralelo”, da Record. Aos 32 anos, Rodrigo celebra a chance de viver papéis mais maduros diante do vídeo nos últimos meses. “Acho que estou em um momento de transição de menino para homem. É um amadurecimento cênico e artístico. A série do ‘José e Durval’ foi um divisor de águas desse momento. Acho que é uma nova fase. Estou só começando”, afirma.

“Renascer” – de segunda a sábado, às 21h30, na Globo.

Decisão tomada
Há cinco anos, Rodrigo Simas tornou pública sua relação com a atriz Agatha Moreira. Os dois, que se conheceram durante as gravações de “Orgulho & Paixão”, já moram juntos. Eles, porém, não têm planos de aumentar a família tão cedo. “Na verdade, penso em não ter filhos. Ser pai não é algo que passa pela minha cabeça nesse momento. A Agatha tem esse mesmo pensamento. Então, não temos essa pressão”, explica.
Rodrigo, no entanto, tem bastante orgulho dos sobrinhos. Ele é tio de Madalena, de 6 anos, e Amélia, de 2, filhos de Bruno Gissoni e Yanna Lavigne; e de Joaquim, de 9, Maria, de 7 e Vicente, de 4, filhos de Felipe Simas e Mariana Uhlmann. “Acompanho bastante meus irmãos e meus amigos que têm filhos. É uma responsabilidade muito grande”, ressalta.

Instantâneas 
# Rodrigo também está no elenco da série “Vidas Bandidas”, original Star+. O projeto, que já foi totalmente gravado, ainda não tem data de estreia prevista. 
# Durante o período em que viveu nos Estados Unidos, Rodrigo chegou a fazer testes para filmes de sucesso, como “Crepúsculo” e “The Last Song”. 
# No ano passado, Rodrigo se declarou publicamente bissexual.
# O ator chegou a ser cotado para a novela “Beleza Fatal”, original Max. Mas a escalação não se confirmou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp