04/03/2024 às 11h59min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h08min

Fernanda Torres no Teatro Multiplan em "A casa dos Budas Ditosos" !

Fernanda Torres no mês de março no Teatro Multiplan.

CLima Comunicação
Foto: Luciana Prezia
FERNANDA TORRES NO TEATRO MULTIPLAN EM "A CASA DOS BUDAS DITOSOS" !
 
De volta ao palco do Teatro  Multiplan, no shopping VillageMall na Barra da Tijuca,  nos dias 05, 06, 07, 13, 20 e 27 de março, um dos maiores sucessos do teatro nacional, o aclamado  "A Casa dos Budas Ditosos"
 
O espetáculo é baseado no romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro (1941-2014) e protagonizado por Fernanda Torres, que interpreta uma libertina baiana de 68 anos de idade. Com direção de Domingos de Oliveira, o espetáculo já rendeu à atriz a vitória do Prêmio Shell em São Paulo e Prêmio Qualidade Brasil de melhor atriz, melhor diretor e melhor comédia em 2004. 
 
"'Será possível para o homem a total liberdade sexual? Foi dada ao homem esta capacidade, este privilégio?' Convenhamos que é uma pergunta importante, para uma espécie que está sempre discutindo seus limites de Liberdade.

A narrativa de João Ubaldo Ribeiro contém nítida importância filosófica, disfarçada em folhetins de peripécias sexuais. O personagem 'sem nome' que Ubaldo criou é sem dúvida uma DEUSA. Ela possui uma liberdade divina almejada na imaginação por todos nós e, na prática, inalcançável por qualquer um de nós.

Habilmente arquitetada está livre de repressão sexual. Trata-se, portanto, de um ideal inalcançável por qualquer um de nós." — Domingos de Oliveira   

Quando Domingos de Oliveira leu pela primeira vez a obra de João Ubaldo percebeu imediatamente o valor dramático do texto. Nem todo livro rende uma boa adaptação teatral; A Casa dos Budas Ditosos, porém, é um livro escrito na primeira pessoa, é o depoimento de uma mulher que deseja dizer ao mundo que ousou cumprir sua vocação libertina e foi feliz, não há danação na luxúria. Nasceu teatro porque é oral e é oral porque, segundo o próprio João Ubaldo, nas primeiras páginas do livro: “é impossível falar sobre sexo na terceira pessoa”.

Para viver a personagem, Domingos pensou que "precisava de alguém que soubesse transitar por todas as idades, pelas diversas fases da personagem”. Ao diretor, pareceu que uma atriz que estivesse “entre os trinta e cinco e os quarenta e poucos, a melhor idade na vida de qualquer mulher”. Segundo a baiana do livro, seria o ideal para criar essa diversidade.

Esse artifício, simples e não realista, de ter uma atriz de meia-idade, vivendo uma mulher de idade que se lembra de todas as suas idades, acabou por acentuar o discurso libertário da baiana de João Ubaldo. Quem prega, confessa, ri é a mulher no seu ideal é uma imagem projetada e viva. Essa ilusão contribui para que a viagem sexo-sensorial, proposta por João Ubaldo, aconteça plenamente no teatro. É impossível ficar indiferente à seleção de homens e mulheres que a baiana evoca, como também é impossível, ao evocá-los, deixar de passar em revista o seu próprio memorial afetivo. Esse efeito colateral, talvez, seja a grande experiência sensorial do espetáculo.

“A narrativa de João Ubaldo Ribeiro contém nítida importância filosófica, disfarçada em folhetins de peripécias sexuais. O personagem sem nome que Ubaldo criou é sem dúvida uma deusa. Ela possui uma liberdade divina almejada na imaginação por todos nós e, na prática, inalcançável por qualquer um de nós”, diz Domingos.

Fernanda Torres encontrou nesse convite o projeto ideal para experimentar a possibilidade de se fazer teatro apenas com um ator, um texto e um microfone. Era uma vontade antiga que a atriz alimentava desde que assistiu pela primeira vez a Spalding Gray. A contundência do discurso sexual da baiana e a qualidade do texto de João Ubaldo deram segurança aos dois, Domingos e Fernanda, de optar pela limpeza absoluta, de confiar na máxima de que quanto menos, mais. Arriscaram deixar a personagem sentada, acompanhada apenas de alguns objetos, entre os quais, o maravilhoso livro Nossa Vida Sexual, de Fritz Khan, da Biblioteca do Avô da personagem, (que tivemos a alegria de encontrar num sebo de São Paulo) e os dois Budas Ditosos, estatuazinha em miniatura de dois budinhas praticando o sexo, “essas coisas milenares, de Chinês”.


O espetáculo tem duração aproximada de 60 minutos e os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos pelo site Sympla ou nas bilheterias do teatro.



FICHA TÉCNICA 
Texto de João Ubaldo Ribeiro 
Com Fernanda Torres
Direção – Domingos de Oliveira
Dramaturgia – Domingos de Oliveira e Fernanda Torres

Direção de arte – Daniela Thomas

Figurino – Cristina Camargo

Criação Maquiagem – Marcos Padilha

Light designer – Wagner Pinto

Trilha sonora – Domingos de Oliveira e Jonas Rocha
Assistente de direção – Lincoln Vargas
Operação de Som – André Omote
Operação de Luz – Diego Diener


Produção – Bonarcado Produções Artísticas

Co-Produção – Trígonos Produções Culturais

Direção de Produção – Carmen Mello

Assistência administrativa e Produção – Elinete Barcellos

Mídias Sociais e Produção  – Nicolle Meirelles

Fotografia – Luciana Prezia


 
Espetáculo: A Casa dos Budas Ditosos
Dias: 05, 06, 07, 13, 20 e 27 de março.
Horário: às 20h00
Local: Teatro Multiplan
Endereço: Shopping Village Mall - Av. das Américas, 3.900 – Barra da Tijuca
Valores: Entre R$ 100,00 e R$ 380,00
Classificação: 18 anos 
Capacidade limitada: 300 lugares
Gênero: Teatro Nacional
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 18 anos
Mais informações: www.bileto.sympla.com.br  
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp